O Twitter acionou a chamada “pílula de veneno”, dispositivo incluído no estatuto das companhias listadas em bolsa que dificulta a tomada de controle, um dia depois de Elon Musk fazer uma oferta para comprar 100% da empresa por US$ 43 bilhões.
O conselho votou por unanimidade para adotar a medida. Sob a nova estrutura, se qualquer pessoa ou grupo adquirir ao menos 15% das ações ordinárias em circulação do Twitter sem a aprovação do conselho, outros acionistas poderão comprar ações adicionais com desconto.
O plano está programado para expirar em 14 de abril de 2023. O movimento é uma forma de evitar uma possível aquisição hostil, diluindo a participação da entidade que está de olho na aquisição.
“O dispositivo reduzirá a probabilidade de que qualquer entidade, pessoa ou grupo ganhe o controle do Twitter por meio da acumulação de mercado aberto, sem pagar a todos os acionistas um prêmio de controle apropriado ou fornecer ao Conselho tempo suficiente para fazer julgamentos informados”, disse a empresa em um comunicado à imprensa.
É importante destacar que o plano não impede o conselho de aceitar uma oferta de aquisição. Atualmente, Musk já é dono de uma fatia de 9% do Twitter.
Twitter como ‘arena de liberdade de expressão’?
Ao fazer a oferta para comprar 100% do Twitter, o bilionário expressou seu desejo de que a rede social vire "uma arena de liberdade de expressão”. Em uma entrevista na TED Conference, Musk afirmou que o algoritmo do Twitter deveria ser de código aberto.
Na visão dele, o código da rede deveria estar no Github, plataforma para compartilhamento entre usuários e desenvolvedores.
“Ter uma plataforma pública que é massivamente confiável e amplamente inclusiva é extremamente importante para o futuro da civilização”, disse Musk em entrevista.
Elon Musk tem dinheiro para comprar o Twitter?
Após expressar o desejo de ser o dono do Twitter, muitos analistas se perguntaram se Musk realmente teria como pagar pela totalidade das ações da rede social.
Isso porque, apesar de ser o homem mais rico do mundo, muitos dos ativos de Musk não são líquidos. Na visão do Wells Fargo, ele pode ter que vender ações da Tesla para financiar a aquisição.
Questionado se tinha financiamento garantido, o bilionário respondeu: “Tenho ativos suficientes. Consigo fazer isso se for possível.”
Veja também - Risco de ataque hacker é real e você pode ganhar um bom dinheiro com isso
*Com informações da CNBC