🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-06-17T12:43:46-03:00
Camille Lima
UM PASSO DE CADA VEZ

Ucrânia está mais perto de entrar para a União Europeia? Entenda o que significa o parecer favorável da Comissão

O país de Volodymyr Zelensky tem um longo caminho a percorrer até a entrada no bloco europeu; Kyiv pode ter que esperar por anos até conseguir a aprovação dos países membros

17 de junho de 2022
12:43
Bandeiras da Ucrânia e da Rússia com armas, simbolizando as tensões entre os dois países
Bandeiras da Ucrânia e da Rússia com armas, simbolizando as tensões entre os dois países - Imagem: FabrikaPhoto/Envato

Desde que foi invadida pela Rússia há mais de 100 dias, a Ucrânia está tentando entrar na União Europeia, num esforço de salvar-se dos ataques intensos de Vladimir Putin — a guerra resultou, inclusive, em pedidos de adesão dos ucranianos à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). 

Porém, nesta sexta-feira (17), o presidente do país, Volodymyr Zelensky, acordou com uma notícia animadora para as suas pretensões: sua estreia no grupo europeu pode estar mais próxima do que ele imaginava.

Em um passo importante, a Comissão Europeia, órgão que representa os interesses da UE, anunciou parecer positivo para que a Ucrânia se torne candidata à adesão ao bloco de países.  

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a Ucrânia deve ser bem-vinda como país candidato e que enxerga os esforços do governo local em realizar uma série de reformas importantes por conta da guerra.

“A Ucrânia merece a perspectiva europeia e deve ser bem-vinda como país candidato”, anunciou von der Leyen, em entrevista coletiva.

Passo importante de uma longa caminhada

O parecer da comissão antecede as discussões de alto nível em Bruxelas, na Bélgica, sobre a possível entrada do país na União. Apesar do apoio do órgão, a Ucrânia ainda tem um longo caminho a percorrer até a entrada no bloco europeu.

Isso porque a aprovação da adesão de Kyiv pelos demais membros pode levar anos, uma vez que o país de Volodymyr Zelensky ainda deverá implementar novas reformas — tanto econômicas quanto políticas — para se adequar às regras da União Europeia.

Ontem, três líderes europeus demonstraram apoio à entrada da nação no bloco europeu. O presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, visitaram a capital ucraniana Kiev para discutir o futuro do país.

“Tenho uma mensagem clara: a Ucrânia pertence à família europeia”, disse Olaf Scholz.

Não é só a Ucrânia que quer fazer parte da União Europeia

Além da Ucrânia, outras nações também estão tentando entrar para a União Europeia. A ex-república soviética Moldávia, um país sem litoral localizado na fronteira ocidental da Ucrânia, é uma delas, assim como a Geórgia.

No caso da Moldávia, o país está mais perto de conseguir o parecer positivo da Comissão Europeia que a Geórgia, que precisa atender a certas condições antes, e deve obter o sinal favorável do órgão já nesta sexta-feira.

*Com informações de CNBC

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

O MEDO SE ESPALHA

Por que o petróleo tomba mais de 10% e arrasta as ações da Petrobras (PETR4) e PRIO (PRIO3) hoje

5 de julho de 2022

A projeção pessimista vem em um momento em que as cotações estão sob pressão. Desde o início do ano, quando as tensões entre Rússia e Ucrânia se intensificaram, o preço do barril saltou mais de 40%

SEM ACORDO

Greve do BC termina na data marcada; paralisação durou 95 dias

5 de julho de 2022

Os servidores do Banco Central cruzaram os braços em abril e reivindicavam reajuste salarial e reestruturação da carreira — demandas que não foram atendidas a tempo

ELEIÇÕES 2022

Pode isso, Arnaldo? Lula critica orçamento secreto enquanto oposição discute divisão das verbas em 2023

5 de julho de 2022

O orçamento secreto envolve a distribuição, sem transparência, de recursos federais a redutos eleitorais de deputados e senadores. O governo usa os pagamentos para comprar apoio político no Congresso.

DE NOVO?

A crise não acabou na Loft: startup faz nova demissão em massa e corte atinge cerca de 380 funcionários

5 de julho de 2022

Segundo a empresa, o novo corte acontece em razão da “reorganização” dos negócios. Em abril, a Loft demitiu cerca de 159 funcionários

A BOLSA COMO ELA É

Isso também vai passar: Entenda por que é hora de aproveitar a baixa do mercado para investir em ações da bolsa

5 de julho de 2022

O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies