🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Renan Sousa

Renan Sousa

É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.

FORA DO AR

Entenda por que a Binance suspendeu saques e pagamentos no Brasil — e saiba se as suas criptomoedas e o seu dinheiro serão perdidos

O conflito entre a Binance e a Capitual abre um novo capítulo das disputas das corretoras de criptomoedas pelo mercado brasileiro

Renan Sousa
Renan Sousa
23 de junho de 2022
13:00 - atualizado às 14:45
Binance pretende expandir suas operações no Brasil e compra corretora local
A maior corretora de criptomoedas do mundo, a Binance, enfrenta problemas aqui no Brasil. Entenda o que aconteceu.Imagem: Shutterstock

A notícia que pegou os investidores brasileiros em criptomoedas na última sexta-feira (27) foi a suspensão de saques e depósitos em real na plataforma da Binance, maior corretora de criptomoedas (exchange) do mundo. A paralisação aconteceu em um momento crítico para as moedas digitais, que registram fortes perdas desde o mês passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ATUALIZAÇÃO: Binance anuncia Latam Gateway como novo parceiro de pagamentos, mas conseguirá escapar das regras do Banco Central? Entenda

O motivo não está ligado exatamente à queda das cotações — como foi o caso da Celsius, a plataforma de staking que segue fora do ar. A questão é mais local: o Banco Central está de olho nas empresas de pagamento relacionadas à Binance. 

Quem faz a ponte entre o cliente e a Binance é o Capitual, que se vale de uma instituição de pagamento (IP) regulada pelo BC chamada Acesso Bank.

No entanto, devido a uma inadequação da corretora às exigências feitas pelo Banco Central ao Acesso Bank, o contrato entre ambas foi rompido e os saques e depósitos em reais na plataforma foram suspensos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, por mais que a suspensão assuste os investidores neste momento, os fundos estão seguros e inalterados. Inclusive, a própria Binance disponibilizou uma plataforma para os investidores receberem o dinheiro travado nas contas. 

Leia Também

Como receber meu dinheiro “travado” na Binance

Os depósitos e saques serão feitos por meio de transações em um sistema peer-to-peer (pessoa a pessoa, na tradução, ou P2P).

Para os clientes que querem continuar negociando na corretora, a compra direta de criptomoedas será feita com Pix e transferências bancárias “disponíveis por meio de um provedor alternativo”, de acordo com a Binance. Para saques em moedas digitais, existe a opção “vender para cartão”, disponível para o Visa.

Aqui vão alguns links úteis para o usuário, disponibilizados pela própria corretora:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Mais informações sobre depósitos e saques em real aqui;
  • Suporte da Binance para maiores dúvidas sobre o ocorrido nesta página
  • Chat oficial da corretora.

Binance, Capitual, Acesso Bank… Quem faz o quê

Recapitulando: a Binance não tem sede oficial no Brasil, apesar de ter representantes no país. Para poder operar por aqui, a corretora faz uso da empresa Capitual, que por sua vez usa uma instituição de pagamentos (IP), regulada pelo BC, para conectar os clientes. 

Recentemente, o Banco Central exigiu que a Acesso Bank criasse “contas individualizadas” para os clientes, atreladas a apenas um CPF por usuário. Esse método facilita a identificação de movimentações maliciosas e é diferente do sistema de “contas mãe”, com vários CPFs cadastrados.

De acordo com o Capitual, o prazo para a individualização das contas acabou na última quinta-feira (16) e os problemas da Binance estão ocorrendo desde sexta-feira (17), justamente após o prazo dado pelo Banco Central.

Outras corretoras já fizeram

A exigência não é nada extraordinária: se adequa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e se antecipa à regulação de criptomoedas no Brasil — que tem como prioridade medidas contrárias à lavagem de dinheiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No termo em inglês, a prática é conhecida como know your customer (KYC, ou “conheça seu cliente”, em tradução livre)

Outras corretoras que também têm parceria com o Capitual, como Kucoin e Huobi, passaram pelo mesmo processo. O usuário apenas precisava fazer uma atualização cadastral para conseguir negociar na plataforma.

Mesmo sem lei, corretoras seguem o mesmo caminho

Algumas corretoras brasileiras como, Mercado Bitcoin e Coinext, entre outras, já realizavam esse tipo de gestão sobre os dados dos clientes, mesmo que a regulação ainda não esteja aprovada.

Nas palavras de fontes ouvidas pelo Seu Dinheiro, essa é uma forma de dar transparência aos negócios e segurança ao investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, essa é uma forma de se antecipar à regulação que tramita no Congresso, que já está próxima de ser aprovada

O que dizem as partes

Em nota enviada à imprensa, a Binance afirma que está em processo de substituição da parceria com o Capitual, mas não revelou o nome da próxima empresa. Além disso, a exchange continua no processo de aquisição da Sim;paul, anunciado em março deste ano.

Esse foi, inclusive, o primeiro movimento da Binance para se antecipar à regulação local e instalar formalmente suas operações por aqui.

Já o Capitual afirma que entende que as exigências de órgãos regulatórios, como o Banco Central, são mandatórias para sua operação e de seus parceiros comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia a nota enviada à imprensa das duas empresas na íntegra mais abaixo. 

Como fica o xadrez das corretoras nesse cenário

Fontes anônimas consultadas pela reportagem entendem que o ocorrido não deve frear a entrada da Binance no mercado nacional. A corretora movimenta cerca de US$ 10 bilhões por dia, de acordo com o Coin Market Cap, e vem investindo no país desde o final de 2020.

Mas pesa do lado negativo da balança da Binance o fato de que a exchange enfrenta problemas regulatórios em outras partes do planeta. Além disso, há ocorrências de  clientes aqui no Brasil que já haviam reclamado de falta de transparência por parte da corretora. 

Isso deve penalizar ainda mais a Binance com o avanço da regulação local. Mesmo com a compra da Sim;paul, o BC tem outras demandas que podem atrasar o início das operações formais da corretora no Brasil, entre elas, a apresentação dos representantes internacionais da Binance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, abre-se um novo capítulo nas disputas entre as corretoras de criptomoedas pelo mercado brasileiro. 

Os pormenores

Formalmente, a Binance tem diversos escritórios espalhados pelo mundo e não possui uma sede central.

Dessa forma, informações mais precisas sobre os membros que compõem o corpo diretor da corretora e mesmo a presidência da empresa — encabeçada, até onde se sabe, por Changpeng Zhao, conhecido como CZ e atual CEO da Binance — também não conseguem ser auditadas externamente, segundo fontes ouvidas pela reportagem. 

Do outro lado, a Binance entende que, por ser a maior e uma das mais antigas corretoras de criptomoedas do mundo, acaba sendo tratada como o bode expiatório dos problemas do universo das moedas digitais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Papo Cripto #021 — Pânico no mercado cripto: o que fazer agora?

O convidado desta semana do Papo Cripto é o analista de criptomoedas da VG Research, Felipe Fernandez. Ele dá dicas de onde e quais projetos investir no momento de queda do mercado. Aperte o play!

Leia na íntegra os comunicados das empresas:

Posicionamento Binance

A Binance, maior provedora global de infraestrutura para ecossistema blockchain e criptomoedas, informa hoje que vai trocar seu atual parceiro de pagamentos no Brasil para oferecer uma solução melhor para os clientes, enquanto conduz o processo de aquisição da corretora local Sim;paul, empresa autorizada pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), anunciado em março. A Binance vai substituir o Capitual por um provedor de pagamentos local com extensa experiência, que será divulgado em breve.

A exchange destaca que vai promover uma transição suave nas próximas semanas e que está tomando todas as medidas necessárias, incluindo legais relacionadas ao Capitual, para assegurar que os usuários não sejam afetados negativamente pela mudança. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para depósitos e saques, os usuários podem ainda realizar transações via sistema P2P da Binance (mais informações aqui). Para compra direta de criptomoedas, a Binance tem Pix e transferências bancárias disponíveis por meio de um provedor alternativo. Para saques, existe a opção “vender para cartão” disponível para o Visa, um novo recurso a custo zero. Em caso de dúvidas, os usuários podem acessar o suporte da Binance nesta página ou via chat oficial.

A Binance também reforça que o Brasil é um mercado extremamente relevante para a empresa e que vai continuar a investir e expandir serviços no país.

Posicionamento Capitual

O Capitual informa que os serviços prestados às exchanges internacionais com as quais tem parceria estão funcionando normalmente. Atendendo a uma determinação do Banco Central, o Capitual trabalhou durante 45 dias na  adequação de sua plataforma tecnológica para reforçar controles e maior segurança nas operações envolvendo criptomoedas.  Essa adequação entrou em vigor no último dia 16/6. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As exchanges parceiras KuCoin e Huobi incorporaram as adequações ocorridas na plataforma do Capitual e os serviços prestados a seus usuários em transações com reais acontecem regularmente. No caso da Binance, o Capitual aguarda informações sobre essa adequação.

O Capitual pauta sua atuação pelo cumprimento da legislação e requisições dos órgãos reguladores e está comprometido com as medidas de combate à lavagem de dinheiro e financiamento de atividades ilícitas no mercado de criptomoedas. Desta forma, entende que as exigências de órgãos regulatórios, como o Banco Central, são mandatórias para sua operação e de seus parceiros comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A EXCEÇÃO QUE CONFIRMA A REGRA?

Uptober vermelho: Bitcoin encerra outubro em queda acumulada pela primeira vez em 7 anos

1 de novembro de 2025 - 10:46

O bitcoin até começou outubro em alta, mas turbulências macroeconômicas pesaram sobre o mercado de criptomoedas, especialmente a guerra comercial

FUTURO NADA PROMISSOR

Robô fica milionário com criptomoedas — e agora quer “ser gente”

29 de outubro de 2025 - 9:15

Rico, famoso e compositor musical: robô da inteligência artificial compartilha memes, investe e deseja ter direitos, além da própria voz

O MAIOR INFLUENCIADOR DO MUNDO

Youtuber mais bem-sucedido do planeta se prepara para lançar a própria corretora de criptomoedas

21 de outubro de 2025 - 18:53

O youtuber mais famoso do mundo agora pretende expandir seu império com um registro de marca voltada a serviços e pagamentos com criptomoedas; veja quem é

Criptomoedas e crime organizado

Abate de porcos: A relação do Camboja com a maior apreensão de bitcoin (BTC) da história

17 de outubro de 2025 - 19:29

Maior apreensão de bitcoin da história dos EUA expõe rede criminosa ligada ao Camboja, que usava trabalho forçado e mineração para lavar dinheiro.

OTIMISMO

Méliuz (CASH3) deve ter bom resultado no 3T25, prevê BTG; após queda de 40% desde o meio do ano, vale a pena comprar as ações?

7 de outubro de 2025 - 15:56

Analistas projetam que a plataforma de cashback vai ter um Ebitda de R$ 20 milhões no terceiro semestre deste ano

RECORDE DO BITCOIN

Bitcoin (BTC) renova máxima histórica impulsionado por investidores de varejo

6 de outubro de 2025 - 11:49

Criptomoeda superou os US$ 125 mil em meio ao feriado na China e ao “shutdown” nos EUA

RICAÇOS DO CRIPTO

Com recorde atrás de recorde do bitcoin, número de bilionários (e milionários) relacionados a criptomoedas salta forte de um ano para cá

25 de setembro de 2025 - 15:11

Alta histórica do bitcoin impulsiona número de milionários e bilionários ligados a criptomoedas; estudo mostra salto expressivo em apenas um ano

DAC 2025

Campos Neto sobre stablecoins: redução da intermediação bancária será o grande tema do universo dos criptoativos no curto prazo

23 de setembro de 2025 - 20:01

Além disso, o ex-presidente do BC explica que a política monetária também está ameaçada com essa desintermediação

