🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Imposto de Renda 2022

O governo federal pode estar ‘te devendo’: veja como é possível ter acesso a esse dinheiro de forma simples e rápida

Não é auxílio emergencial nem dinheiro esquecido em bancos: descubra como é possível receber dinheiro do governo de forma totalmente legal

Bolsonaro Leão Imposto de Renda 2021
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

É raro achar um brasileiro que não reclame do tanto de imposto que tem que pagar. Para quem trabalha com carteira assinada, o salário só cai na conta depois da “mordida” do Leão. Todo ano, entre março e abril, é preciso declarar gastos e ganhos pra Receita Federal e ainda pagar o Imposto de Renda, que pode ser bem pesado, dependendo da sua situação financeira. 

Só pra você ter uma noção dos valores:

  • Em 2021, a arrecadação federal (que inclui impostos) foi de R$ 1,8 trilhão, segundo a Receita.
  • 32,2% do PIB brasileiro é convertido em impostos: essa é a segunda maior carga tributária da América Latina, segundo a OCDE. 

O que pouca gente sabe é que tem um jeito de “inverter” esse jogo e ter a chance de receber dinheiro do governo federal. 

Algumas pessoas já conseguiram receber mais de R$ 10 mil na conta, pagos pelo Governo, através desse método (clique para saber mais)

O governo federal pode te pagar uma ‘renda extra’? Entenda

Muita gente fica desesperada tentando achar algum “dinheiro esquecido” em bancos, mas a verdade é que a maioria dos brasileiros tem dinheiro esquecido em outro lugar… 

Trata-se de uma grana extra que o Governo Federal nem faz questão de mostrar que você tem direito. Afinal, para Bolsonaro e Guedes, é melhor que você deixe esse montante pros cofres públicos do que na sua conta corrente. 

Não sabe do que eu estou falando?

Essa “grana escondida” é a restituição do Imposto de Renda

A restituição do IR é um direito do cidadão brasileiro e acontece quando você paga mais imposto do que devia. Depois da declaração, a Receita tem que te devolver uma certa quantia, que, em alguns casos, pode chegar a 5 dígitos ou mais. Ou seja, é quase um 14º salário, que você pode estar deixando de ganhar. 

Alguns dos gastos dedutíveis e que podem ‘turbinar sua restituição’ são os seguintes:

A questão é que muita gente não sabe os “macetes” da declaração do IR e acaba deixando esse dinheiro da restituição se perder por bobeira. 

Tenho certeza que você gastou dinheiro com educação ou saúde em 2021 e pagou imposto por isso. Logo, nada mais justo do que ser restituído pelo valor a mais enviado para o Fisco. Afinal, quando a situação é o contrário, a Receita não deixa de te cobrar pelo imposto devido. 

Veja só este caso:

Com ajuda deste método para aumentar a restituição, Roberto (o sobrenome foi preservado por questões de segurança) conseguiu receber mais de 10 mil reais da Receita. É isso mesmo que você leu: o Fisco estava devendo 5 dígitos para ele e se não fosse as dicas desse material, Roberto teria perdido uma “bolada”. 

Afinal, com 10 mil reais, dá pra comprar aquele celular de última geração, planejar uma boa viagem ou investir em bons ativos de renda fixa ou na Bolsa. 

valores de restituição do imposto de renda

O governo federal pode estar “te devendo”: veja como é possível recuperar o dinheiro 

Claro que o valor da restituição depende da situação financeira de cada pessoa. Mas quem sabe declarar o IR corretamente e se aproveita de alguns “macetes”, pode não só diminuir o tamanho da “mordida” do Leão, como reverter a situação e ganhar dinheiro. 

Mas vamos logo ao que interessa: como Roberto conseguiu essa “bolada” de restituição do IRPF?

Seguindo as dicas deste guia gratuito preparado pela jornalista especializada em Imposto de Renda, Júlia Wiltgen. Sim, foi simples assim. 

O “trunfo” do Guia do IR preparado por Wiltgen é que ele reúne todas as informações e as dicas mais valiosas sobre o Imposto de Renda em um lugar só. Foi graças a dicas coletadas por Wiltgen ao longo de anos de experiência como jornalista especializada em IR que Roberto conseguiu uma restituição tão “gorda”. 

Se você fosse procurar por dicas em diferentes sites, iria perder bastante tempo e ainda assim, poderia não encontrar informações completas e úteis. Afinal, há algumas estratégias que passam despercebidas até mesmo por quem já é “macaco-velho” e declara todo ano. 

Basicamente, a jornalista deixou “tudo mastigado” para você preencher a sua declaração de forma correta e o mais rápido possível. Afinal, já não basta o martírio que é a burocracia da Receita Federal: se você cair na malha fina por um erro bobo, pode ter bastante dor de cabeça no futuro. 

Veja só alguns dos conteúdos disponibilizados no guia:

  • Regras do Imposto de Renda 2022;
  • Quais são os gastos dedutíveis e como informá-los;
  • Quem pode ser seu dependente e como declará-los;
  • Como declarar imóveis e veículos;
  • Como declarar empréstimos e financiamentos.

Para falar a verdade, o conteúdo deste guia poderia ser vendido por centenas de reais, porque há poucos (arrisco dizer nenhum) materiais tão completos como ele.

Porém, você pode baixar gratuitamente apenas clicando no botão abaixo:

Compartilhe

Chegou a sua vez?

Receita Federal abre nesta quarta-feira (24) consulta ao quarto lote de restituição do imposto de renda; veja como conferir se você será contemplado

24 de agosto de 2022 - 6:00

Penúltimo lote de restituição abarca contribuintes que entregaram a declaração até 30 de maio; pagamento será feito dia 31 de agosto

Chegou a sua vez?

Receita Federal libera nesta quinta consulta ao segundo lote de restituição do IR; veja se você será contemplado

23 de junho de 2022 - 6:00

Depósito dos valores será feito no dia 30 de junho. Veja como fazer a consulta

IR 2022

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

3 de junho de 2022 - 7:30

Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda

IR 2022

Perdeu o prazo para declarar o imposto de renda 2022? Saiba o que fazer

1 de junho de 2022 - 6:30

Fim do prazo oficial para o envio da sua declaração do imposto de renda 2022 foi no dia 31 de maio. Saiba como acertar as contas com o Leão agora e pagar a multa por atraso

IR 2022

Deixou para a última hora? Confira o guia rápido para declarar o IR 2022 e não perder o prazo

30 de maio de 2022 - 6:30

Deixou para a última hora? Veja como agilizar o preenchimento da declaração para evitar multa

IR 2022

Reta final do IR 2022: o que acontece se eu não declarar o imposto de renda?

26 de maio de 2022 - 6:30

Prazo para entregar a declaração de imposto de renda 2022 termina na próxima terça-feira (31). Acha que não vai dar tempo? Veja o que pode acontecer com quem não entrega a declaração

IR 2022

A Receita Federal não foi boazinha ao ampliar o prazo de entrega da declaração de IR até 31 de maio; ela apenas arrumou um jeito de te pagar menos. Entenda

24 de maio de 2022 - 7:00

Restituições serão menores do que se o prazo original, com término em abril, tivesse sido mantido

IR 2022

Deixei de pagar imposto de renda que eu deveria ter pago em 2021. Como recolher em atraso?

19 de maio de 2022 - 7:00

A Receita Federal dispõe de um programa específico para a emissão de DARFs com multa e juros por conta de atraso. Veja como utilizá-lo

IR 2022

Ao declarar fundos no imposto de renda, qual CNPJ informar? O do fundo ou o da administradora?

17 de maio de 2022 - 7:00

Esta é uma das dúvidas mais comuns entre os investidores, mas em 2022 parece que finalmente a Receita deixou isso claro

IR 2022

Como declarar dividendos e juros sobre capital próprio no imposto de renda 2022

12 de maio de 2022 - 7:00

Proventos não aumento IR devido, mas precisam ser informados na declaração por quem investe em ações

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar