Site icon Seu Dinheiro

Fique de olho: inflação é o destaque entre indicadores da semana no Brasil e lá fora; confira a agenda completa

Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca

A semana que entra promete mais insumos para avaliar a eficácia da política monetária, com a divulgação de vários indicadores de inflação, com destaque para o IPCA de março. Vale lembrar que a liberação dos dados pode sofrer algum atraso em função da greve que afeta o Banco Central

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas antes do índice usado pelo BC no regime de metas, os investidores vão acompanhar na segunda-feira a divulgação do IPC-Fipe de março, que busca estimar o custo de vida de famílias com renda de um a dez salários mínimos em São Paulo. 

Na quarta-feira, a FGV deve publicar o IGP-DI, índice que busca medir o movimento dos preços de maneira abrangente, levando em consideração uma ampla gama de produtos, que vão de matérias-primas agrícolas até bens e serviços destinados ao consumidor final.

E o grande destaque da semana vem na sexta-feira com o anúncio do IPCA de março pelo IBGE. A consultoria econômica LCA projeta que o índice oficial apresente uma alta de 1,26% na comparação mês a mês, o que resultaria em alta de 10,91% no acumulado dos últimos 12 meses.

Inflação também é o indicador lá fora

A inflação tem sido uma pedra no caminho dos bancos centrais no mundo inteiro, que tentam reagir a um cenário de dificuldades crescentes. Entre elas, estão as quebras nas cadeias produtivas, fenômeno já observado durante a pandemia, mas aprofundado pela guerra na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, fora do Brasil, o destaque da semana também fica por conta do movimento dos preços, uma vez que a inflação ao produtor na zona do euro deve ser publicada na manhã de quarta-feira.

Na última quinta-feira, o vice-presidente do Banco Central Europeu afirmou que espera que a inflação por lá chegue ao seu pico em dois ou três meses, destacando que parte da alta nos preços se explica pelos choques causados pela invasão russa.

Do outro lado do Atlântico, o aperto monetário já está mais adiantado, mas mesmo assim vale prestar atenção nos vários discursos de dirigentes do Federal Reserve que estão espalhados pela semana.

Na quarta-feira também será divulgada a ata da última reunião do FOMC, que anunciou a alta de 0,25 ponto percentual na taxa de juros e sinalizou a intenção de fazer o mesmo na próxima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira abaixo o calendário com os principais indicadores que devem movimentar a economia brasileira na próxima semana. Os dados são da consultoria econômica LCA:

Segunda-feira (4)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
IPC-FipeMarço5:00Fipe
Relatório Focus*1-abr8:25Banco Central
Balança comercial semanal1-abr15:00Secint
Confiança do investidor - Zona do EuroAbril5:30Sentix
Encomendas à indústria - EUAFevereiro11:00C. Bureau

Terça-feira (5)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
Indicadores do  mercado de trabalhoMarço8:00FGV
PMI - Composto/serviçosMarço10:00HSBC
Vendas de veículosMarço10:30Fenabrave
PMI - Composto/serviços - AlemanhaMarço4:55Markit
PMI - Composto/serviços - Zona do EuroMarço5:00Markit
Balança comercial - EUAFevereiro9:30C. Bureau
PMI - Composto/serviços - EUAMarço10:45Markit
ISM Serviços - EUAMarço11:00ISM
Discurso de Lael Brainard - EUA-11:45Federal Reserve
PMI - Composto/serviços - ChinaMarço22:45Caixin

Quarta-feira (6)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
IGP-DIMarço8:00FGV
IC-Br*Março14:30Banco Central
Fluxo cambial semanal*1-abr14:30Banco Central
Encomendas à indústria - AlemanhaFevereiro3:00Bundesbank
Inflação ao produtor - Zona do EuroFevereiro6:00Eurostat
Estoques de petróleo bruto - EUA1-abr11:30DOE
Ata do FOMC - EUA-15:00Fed

Quinta-feira (7)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
Levantamento sistemático da produção agrícolaMarço9:00IBGE
Produção industrial - AlemanhaFevereiro3:00Bundesbank
Vendas no varejo - Zona do EuroFevereiro6:00Eurostat
Pedidos de auxílio desemprego - EUA1-abr9:30DoL
Discurso de James Bullard - EUA-10:00Fed St Louis
Discursos de Charles Evans e Raphael Bostic - EUA-15:00Fed Chicago/Fed Atlanta
Crédito ao consumidor - EUAFevereiro16:00Fed

Sexta-feira (8)

IndicadorData de refêrenciaHorário de divulgaçãoÓrgão responsável
IPC-S4-abr8:00FGV
IGP-MAbril8:00FGV
PIM: Produção industrial regionalFevereiro9:00IBGE
IPCAMarço9:00IBGE
Produção total de veículosMarço-Anfavea
Relatório de demanda e oferta agrícolas mundiais - EUA--USDA

*Dados do Banco Central podem sofrer atrasos e cancelamentos na divulgação devido a greve promovida pelos servidores do órgão.

Touros e Ursos #102 — terceira via nas eleições

A chamada terceira via ainda tem chances nas eleições depois da saída de Sergio Moro e a polêmica sobre a candidatura de João Doria? Aperte o play e ouça o comentário dos repórteres do Seu Dinheiro:

Exit mobile version