SENTE O CLIMA

Bitcoin (BTC) atinge o patamar de US$ 117 mil nesta quinta-feira (18), impulsionado pelo corte de juros nos EUA

18 de setembro de 2025 - 16:38

Além da criptomoeda mais valiosa do mundo, outros ativos digitais se aproveitaram da onda otimista para operar no verde hoje

VALORIZAÇÃO DO BTC

ETFs de bitcoin (BTC) nos Estados Unidos acumulam entradas de US$ 2,34 bilhões em semana de preços estagnados

14 de setembro de 2025 - 13:11

Só na última semana, as entradas líquidas acumularam US$ 2,34 bilhões, de acordo com dados do SoSoValue

NEW CHALLENGER

Tether (USDT) planeja nova stablecoin para os Estados Unidos lastreada no dólar, de acordo com CEO

13 de setembro de 2025 - 11:02

Em comunicado à imprensa, a Tether afirmou que a nova moeda digital foi projetado para cumprir a Lei Genius

VAI ROUBAR A CENA

Por que o Itaú BBA diz que o ethereum (ETH) será o novo protagonista do ciclo de alta no mercado cripto

12 de setembro de 2025 - 19:05

O entusiasmo com o ETH, segunda maior criptomoeda do mundo, se apoia em uma recuperação vertiginosa após um início de ano pouco animador

CAIXA CHEIO

IPO da Gemini surpreende com demanda 20 vezes maior que o esperado e faz preço das ações saltarem

12 de setembro de 2025 - 13:18

Setor de criptoativos virou protagonista de ofertas públicas em Wall Street em 2025, após anos de desconfiança e embates regulatórios

AS MAIS INDICADAS

Com novas regras nos EUA e otimismo no mercado, confira as criptomoedas para investir em setembro

8 de setembro de 2025 - 18:10

Levantamento do Crypto Times traz indicações de Foxbit, MB Research, Coinext, Bitso, QR Asset, Vault Capital, Hurst Capital e BTG Pactual

CRIPTOMOEDAS

Como uma atualização na rede do ethereum (ETH) fez disparar o roubo de tokens por meio de ‘phishing’

8 de setembro de 2025 - 10:28

Golpistas roubaram mais de US$ 12 milhões da rede do ethereum por meio de esquemas de phishing em agosto, um aumento de 72% em relação a julho

CRIPTOMOEDAS

Cruz da Morte: o que é o padrão que ameaça distanciar ainda mais o bitcoin (BTC) da busca por novos recordes

1 de setembro de 2025 - 12:48

Pouco mais de duas semanas depois de atingir sua máxima histórica, bitcoin (BTC) agora acumula queda de mais de 10%

CRIPTO ALERTA

Hackers internacionais roubam US$ 28 milhões em dinheiro e criptomoedas na Coreia do Sul — até Jungkook, do BTS, entrou na mira

29 de agosto de 2025 - 11:38

Rede de hackers desviou US$ 28 milhões em dinheiro e criptomoedas de investidores, celebridades e executivos na Coreia do Sul

Conteúdo Empiricus

Economista brasileiro lança robô que ‘vasculha’ o mercado em busca de criptomoedas com potencial de explodir; veja

29 de agosto de 2025 - 8:00

Ferramenta desenvolvida por Valter Rebelo, economista do Insper, busca identificar ativos com potencial de multiplicar investimentos

NOVA MOEDA NO PEDAÇO

Conheça a Cronos (CRO), criptomoeda que chegou a disparar mais de 40% após aquisição bilionária do Trump Media Group

27 de agosto de 2025 - 15:10

A Crypto.com, desenvolvedora da CRO, é uma das principais parceiras de cripto da administração Trump

NOVO ACORDO

Grupo de mídia da família Trump fecha acordo de US$ 6,4 bilhões com empresa de criptomoedas

26 de agosto de 2025 - 20:04

O movimento aprofunda os laços entre os negócios do presidente dos Estados Unidos e a indústria de criptoativos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar