🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
ANOTE NO CALENDÁRIO

O que abre e fecha no fim de ano? Veja o horário de funcionamento da bolsa, dos bancos e do transporte público nas semanas do Natal e Ano Novo

O Seu Dinheiro compilou todas as informações que você precisa para organizar seus investimentos e agenda para os próximos dias

Camille Lima
Camille Lima
21 de dezembro de 2022
14:30
calendário, agenda, investidor, feriado
Imagem: Freepik

Com as festividades de fim de ano cada vez mais próximas, surgem na cabeça do investidor as dúvidas: o que vai funcionar na semana do Natal e do Ano Novo? A bolsa brasileira (B3) vai abrir normalmente? E quanto aos bancos? 

O Seu Dinheiro compilou todas as informações que você precisa para sanar essas questões e te preparar para os próximos dias. 

Os feriados de final de ano mexerão com os horários habituais de funcionamento da B3, do Tesouro Direto e das instituições financeiras. Confira a agenda completa.

Como a B3 vai funcionar no fim de ano?

As negociações da bolsa brasileira acontecerão normalmente nesta sexta-feira (23) e entre os dias 26 e 29 de dezembro.

A partir das 18h do dia 29 deste mês, os negócios na B3 — incluindo os mercados de renda variável, ETF de renda fixa e de derivativos listados, empréstimo de ativos, garantias na Câmara B3 e o mercado de câmbio — ficarão suspensos, retornando apenas em 02 de janeiro do ano que vem, às 9h30.

No caso da renda fixa privada — como CDBs, letras de crédito, CRIs, CRAs e debêntures —, as negociações acontecerão normalmente em 23 de dezembro e entre os dias 26 e 28 deste mês. 

Já a partir das 14h de 29 de dezembro, os negócios serão suspensos até o mesmo horário no dia 02 de janeiro, com liquidação em D+0 até às 15 horas.

No dia 30 de dezembro, haverá registro de operações de títulos do agronegócio com horário reduzido, até às 12 horas.

Horário de fim de ano do Tesouro Direto

Por sua vez, o Tesouro Direto funcionará como de costume em 23 de dezembro e entre os dias 26 e 29 deste mês.

Resgates antecipados e investimentos feitos das 18h do dia 29 de dezembro às 5h de 02 de janeiro de 2023 serão efetivados com o preço de abertura do dia 02.

Bolsas lá fora vão abrir normalmente?

No exterior, os negócios nas principais bolsas internacionais também terão o horário de funcionamento alterado no fim de ano.

Nesta sexta-feira (23), as bolsas de valores de Nova York (NYSE) e a de tecnologia Nasdaq abrirão como habitual. Enquanto isso, os mercados de títulos (bonds, em inglês) fecharão mais cedo que o normal, às 16 horas.

Em termos práticos, isso significa que as ações de empresas listadas em Nova York, como é o caso do Nubank, vão operar normalmente. 

As companhias brasileiras que possuem recibos de ações (ADRs) nas bolsas estrangeiras, como a Petrobras, também terão seus papéis negociados como habitualmente.

Já na segunda-feira (26), todos os negócios estarão fechados devido ao feriado de Natal.

Enquanto isso, no dia 30 de dezembro, as bolsas norte-americanas voltam a abrir normalmente, e o mercado de títulos funciona com horário reduzido, encerrando às 16 horas.

Leia também:

Horário de fim de ano dos bancos

Já em relação aos bancos, as agências funcionarão normalmente nesta sexta-feira (23), incluindo o atendimento ao público e a realização de operações bancárias, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Enquanto isso, no dia 30 de dezembro, não haverá atendimento ao público nas agências e instituições financeiras.

Como os sábados, domingos e feriados não são considerados dias úteis para operação dos bancos, as agências não funcionarão nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, nem em 1º de janeiro. 

Porém, será possível usar as áreas de autoatendimento, além dos meios eletrônicos de atendimento bancário, caixas eletrônicos e banco por telefone nestas datas.

Além disso, os carnês e contas de consumo vencidos no feriado poderão ser pagos no próximo dia útil sem qualquer acréscimo.

O expediente presencial dos bancos voltará ao normal no dia 02 de janeiro.

Vai ao shopping no final do ano?

No caso dos shoppings, os empreendimentos possuem liberdade para determinar os próprios horários neste final de ano, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

De acordo com a operadora de shoppings Aliansce Sonae, seus empreendimentos funcionarão com horário estendido nesta sexta-feira (23), das 9h às 22h ou das 10h às 23h.

Enquanto isso, na véspera de Natal, as unidades terão horário reduzido, das 10h às 19h ou das 9h às 18h.

Já no dia 25 de dezembro, o funcionamento é facultativo na maioria dos shoppings, com empreendimentos que fecharão no domingo e outros que abrirão a partir das 12h, a depender da cidade em que estão localizados.

Entre os dias 26 e 30 de dezembro, o funcionamento acontecerá normalmente.

Horário do transporte público no final de 2022

O transporte público em São Paulo também contará com uma operação especial no Natal e no Ano Novo e poderá incluir ônibus e trens nos fins de semana caso seja necessário, segundo informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

Horário de fim de ano da CPTM

No caso da CPTM, a circulação de trens acontecerá normalmente em todas as linhas. Nos sábados 24 e 31, os intervalos seguirão os períodos habituais.

De acordo com a STM, para aqueles que querem fazer compras na região do Brás, a CPTM terá trens de prontidão se houver necessidade.

Metrô

Os metrôs operados pelo Metrô de São Paulo contarão com horário normal de funcionamento nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata durante o Natal.

Caso haja necessidade, também haverá trens-reserva disponíveis para suprir a demanda dos passageiros.

Já no dia 31 de dezembro, os acessos da estação Consolação da Linha 2-Verde serão fechados às 16h por conta da festa de Réveillon realizada na avenida Paulista. Porém, a transferência entre as estações Consolação e Paulista poderá ser feita normalmente. 

No Ano Novo, as estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp ficarão abertas a noite inteira. 

Já as demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ficarão abertas para embarque e desembarque até às 2 horas. Depois deste horário, só será possível desembarcar.

Em 1º de janeiro de 2023, as estações voltam a abrir normalmente a partir das 4h40.

ViaQuatro e ViaMobilidade 

As linhas de metrô gerenciadas pelas operadoras ViaQuatro e ViaMobilidade — isto é, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda — terão operação em ritmo de feriado durante o Natal.

Enquanto isso, no Ano Novo, a ViaQuatro terá operação diferenciada devido à festa de Réveillon da avenida Paulista, com as estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie atendendo 24 horas para embarque e desembarque. 

Todas as outras estações da Linha 4-Amarela e 5-Lilás ficarão abertas para embarque e desembarque até às 2 horas. Depois desse horário, apenas o desembarque será permitido.

Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda devem operar o dia inteiro para embarque e desembarque apenas nas estações Pinheiros, Santo Amaro e Barra Funda. Para as outras estações, apenas o desembarque será permitido após as 2 horas.

Horário de fim de ano da EMTU 

As linhas intermunicipais administradas pela EMTU em São Paulo seguirão a programação normal no sábado e domingo de Natal.

Já no fim de semana do Ano Novo, a programação será semelhante à de domingo, mas com ajustes na oferta de viagens e ônibus para suprir a demanda dos passageiros.

Tem entrega para receber pelos Correios?

Para quem tem entrega a receber ou a enviar neste fim de ano, os Correios vão funcionar normalmente entre os dias 19 e 23 de dezembro e entre 26 e 30 de dezembro. 

Na véspera de Natal (24), apenas as agências que costumam funcionar aos sábados terão expediente.  

Já no sábado de Ano Novo (31), todas as unidades estarão fechadas para atendimento, retomando o expediente a partir de segunda-feira, 2 de janeiro.

No caso da Central de Atendimento dos Correios, o atendimento funcionará normalmente em 24 de dezembro, das 8h às 14h. 

Já no dia 31 deste mês, os operadores não farão atendimentos, retomando o serviço em 02 de janeiro do próximo ano.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar