ESQUEÇA BITCOIN: outra criptomoeda de R$ 4 pode valer R$ 80 em breve; conheça aqui

Cotações por TradingView
2022-11-26T16:11:25-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Governo eleito

Alckmin avisa que anúncio de novo ministro da Fazenda está próximo

Em evento com empresários, vice-presidente eleito prometeu ajuste fiscal permanente e conjunto de reformas

26 de novembro de 2022
16:11
Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, participa de evento do grupo Esfera Brasil
Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, participa de evento do grupo Esfera Brasil - Imagem: Reprodução

Enquanto o mercado cobra por direções mais enfáticas sobre quem irá compor a equipe econômica do próximo governo, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, pede calma.

Durante evento organizado pelo grupo de empresários Esfera Brasil neste sábado (26), Alckmin prometeu que o anúncio de quem será o próximo ministro da Fazenda está próximo. A fala foi dita no último painel do evento, que contou com as participações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, do chairman do BTG Pactual, André Esteves, e do empresário Abílio Diniz.

"Cada coisa vem a seu tempo, vamos aguardar um pouquinho. O foco do presidente Lula é o Brasil crescer, atrair investimento, ter renda e melhorar a vida das pessoas. Como eu sei que há uma preocupação fiscal, já quero dizer que quem apostar em irresponsabilidade fiscal vai se decepcionar e errar", afirmou Alckmin.

Leia mais:

Crescimento sustentável

O vice-presidente eleito também repetiu diversas vezes que não vê incompatibilidade entre responsabilidade fiscal e avanços de natureza social.

"Um crescimento com estabilidade. Não pode ter inflação, porque ela não é socialmente neutra. Ela onera mais o pobre. O crescimento tem que ter sustentabilidade, não pode destruir meio ambiente", destacou.

Campos Neto ressaltou, também, que o maior desafio da economia brasileira é crescer de forma sustentável.

"A gente precisa colocar tecnologia para reduzir barreiras de entrada no sistema financeiro. A gente precisa avançar em sustentabilidade climática", afirmou.

Alckmin promete 'ajuste fiscal permanente'

Alckmin também prometeu que um ajuste fiscal será feito e de maneira permanente e garantiu que o novo governo não irá gastar mais do que arrecada.

"Governar é escolher. Tem muita forma de fazer ajuste, que é necessário para o Brasil crescer. Mas fazendo com um olhar social. Podem acreditar, vai haver ajuste, e não vai ser em uma semana. Vão ser quatro anos de ajuste, porque você pode melhorar a eficiência do gasto público todo dia", afirmou.

Conjunto de reformas

No que diz respeito a mudanças previstas pelo governo eleito, Alckmin defendeu um conjunto de reformas e micro reformas para a economia e ressaltou que não há nenhuma reforma a ser desfeita. Ele também frisou que não haverá volta do imposto sindical obrigatório.

"A reforma trabalhista é importante. Não vai voltar imposto sindical e não vai voltar legislado sobre o acordado. Agora, as plataformas digitais precisam ser verificadas. Um menino entregador de lanche que não tem descanso semanal, aposentadoria, nada", salientou.

Ontem (25), o discurso de Fernando Haddad, cotado para encabeçar a pasta, em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) enfatizou que a reforma tributária será prioridade do governo Lula.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ambev (AMBV3) colocou água no chopp? Veja o que pressionou os mercados hoje

3 de fevereiro de 2023 - 19:22

Muito tem se falado sobre a Ambev (AMBV3) nos corredores do Planalto e também da B3, mas quem realmente estragou o chopp dos investidores nesta sexta-feira (03) foi o mercado de trabalho americano.  O happy hour em Wall Street tinha tudo para ser do bom e do melhor — na última quarta-feira (01), o Federal Reserve […]

RESULTADO DA APURAÇÃO?

Americanas (AMER3) afasta diretores financeiros e contábeis quase um mês após revelar rombo bilionário; veja quem são os executivos retirados do quadro

3 de fevereiro de 2023 - 19:04

Os executivos em questão entraram para quadro de lideranças da Americanas dentro do período de 20 anos no qual foi acumulado o rombo

VAGAS DA SEMANA

Uello e Mercado Livre estão com mais de 100 vagas de emprego abertas; confira outras oportunidades da semana

3 de fevereiro de 2023 - 17:00

As empresas estão com processos seletivos abertos até o preenchimento das vagas de emprego; as posições são para atuação em formato híbrido ou presencial

PRÉVIA DOS RESULTADOS

O pesadelo com a inadimplência ainda não acabou — e o Nubank pode surpreender (negativamente) no quarto trimestre

3 de fevereiro de 2023 - 16:23

Nas estimativas dos analistas, o Nubank pode ver a sua inadimplência atingir a casa dos 7% — um crescimento de 0,30 pontos percentuais, contra a média de 0,10 p.p dos demais concorrentes do segmento.

VOLTOU ATRÁS?

Ray Dalio, um dos maiores gestores do mundo, mudou de ideia: ações e títulos longos ficaram para trás — saiba qual a nova preferência dele

3 de fevereiro de 2023 - 16:19

O gestor disse que, no ano passado, uma posição forte de liquidez tornou-se “bastante atraente” em relação a ações e títulos mais longos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies