🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM FICOU EM BAIXA E QUAIS FORAM AS SURPRESAS DE 2025? – ASSISTA AGORA

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap.

O PASSARINHO ESCAPOU?

Elon Musk vai cumprir promessa e abandonar a direção do Twitter? Bilionário não é mais o homem mais rico do mundo e pode ter se condenado a deixar a posição de ‘Chief Twit

O CEO da Tesla abriu uma enquete na plataforma para decidir o seu futuro na rede social — e a resposta dos usuários não foi nada positiva para o bilionário

Camille Lima
Camille Lima
19 de dezembro de 2022
11:16 - atualizado às 11:30
elon musk perdeu fortuna
Imagem: Shutterstock

Desde que assumiu o controle do Twitter, Elon Musk deixou pelo caminho uma extensa lista de polêmicas e críticas acerca de sua chefia, tanto na rede social quanto na Tesla. A desaprovação foi tamanha que o bilionário chegou a perder a liderança no ranking de homens mais ricos do mundo — e agora ainda pode ser obrigado a deixar o cargo de ‘Chief Twit’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após uma gigantesca onda de rejeição dos usuários da plataforma sobre as diretrizes do novo “Twitter 2.0” do bilionário, na noite de domingo, o CEO da Tesla resolveu abrir uma enquete na plataforma para decidir o seu futuro na rede social.

“Devo deixar o cargo de chefe do Twitter? Vou respeitar os resultados desta enquete”, escreveu Musk.

Com mais de 17,5 milhões de votos, a resposta do povo foi clara: 57,5% dos usuários desejam a renúncia de Elon Musk.

Como o bilionário já deixou claro em várias outras enquetes, “vox populi, vox Dei”, expressão que, traduzida do latim, significa “a voz do povo é a voz de Deus”.

Leia Também

Desde o fechamento da enquete, na manhã desta segunda-feira, não houve nenhum pronunciamento de Musk acerca de seu futuro na plataforma.

O que resta é esperar para ver se o chefe do Twitter cumprirá a promessa de respeitar a decisão do público — mesmo que ela vá diretamente contra o seu agrado.

Quem será o sucessor de Elon Musk no Twitter?

Ao contrário do que se esperaria, de que uma possível abdicação de cargo manteria Musk em silêncio até a tomada da decisão final, o bilionário permanece extremamente ativo na rede social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O problema não é encontrar um CEO. A questão é encontrar um CEO que consiga manter o Twitter vivo”, tuitou Elon Musk.

O chefe da Tesla chegou a alertar no Twitter que, “como diz o ditado, tenha cuidado com o que você deseja, pois você pode conseguir".

“Ninguém quer o trabalho que pode realmente manter o Twitter vivo. Não há sucessor.”

Na noite de ontem, Lex Fridman, cientista da computação russo-americano, pesquisador de inteligência artificial e youtuber, chegou a se candidatar ao posto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Uma sugestão divertida, Musk. Me deixe comandar o Twitter por um tempo. Sem salário. Tudo incluso. Foco em boa engenharia e crescimento da quantidade de amor no mundo. Só oferecendo minha ajuda na improvável possibilidade de ser útil”, escreveu Fridman.

Em resposta ao pesquisador de IA, Elon Musk disse, em tweet, que Fridman “deve gostar bastante de [sentir] dor”. “Um problema: você tem que investir suas economias no Twitter, que está no caminho certo para a falência desde maio. Ainda quer o emprego?”

Seja em desabafo ou indireta, Musk tuitou na noite de ontem que “aqueles que querem poder são os que menos o merecem”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As polêmicas do Twitter de Musk

O caminho trilhado por Elon Musk no comando do Twitter é longo e conturbado, e é importante relembrar de todas as polêmicas que podem estar levando à sua renúncia no comando da rede social.

Afinal, desde o momento em que começou a aumentar sua participação na empresa, as reações foram díspares.

Após abrirem um processo na Justiça sobre a estratégia de Musk para abocanhar novas fatias em seu bolo favorito, os sócios do Twitter chegaram a acionar um mecanismo de defesa chamado de “pílula de veneno” para evitar que Musk adquirisse a rede social — o que, podemos dizer, não surtiu o efeito esperado.

Após a poison pill falhar, o bilionário anunciou oficialmente a compra da plataforma do passarinho azul por US$ 44 bilhões. Depois, desistiu da aquisição. Em seguida, desistiu de desistir. E por aí vai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso resultou na perda do apoio de bancos e investidores que ajudariam o CEO da Tesla a financiar a transação, uma vez que, como a maior parte de sua fortuna estava em ações e outros ativos de pouca liquidez, Elon Musk não teria dinheiro suficiente para pagar o negócio sozinho.

Com uma nova ação judicial contra Musk, o CEO da Tesla não encontrou outra alternativa senão fechar o negócio pelo valor inicialmente acordado — e correr contra o relógio para encontrar novas fontes de financiamento.

Depois da compra, o caos

Menos de um 24 horas depois de assumir o controle da empresa, o bilionário iniciou a enxugar a equipe, e as demissões no Twitter começaram logo pelo topo, com a saída de quatro importantes funcionários da plataforma, incluindo o ex-CEO da companhia, Parag Agrawal.

Era de se imaginar que demitir milhares de pessoas não renderia a Elon Musk um sentimento de compaixão ou algo semelhante pelos demais funcionários do Twitter — e, além dos cortes em massa anunciados pela rede social, o bilionário também teve que lidar com uma debandada de executivos sêniores da empresa — e a possibilidade de falência batendo à porta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após demitir mais da metade dos trabalhadores do Twitter — de modo eticamente questionável e levado à Justiça em processos trabalhistas —, o novo CEO da companhia voltou a contratar na plataforma.

O novo “Chief Twit” também atualizou as diretrizes da rede social do passarinho azul e reativou diversas contas banidas, como a do ex-presidente norte-americano Donald Trump e do rapper Kanye West — o que não agradou inúmeras celebridades, que decidiram dar início a um verdadeiro êxodo da plataforma.

No fim de novembro, Elon Musk chegou a comprar briga com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple (AAPL34), pelo “fim da censura na América”. No dia seguinte, porém, o bilionário parecia ter se entendido com Tim Cook, dono da fabricante de iPhones.

Na mais nova rodada de polêmicas, o bilionário que se autoproclamava “absolutista da liberdade de expressão” suspendeu inúmeros perfis no Twitter que publicavam coisas que desagradavam o Chief Twit.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As suspensões incluíram contas de rastreamento de jatos particulares de bilionários e perfis de jornalistas norte-americanos que escrevem com frequência sobre a empresa e sobre Musk, incluindo repórteres do New York Times e do Washington Post.

Após receber uma série de críticas sobre a medida, o CEO da Tesla publicou uma enquete sobre o tema em seu perfil pessoal no Twitter para definir se deveria reativar as contas “agora ou em sete dias”. A maioria dos usuários (isto é, 58,7%) optou pela liberação imediata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NA MIRA

Caso Master: Toffoli rejeita solicitação da PGR e mantém acareação em inquérito com Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central

25 de dezembro de 2025 - 11:05

A diligência segue confirmada para a próxima terça-feira, dia 30

OTIMISMO NOS NEGÓCIOS

Bons resultados do fim de ano e calendário favorável reforçam confiança entre empresários de bares e restaurantes para 2026, aponta pesquisa

25 de dezembro de 2025 - 10:35

O próximo ano contará com dez feriados nacionais e deve estimular o consumo fora do lar

MISTÉRIO

O que aconteceu com o ganhador da Mega da Virada que nunca foi buscar o prêmio

25 de dezembro de 2025 - 9:28

Autor de aposta feita pelos canais eletrônicos da Caixa não reivindicou o prêmio da Mega da Virada de 2020 e o dinheiro ficou com o governo; saiba o que fazer para não correr o mesmo risco

ACIMA DA INFLAÇÃO

Governo estabelece valor do salário mínimo que deve ser pago a partir de 1º de janeiro; veja em quanto ficou

24 de dezembro de 2025 - 13:30

A correção foi de 6,79%, acima da inflação, mas um pouco abaixo do reajuste do ano anterior

NA MIRA DA JUSTIÇA

Caso Master: Vorcaro, ex-presidente do BRB e diretor do Banco Central vão depor frente a frente no STF

24 de dezembro de 2025 - 12:42

O objetivo é esclarecer as diferentes versões dos envolvidos na tentativa de compra do Banco Master pelo BRB

ÁGUA LIMPA E VISTA BOA

Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste

24 de dezembro de 2025 - 12:13

Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental

MANDADO DE SEGURANÇA

ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas

23 de dezembro de 2025 - 18:00

A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR

NAVE (E AÇÕES) NO CHÃO

Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem

23 de dezembro de 2025 - 12:04

Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

23 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

LOTERIAS

Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário

23 de dezembro de 2025 - 7:48

Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores

PROJEÇÕES 2026

Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026

23 de dezembro de 2025 - 6:02

Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano

BOA NOTÍCIA

Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho

A JANELA ESTÁ FECHANDO

Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial

22 de dezembro de 2025 - 10:24

Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara

R$ 1 BILHÃO!

Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada

22 de dezembro de 2025 - 9:15

Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

DIA DE DECISÃO

Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

21 de dezembro de 2025 - 14:30

Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo

ACORDOS TRAVADOS

“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE

21 de dezembro de 2025 - 12:45

Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais

LOTERIAS

Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez

21 de dezembro de 2025 - 8:58

Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada

ACORDO EMPERRADO

Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja

20 de dezembro de 2025 - 17:23

Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial

LOTERIAS

Último sorteio da Mega-Sena: R$ 62 milhões vão a jogo hoje no concurso 2.954. Depois, só a Mega da Virada

20 de dezembro de 2025 - 15:33

O concurso 2.954 da Mega-Sena sorteia na noite deste sábado (20) prêmio estimado de R$ 62 milhões. A partir de amanhã as apostas se concentram na Mega da Virada

ORÇAMENTO 2026

Com R$ 1,82 trilhão só para pagar juros da dívida e R$ 61 bilhões para emendas, veja os detalhes do Orçamento para 2026

20 de dezembro de 2025 - 8:40

Texto aprovado pelo Congresso prevê despesas de R$ 6,5 trilhões, meta de superávit e destina quase um terço do orçamento fiscal ao pagamento de juros da dívida pública

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar