🔴 ORIENTE MÉDIO EM ALERTA E JUROS NOS EUA: QUAIS OS IMPACTOS NA BOLSA E DÓLAR? VEJA AQUI

Claudia Loureiro
Imposto de Renda 2022

Renda extra de até 5 dígitos: saiba como é possível receber um ‘14° salário’ até 30 de setembro

O 13° salário salva as contas de muitos brasileiros, mas você não precisa esperar a primeira parcela cair para respirar aliviado; com alguns ‘macetes’ é possível receber também um ‘’14° salário’’ – veja como

Claudia Loureiro
28 de março de 2022
9:00 - atualizado às 18:15
notas de 50 e de 100
Imagem: Shutterstock

Festas de final de ano, IPTU, IPVA, material escolar dos filhos e tantos outros gastos fazem parte das despesas às quais muitos dos brasileiros destinam o 13° salário. Com a inflação em alta, é bem provável que você tenha sentido diferença no seu poder de compra e com certeza uma graninha extra cairia muito bem. 

E talvez você não saiba, mas é possível conseguir esse dinheiro com um ‘’14° salário’’ que você pode estar deixando passar há anos. 

Não precisa tirar satisfações com o RH da sua empresa nem questionar o seu chefe: quem pode estar te devendo essa grana é o Governo Federal. Estou falando da restituição do Imposto de Renda, um direito que você tem como cidadão e que pode ajudá-lo a receber uma renda extra que pode chegar até 5 dígitos. 

A ‘’mordida do leão’’ já leva parte do seu dinheiro todo mês e não é uma tarefa fácil vencer a Receita Federal para conseguir uma restituição gorda. É claro que esse dinheiro é mais querido pelo Governo nos cofres públicos do que no seu bolso, mas é possível restituir valores maiores se você conhecer os “macetes” necessários para isso. 

Pare de perder dinheiro – a restituição do Imposto de Renda pode salvar suas contas antes da primeira parcela do 13° salário

Pode ser que você ache a declaração do Imposto de Renda bem complicada. De forma geral, o brasileiro não costuma crescer com uma educação financeira adequada, e nesses casos a declaração se torna até uma vilã: os pequenos erros podem te fazer cair na malha fina e ainda pagar uma multa.

Em contrapartida, para aqueles que conhecem o “caminho das pedras” para fazer a declaração do IR como um profissional, é possível turbinar a restituição e receber um valor que pode ajudar a quitar dívidas, fazer uma viagem ou até dar entrada num carro. 

Entende por que você provavelmente está saindo perdendo nesse jogo? Ignorar o Imposto de Renda ou fazer a declaração às pressas, no limite do prazo de entrega, pode te fazer perder boladas de dinheiro ano após ano.

Guardar os comprovantes e notas fiscais do plano de saúde e odontológico, pós-graduação e parcela do carro vai valer a pena. Depois de receber o primeiro “14° salário”, tenho certeza de que você vai guardar as notas assiduamente já pensando no próximo. 

Tudo isso pode parecer trabalhoso em um primeiro momento, mas esses comprovantes podem ser a chave para que você coloque as mãos nesse dinheiro antes que a primeira parcela do 13° salário caia na sua conta. 

Mas a grande questão é que não basta ter as notas fiscais em mãos. Este é apenas o primeiro passo

Para escapar da “malha fina’’ e garantir o maior retorno possível na sua restituição, é necessário saber exatamente como declarar cada despesa. Enquanto os pequenos erros podem gerar uma multa, uma declaração impecável pode garantir que você receba uma bolada.  

A jornalista Julia Wiltgen, especialista em Imposto de Renda, preparou um curso que ensina o passo a passo para declarar o IR como um profissional e dispensar o contador. No curso, Wiltgen explica em detalhes como cada item deve ser declarado, dos investimentos ao financiamento de um imóvel. 

A estratégia da jornalista já ajudou muita gente a driblar a Receita e conseguir restituições generosas. Roberto (o sobrenome foi preservado por questões de segurança) foi um dos felizardos que aplicou as dicas e garantiu uma restituição de 5 dígitos: 

Imagem: arquivo pessoal

QUERO SABER COMO TER A CHANCE DE RECEBER UMA BOA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA EM 2022

Saiba como você pode receber o equivalente a um ‘14° salário’ do Governo através da restituição do Imposto de Renda

O caso de Roberto não é isolado e você pode ser o próximo. Alguns gastos específicos, como despesas com saúde, educação e previdência, podem ajudar a aumentar seus ganhos com a restituição do IR. O valor a mais enviado para o Fisco com essas despesas pode voltar para o seu bolso daqui algum tempo com a ajuda do material preparado por Wiltgen.

O guia oferece as dicas mais valiosas sobre o imposto de renda de forma unificada. Wiltgen tem anos de experiência na área e o material dela pode facilitar muito a sua vida na hora de evitar a “mordida do leão”. 

Se você já declarou o IR alguma vez, aposto que tentou pesquisar em diversas fontes e terminou o processo frustrado, recorrendo a um contador ou caindo na “malha fina”, que pode render uma bela dor de cabeça. 

Isso não precisa acontecer novamente: Wiltgen preparou um material completo, recheado de estratégias que podem ajudar até quem já tem prática declarando o IR sozinho a conseguir uma restituição maior. 

Além do ‘’14° salário’’, você ainda poupa os honorários do contador. Esse material é muito valioso e poderia ser vendido por centenas de reais sem nenhuma injustiça, mas a melhor notícia vem agora: você pode ter acesso ao guia de forma totalmente gratuita. 

Não é preciso desembolsar nem um real para aprender as regras do Imposto de Renda 2022, quais são os gastos dedutíveis e como informá-los, como declarar empréstimos e financiamentos e muitos outros conteúdos que podem te ajudar a ganhar essa briga com o Leão. 

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 vai até o dia 29 de abril. Ainda dá tempo de aplicar os “macetes” disponibilizados por Wiltgen no guia gratuito, escapar da ‘mordida do leão’ e garantir uma boa restituição do IR

Clique no botão abaixo para liberar o seu acesso e ter a chance de receber uma renda extra antes do 13° salário cair na sua conta: 

Compartilhe

Chegou a sua vez?

Receita Federal abre nesta quarta-feira (24) consulta ao quarto lote de restituição do imposto de renda; veja como conferir se você será contemplado

24 de agosto de 2022 - 6:00

Penúltimo lote de restituição abarca contribuintes que entregaram a declaração até 30 de maio; pagamento será feito dia 31 de agosto

Chegou a sua vez?

Receita Federal libera nesta quinta consulta ao segundo lote de restituição do IR; veja se você será contemplado

23 de junho de 2022 - 6:00

Depósito dos valores será feito no dia 30 de junho. Veja como fazer a consulta

IR 2022

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

3 de junho de 2022 - 7:30

Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda

IR 2022

Perdeu o prazo para declarar o imposto de renda 2022? Saiba o que fazer

1 de junho de 2022 - 6:30

Fim do prazo oficial para o envio da sua declaração do imposto de renda 2022 foi no dia 31 de maio. Saiba como acertar as contas com o Leão agora e pagar a multa por atraso

IR 2022

Deixou para a última hora? Confira o guia rápido para declarar o IR 2022 e não perder o prazo

30 de maio de 2022 - 6:30

Deixou para a última hora? Veja como agilizar o preenchimento da declaração para evitar multa

IR 2022

Reta final do IR 2022: o que acontece se eu não declarar o imposto de renda?

26 de maio de 2022 - 6:30

Prazo para entregar a declaração de imposto de renda 2022 termina na próxima terça-feira (31). Acha que não vai dar tempo? Veja o que pode acontecer com quem não entrega a declaração

IR 2022

A Receita Federal não foi boazinha ao ampliar o prazo de entrega da declaração de IR até 31 de maio; ela apenas arrumou um jeito de te pagar menos. Entenda

24 de maio de 2022 - 7:00

Restituições serão menores do que se o prazo original, com término em abril, tivesse sido mantido

IR 2022

Deixei de pagar imposto de renda que eu deveria ter pago em 2021. Como recolher em atraso?

19 de maio de 2022 - 7:00

A Receita Federal dispõe de um programa específico para a emissão de DARFs com multa e juros por conta de atraso. Veja como utilizá-lo

IR 2022

Ao declarar fundos no imposto de renda, qual CNPJ informar? O do fundo ou o da administradora?

17 de maio de 2022 - 7:00

Esta é uma das dúvidas mais comuns entre os investidores, mas em 2022 parece que finalmente a Receita deixou isso claro

IR 2022

Como declarar dividendos e juros sobre capital próprio no imposto de renda 2022

12 de maio de 2022 - 7:00

Proventos não aumento IR devido, mas precisam ser informados na declaração por quem investe em ações

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar