🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @Renan_SanSousa
BITCOIN NA LEI

Senado aprova lei de criptomoedas no Brasil, mas falha em alguns pontos; confira o que os especialistas acharam e como isso muda o mercado

A regulação vem no mesmo momento em que outros países também discutem leis sobre criptomoedas, colocando o Brasil na vanguarda na América Latina

Renan Sousa
Renan Sousa
27 de abril de 2022
16:15 - atualizado às 19:19
Bitcoin (BTC) no Brasil lei de criptomoedas é aprovada no Senado
Bitcoin (BTC) no Brasil: lei de criptomoedas é aprovada no Senado. Imagem: Shutterstock

O Brasil deu mais um passo em direção ao movimento global de regulação do mercado de criptomoedas, com a aprovação da lei de moedas digitais no Senado. A proposta centra fogo nas corretoras de cripto (exchanges), que passam a ser consideradas entidades financeiras. Mas o que muda a partir de agora?

O Projeto de Lei (PL) 3.825 de 2019, proposto pelo Senador Flávio Arns (PODEMOS-PR) tem como relator seu colega de Casa, Irajá Silvestre Filho (PSD-TO).

Agora, a proposta volta para a Câmara dos Deputados e, se aprovada sem maiores alterações, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O que diz o PL de criptomoedas

De modo geral, a proposta procura determinar quem são os integrantes desse mercado, estabelecendo diretrizes e licenciamentos para as exchanges operarem no país, assim como definir a quem cabe fiscalizar e supervisionar cada uma delas.

Pelo texto, o poder Executivo ficará responsável por indicar o órgão regulador do mercado de criptomoedas brasileiro — entre os parlamentares, há o entendimento de que o Banco Central é a entidade mais recomendada para desempenhar essa função.

No entanto, o Congresso não quis se sobrepor ao Executivo no que diz respeito à designação dessa autoridade; além disso, nada exclui a própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula o mercado brasileiro, de ser acionada se necessário.

Exchanges: custódia e compliance

Do mesmo modo, a proposta ainda fala sobre a coleta e custódia das informações pessoais dos clientes — inclusive, esse foi um dos temas levantados por Reinaldo Rabelo, CEO do unicórnio brasileiro Mercado Bitcoin, em entrevista ao Seu Dinheiro.

Por fim, o texto ainda define alguns instrumentos que trazem maior transparência para as políticas de governança das exchanges, que agora são entendidas como corretoras de fato — o termo acabou sendo utilizado por suas semelhanças com essas instituições financeiras.

E o saldo é positivo para o mercado brasileiro de criptomoedas

É verdade que nem todos os entusiastas de criptomoedas ficam felizes com a regulação. Vale lembrar que o bitcoin (BTC), a primeira moeda digital do mundo, foi criado em cima da teoria libertária para não depender de governos ou instituições estatais.

Contudo, no panorama geral, a proposta foi considerada positiva pelos juristas consultados pelo Seu Dinheiro. O respaldo jurídico deve atrair mais investidores, que agora contam com a segurança da lei no caso de esquemas de pirâmide ou fraudes no setor.

É difícil dizer se isso se refletirá no preço à vista do bitcoin ou de outras criptomoedas por se tratar apenas do Brasil. Ainda assim, o movimento global pode trazer um fluxo positivo de recursos para as moedas digitais. Nesse cenário as cotações podem subir ainda mais.

Sem preocupação: especialistas comentam a lei

Juliana Abrusio, sócia da área de direito digital do escritório Machado Meyer, comenta que o primeiro passo foi dado, o que coloca o Brasil ao lado de outros países nesse quesito. “Ainda faltam maiores detalhes sobre stablecoins, DeFis etc., mas, no saldo geral, é uma boa lei”.

Mesmo essa ausência, ressalta Abrusio, que pode ser entendida como um ponto negativo, também abre espaço para o próprio órgão regulador entrar com medidas específicas e mais adequadas para cada ativo digital disponível no mercado hoje.

“O BC é um órgão mais técnico. Se ele for confirmado como regulador, com certeza será melhor do que o Congresso, que pode adotar um tom mais político”, comenta Rodrigo Caldas de Carvalho Borges, sócio no Carvalho Borges Araujo e membro fundador da Oxford Blockchain Foundation.

Pequenos detalhes

Mas nem tudo são flores — “Não existe lei perfeita”, nas palavras de Borges — e existem alguns pontos que podem melhorar ainda mais o projeto. Um deles está ligado às diretrizes de autorização para as exchanges, que precisam ser melhor definidas.

Não se sabe ao certo se o critério será um capital mínimo, ou uma política de compliance específica para a formação do corpo diretor da exchange. Além disso, especula-se que o BC possa ser o órgão regulador, mas o Poder Executivo pode criar uma entidade só para cuidar de criptoativos — e, isto sim, mudaria as regras do jogo.

Por último, o texto ainda versa pouco sobre a custódia particular de carteiras digitais (wallets). Ao mesmo tempo, é difícil regular um mercado tão descentralizado, o que fez os reguladores optarem por regular empresas do setor ao invés de focar nos “peixes menores”.

O futuro do bitcoin no Brasil e na América Latina

As apostas de que o Brasil esteja na vanguarda do uso de criptomoedas na América Latina foram corroboradas por um novo estudo da Statisa, empresa que lida com a visualização de dados globais.

A pesquisa mostra que o interesse dos brasileiros em criptomoedas cresceu pouco de 2019 para 2021. Mas é preciso dizer que o percentual da população que usa ou possui criptomoedas já era alto naquele ano.

Outro mercado latino-americano que se destaca é a Argentina. Recentemente, o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodriguez Larreta, anunciou a intenção de permitir o pagamento de impostos em criptomoedas, visando modernizar o próprio governo argentino.

Criptomoedas populares em países em crise

A tendência de países das Américas Latina e Central, bem como do continente africano, adotarem criptomoedas vem do fato de que essas nações estão constantemente lutando contra inflação e crises políticas.

No exemplo argentino, os hermanos lidam com uma inflação acumulada de 55,1% em relação a março de 2021, perdendo apenas para a Turquia, que teve 61,14% de alta nos preços no mesmo período — e o Brasil é o quarto colocado, com 11,3% nesse intervalo de tempo, de acordo com o Trading Economics.

Por sua vez, o bitcoin é tido como imune à inflação, sendo usado como hedge (proteção) até mesmo por abastadas famílias norte-americanas. Em momentos de crise, como a guerra que se arrasta na Ucrânia, as criptomoedas também servem para escapar de sanções governamentais e sequestros de fundos

Compartilhe

DECLARADO CULPADO

Sam Bankman-Fried é condenado a 25 anos de prisão por lavagem de dinheiro e fraude com criptomoedas na FTX e Alameda

28 de março de 2024 - 13:19

O ex-CEO da corretora disse que, “no fim das contas, ele era o responsável pelo colapso da exchange de criptomoedas FTX”, segundo o site Inner City Press

CRYPTO INSIGHTS

Halving do Bitcoin (BTC): ETFs mudaram o jogo do maior evento do mercado de criptomoedas?

26 de março de 2024 - 13:04

O halving do Bitcoin, um evento programado que ocorre a cada quatro anos, deve acontecer dentro de 25 dias. E agora?

O TOURO ESPERA

A menos de um mês do halving, bitcoin (BTC) está apenas 4% abaixo das máximas históricas; até onde o preço vai?

26 de março de 2024 - 11:07

Assim, a alta do BTC pode impulsionar ainda mais o mercado e dar espaço para uma altseason, uma disparada das altcoins, as criptomoedas alternativas ao bitcoin

TIC TAC TIC TAC

Estamos a 25 dias do halving — e o bitcoin (BTC) sabe disso: criptomoeda salta e recobra US$ 70 mil hoje

25 de março de 2024 - 15:06

Atualmente, a recompensa pela mineração é de 6,25 BTC e, a pós o halving de 2024, a ela irá cair para 3,125 BTC

OTIMISMO ACABOU?

Com queda de 5% na semana, rali do bitcoin (BTC) perdeu vapor — e para JP Morgan período de correção ainda não acabou

22 de março de 2024 - 12:00

Apesar de o mercado cripto ter reagido positivamente à perspectiva de três cortes de juros nos EUA, os preços não param de cair

DE OLHO NAS REDES

US$ 150 mil é pouco? O próximo gatilho para uma nova disparada do Bitcoin revelado — não é o halving

21 de março de 2024 - 16:31

Depois de um período de disparada violenta, o Bitcoin deu uma ‘acalmada’, em um processo de correção que já era esperado pelo mercado.  Um dos grandes motivos por trás do rali recente que renovou as máximas da maior criptomoeda do mundo foi a aprovação do primeiro ETF de Bitcoin à vista (spot) nos EUA, movimento […]

NOVA BATALHA

CVM dos EUA quer tornar ethereum (ETH) um valor mobiliário; ETF da criptomoeda está ameaçado agora?

20 de março de 2024 - 20:02

De acordo com fontes de dentro da SEC, o modelo de validação da rede do ethereum seria um pretexto para definir a rede (blockchain) como um valor mobiliário

VALEU, JP!

Jerome Powell impulsionou o bitcoin (BTC): não foi a decisão sobre juros, mas comunicado que fez criptomoeda subir mais de 4% hoje

20 de março de 2024 - 17:54

Após o Fed anunciar a manutenção dos juros norte-americanos na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano, como esperado, Powell deu sua tradicional coletiva de imprensa

DE OLHO NAS REDES

Por que você deveria comprar Bitcoin (BTC) hoje — e o que pode acontecer se você não fizer isso

20 de março de 2024 - 15:40

O Bitcoin vem surpreendendo até mesmo os mais otimistas ao ter batido recorde atrás de recorde de uns para cá.  Com um desempenho impressionante, a pergunta que coloca uma pulga atrás da orelha dos investidores agora é: ainda dá tempo de comprar, mesmo depois de uma alta tão forte? Principalmente depois da queda que temos […]

Crypto Insights

O purgatório do ethereum (ETH). ETFs da criptomoeda provavelmente não virão em 2024. Saiba quais são as alternativas

19 de março de 2024 - 17:32

Probabilidade de o ethereum ser destaque em termos de performance de preço neste ano é pequena, ou pelo menos menor do que a de seus concorrentes

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies