🔴 TCHAUZINHO, NUBANK: Itaú BBA revela o nome da ação que pode colocar o roxinho para comer poeira; CLIQUE AQUI  e descubra a resposta no nosso Telegram

2022-09-22T16:17:08-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
EQUIPE GLOBAL

Binance cria conselho consultivo com Henrique Meirelles e ex-assessor de Obama para lidar com regulação das criptomoedas

O grupo foi criado para auxiliar a exchange a lidar com a regulação crescente em diversos países como Brasil e Estados Unidos, além de blocos como a União Europeia

22 de setembro de 2022
16:17
Confira nomes do conselho da Binance para lidar com as criptomoedas
Confira nomes do conselho da Binance para lidar com as criptomoedas. Imagem: Montagem / Divulgação

Maior corretora de criptomoedas do mundo (exchange), a Binance decidiu reforçar o time para lidar com a inevitável regulação do mercado de moedas digitais. A exchange anunciou a criação de um Conselho Consultivo Global (em inglês, Global Advisory Board, ou GAB), composto por renomados especialistas em políticas públicas, governo, finanças, economia e governança corporativa.

O grupo inclui o brasileiro Henrique Meirelles, ex-ministro e ex-presidente do Banco Central, e David Plouffe, que foi assessor do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama — confira a relação completa no final desta matéria.

Com isso, a corretora busca aliviar os entraves que vem enfrentando em países da Europa e EUA relativos à regulação de suas atividades

Binance daqui para frente

O objetivo do conselho é orientar a Binance em algumas das mais complexas questões regulatórias, políticas e sociais que a indústria de criptoativos como um todo enfrenta à medida que cresce e evolui rapidamente.

As criptomoedas entraram no centro do debate das principais economias do planeta devido a sua popularidade e alta volatilidade. Legislações brotaram em países como Brasil e Estados Unidos, além de blocos como a União Europeia — o que explica a diversidade de nações no grupo. 

"Nos últimos cinco anos, a Binance tem liderado com pioneirismo o fascinante mundo dos criptoativos, da blockchain e da Web3", disse Changpeng Zhao, conhecido como CZ, fundador e CEO da Binance.

Com a palavra, Meirelles

O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, movimentou os mercados tradicionais na última semana, após indicar apoio ao candidato e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), às eleições de 2022

Agora, Meirelles também pretende levar seu conhecimento do mercado tradicional ao promissor ecossistema das criptomoedas.

"A tecnologia blockchain e as criptomoedas vão definir o tom dos serviços financeiros do futuro, oferecendo grandes benefícios para as economias, a inclusão financeira e a qualidade dos serviços acessados por pessoas em âmbito global", diz.

"O GAB terá um papel relevante em ajudar esta indústria nascente e em crescimento a se estabelecer à medida que as regulações em todo o mundo se desenvolvem, para que assim possamos trabalhar para construir um ecossistema seguro e sustentável para todos".

A Binance no Brasil

Há cerca de dois meses, a Binance suspendeu as negociações de criptomoedas em reais após problemas com o Capitual. A retomada das transações também foi tumultuada, com uma nova denúncia envolvendo as empresas em relação à atividades do passado. 

De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, o Banco Central notificou o Acesso — responsável por fazer a conexão entre o Capitual e a Binance — por suspeita de lavagem de dinheiro.

Segundo o texto, o BC ainda afirma que a Binance movimentou cerca de R$ 40 bilhões em 2021 sem que a instituição de pagamentos tivesse controle sobre os clientes ou a origem do dinheiro. 

Mas esses problemas devem permanecer no passado, com o GAB tendo uma atuação ativa na Binance. “Mantivemos nosso foco no desenvolvimento de soluções em compliance para proteger os interesses dos usuários de cripto, ao passo que mantivemos o avanço acelerado de inovações que beneficiam a sociedade”, afirma CZ. 

Conheça os 11 nomes que fazem parte do Conselho:

Henrique de Campos MeirellesBrasilEx-ministro da Economia, ex-presidente do Banco Central do Brasil, ex-presidente do Conselho de Administração da J&F, ex-membro do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, ex-presidente do BankBoston, ex-presidente de Global Banking do Fleetboston Financial, ex-membro dos Conselhos da Raytheon Corporation, Bestfoods e Champion International, ex-membro do Conselho do Lloyd's de Londres e ex-presidente do conselho da Lazard Américas.
David PlouffeEUAEstrategista empresarial, político e para organizações sem fins lucrativos, autor, membro de diversos Conselhos de Administração e ex-consultor sênior de gestão de campanha do presidente Barack Obama na Casa Branca.
Max BaucusEUAEx-embaixador dos EUA na República Popular da China, ex-senador dos EUA por Montana e ex-presidente da Comissão de Finanças do Senado. 
Ibukun AwosikaNigériaPrimeira mulher a ocupar a presidência do Conselho do First Bank of Nigeria, fundadora do grupo The Chair Center, presidente do Conselho Consultivo da Nigéria para Investimentos de Impacto e Convenção sobre Integridade nos Negócios, membro da Força-Tarefa Internacional do G7 para investimento de impacto e autora de diversos livros.
HyungRin BangCoreiaConselheiro do Comitê Presidencial da Coreia, assessor de relações públicas e comunicações da campanha presidencial de Yoon Seuk-Yul em 2022, ex-CEO da SoftForum Inc., ex-diretor executivo da Hyundai e ex-diretor executivo da Samsung.
Bruno BezardFrançaSócio gestor da Cathay Capital, ex-vice-ministro das Finanças, ex-assessor econômico do primeiro-ministro francês, ex-chefe do Tesouro francês e ex-CEO da Agência de Participações da França.
Leslie MaasdorpÁfrica do SulVice-presidente e diretor financeiro do New Development Bank, ex-diretor geral e presidente para a África Austral do Bank of America Merrill Lynch, ex-vice-presidente do Barclays Capital e ex-assessor internacional do Goldman Sachs.
Adalberto PalmaMéxicoMembro honorário do Conselho do The Aspen Institute Mexico, ex-assessor sênior do Gabinete do Presidente do México, diretor de Desenvolvimento de Negócios da BEworksMX Consulting, ex-presidente da CNBV; presidente fundador do Conselho do Centro de Excelência em Governança Corporativa, diretor independente do Instituto para Proteção à Poupança, presidente do Bankers Trust para México, Colômbia e Venezuela e diretor administrativo do Citibank no México.
Christin SchäferAlemanhaFundadora e diretora geral da acs plus, ex-diretora do Grupo de Operações de Risco no Erste Group Bank, ex-chefe global de Soluções Quantitativas do Deutsche Bank e membro da Comissão de Ética de Dados do Governo Federal Alemão.
Lord VaizeyReino UnidoMembro da Câmara dos Lordes, ex-ministro e membro do Parlamento britânico.
David WrightEuropaPresidente da EUROFI, ex-secretário geral da IOSCO, ex Comissão Europeia e vice-delegado de Mercados Financeiros da Comissão Europeia.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Impactos dos juros

Aperto monetário global é novo entrave para crescimento da economia brasileira

24 de setembro de 2022 - 16:53

Com vários países endurecendo a política monetária, o mundo tende a crescer menos, com impactos sobre o comércio global

Eleições 2022

Líder das pesquisas, Lula decide faltar a debate do SBT e ouve críticas de adversários

24 de setembro de 2022 - 14:08

Candidato Ciro Gomes (PDT) disse que Lula “tem muito a esconder”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a decisão de “estratégia”

Eleições 2022

Pesquisa Ipespe/Abrapel mostra Lula oscilando para cima e Bolsonaro estável

24 de setembro de 2022 - 11:41

Pesquisa mostrou que votos brancos e nulos também subiram, assim como o número de eleitores que não souberam ou preferiram não responder

Tax the rich!

Imposto sobre heranças vai aumentar? Saiba quais candidatos à presidência são a favor de tributá-las ou de taxar grandes fortunas

24 de setembro de 2022 - 10:00

A discussão sobre o aumento de impostos sobre os ricos ou os “super-ricos” é tendência mundial, e no Brasil não é diferente. Mas nem todos os candidatos à presidência têm propostas nesse sentido

Banho mais caro

Tarifa de energia elétrica deve subir mais do que toda a inflação projetada pelo Banco Central em 2023, dizem especialistas

24 de setembro de 2022 - 9:47

Reajuste das tarifas chegaria a 5% em 2023, enquanto a projeção do Banco Central para a inflação é de 4,6%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies