Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Bolsa apaga perdas no ano, EUA com inflação de 7% e o presente do Papai Noel para a Multiplan: confira as principais notícias do dia

Mais castigada que as bolsas estrangeiras nos primeiros dias do ano, a bolsa brasileira tinha mais perdas para recuperar

analista de ações
As bolsas europeias e americanas também fecharam o dia em alta, mas de menor intensidade Imagem: Shutterstock

Não há nada que o mercado goste mais que uma definição para uma incerteza. Independentemente do resultado, o importante é a redução da ansiedade, para o investidor ser capaz de fazer conta de novo. E hoje teve fim um pequeno ciclo que vinha enchendo os mercados mundiais de volatilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A divulgação, nesta quarta-feira (12), dos dados de inflação nos Estados Unidos, medidos pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), ratificou as perspectivas para os próximos passos da política monetária do Federal Reserve, o banco central americano.

Após a surpresa com a ata do Fed na semana passada e com a maior clareza trazida pelo seu presidente, Jerome Powell, em sua fala de ontem ao Congresso americano, o CPI dentro do esperado pelo mercado deixou o horizonte menos nebuloso e possibilitou um respiro para as bolsas, os juros e o dólar.

A inflação americana foi de 0,5% em dezembro, um pouco acima da mediana das projeções, que era de 0,4%, mas fechou o ano de 2021 em 7,0%, em linha com o esperado. Trata-se da maior inflação ao consumidor nos EUA em 40 anos, o que vem motivando o Fed a promover um forte aperto monetário.

A falta de surpresas nesse indicador pernicioso, porém, animou os investidores hoje, dando espaço para um dia positivo mundo afora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa fechou em alta de 1,84%, perto da máxima, aos 105.685 pontos, e apagou as perdas do ano. Agora, o índice acumula alta de 0,82% em 2022. Já o dólar à vista fechou em queda de 0,81%, a R$ 5,5348.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O porquinho da reserva de emergência turbinado, resultados da Berkshire Hathaway, Embraer e Itaúsa: o que mexe com o mercado hoje

PLANO A

Quem cuida das coisas quando você não está? Este investimento dribla imposto e ajuda sua família no momento mais difícil

As bolsas europeias e americanas também fecharam em alta, mas de menor intensidade. O Dow Jones subiu 0,11%, o S&P 500 avançou 0,28%, e o Nasdaq ganhou 0,23%. O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais empresas do Velho Continente, fechou em alta de 1,49%.

Mais castigada que as bolsas estrangeiras nos primeiros dias do ano, a bolsa brasileira tinha mais perdas para recuperar. Hoje, mais uma vez a alta das commodities no mercado internacional impulsionou as ações da Petrobras, das mineradoras e das siderúrgicas, papéis de grande peso no Ibovespa.

Além disso, a divulgação do CPI dentro do esperado e a maior definição do cenário à frente aliviaram os juros dos Treasuries, os títulos do Tesouro americano. Aliado à queda global do dólar, esse movimento contribuiu para uma forte queda dos juros futuros por aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso não só aumentou o apetite geral por risco no mercado doméstico, como beneficiou particularmente as empresas mais castigadas da bolsa brasileira recentemente, que são extremamente sensíveis à dinâmica de juros. É o caso das administradoras de shoppings, varejistas e construtoras, que tiveram algumas das maiores altas do Ibovespa hoje.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

CRIPTOMOEDAS HOJE
Bitcoin (BTC) hoje: criptomoedas sobem mais de 10% após pior resultado da inflação ao consumidor nos EUA em 40 anos. No mercado, existe a ideia de que a “inflação é boa para as criptomoedas”, o que explica, em parte, a alta do dia.

FILHA DE PAPAI NOEL
Multiplan (MULT3) fica entre as maiores altas do Ibovespa após shoppings da empresa superarem as vendas pré-pandemia no último Natal. A companhia divulgou hoje uma prévia operacional recheada de altas que superam os desempenhos recordes do último trimestre de 2019. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AQUISIÇÃO OUSADA
Mirando virada de jogo, Via (VIIA3) aposta no fulfillment e fecha aquisição para aprimorar logística no e-commerce. Aquisição coloca a Via no seleto grupo de empresas que obtêm ganho de escala no custo e no tempo de entrega por meio do fulfillment.

ESTRATÉGIA EM PORTUGAL
Embraer (EMBR3) vende duas fábricas em Portugal por US$ 172 milhões. Negócio foi fechado entre a subsidiária Embraer Portugal e a fornecedora espanhola Aernnova e inclui a venda de todas as ações das unidades industriais.

ALIADO DE PESO
Jack Dorsey, ex-chefe do Twitter, se alia a desenvolvedores de bitcoin (BTC) em batalhas judiciais. Crescente incerteza nos regulamentos de criptomoedas impõe grandes desafios para a expansão da comunidade, e isso inclui ações legais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil, está sentado, com um microfone e um copo de água sobre a mesa que está a sua frente 5 de agosto de 2026 - 15:36
Imagem mostra, à esquerda, o prédio do Palácio do Planalto e, à direita, a sede do Banco Central 5 de agosto de 2026 - 8:09
Imagem mostra o prédio do banco central visto de baixo. o céu está bem azul com poucas nuvens ao fundo 4 de agosto de 2026 - 8:24
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 4 de agosto de 2026 - 7:20

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juros: o corte que cabe e o corte que custa

4 de agosto de 2026 - 7:20
Imagem criada por inteligência artificial mostra uma fila de pessoas para usar um aparelho em uma academia. Homens e mulheres aguardam para usar o equipamento de crossover 3 de agosto de 2026 - 8:27
Aperto de mãos representando apoio entre amigos ou colegas de trabalho 2 de agosto de 2026 - 8:00
30 de julho de 2026 - 8:32
Microsoft 29 de julho de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Um olhar mais detalhado sobre as hyperscalers

29 de julho de 2026 - 20:00
28 de julho de 2026 - 8:21
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 28 de julho de 2026 - 7:35
Blocos representam escolha e seletividade 27 de julho de 2026 - 15:19
24 de julho de 2026 - 8:30
Imagem mostra um investidor preocupado olhando para um tablet com gráfico de um papel em queda, com prejuízo 23 de julho de 2026 - 8:17
Imagem traz um corte de um título de eleitor 22 de julho de 2026 - 19:55

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E nessa loucura de dizer que não te quero 

22 de julho de 2026 - 19:55
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar