🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Os dois ‘Brasis’: Descubra as maneiras de analisar os diferentes cenários da economia brasileira

Economia é algo complexo e baseado em variáveis que não podem ser isoladas, além de as análises também serem influenciadas pelos pontos de vista pessoais dos especialistas

7 de outubro de 2022
8:48

Pergunte algo para um economista e a resposta dele certamente vai ser “depende”, ou alguma coisa parecida, do tipo “sim e não“.

Tivemos um gostinho disso na nossa conversa com o economista e professor do Insper Roberto Dumas, convidado do episódio 15 do Market Makers, que foi ao ar ontem.

Thiago Salomão: Professor, por favor, explique como está o cenário do Brasil hoje.

Roberto Dumas: Depende. O Brasil relativo ou o Brasil absoluto?

Isso não acontece por que economistas gostam de ficar em cima do muro ou são indecisos, mas porque economia é algo complexo e baseado em variáveis que não podem ser isoladas. E também porque questões assim dependem do ponto de vista.

O Brasil e os mercados emergentes

O raciocínio de Dumas, resumidamente, é o seguinte: o Brasil, em relação a outros mercados emergentes, vai muito bem, portanto, um gestor que trabalha nesse tipo de mercado vai optar por trazer seu dinheiro para cá.

“Quando houve a última rotação de ativos, as FAANgs caíram, a Nasdaq caiu, S&P caiu. Começou então a guerra na Ucrânia, as commodities subiram. O gestor gringo que veio para cá ganhou 40% em dólar”, diz Dumas. 

“Esse gestor hoje vai para onde? Rússia, Ucrânia, Turquia, Argentina, Chile? Acaba sobrando só o Brasil”, completa.

E no absoluto?

“Tivemos um crescimento de PIB anabolizado, cortamos ICMS, aumentamos o auxílio para R$ 600”, diz Dumas. 

"Ao mesmo tempo, o mercado está comprando uma queda nos juros no ano que vem, mas um novo governo que abra as portas da esperança do crédito no ano que vem pode fazer a inflação subir de novo”, completa.

Ou seja: se a inflação subir, os juros não caem, e seus influencers favoritos do Twitter serão obrigados a postar “manteu“ a cada 45 dias em 2023, a cada vez que a taxa de juros não cair.

Falamos mais sobre isso na nossa newsletter de ontem, que você lê clicando aqui.

Vol é vida. Mas cadê a volatilidade?

A quarta cadeira da mesa no episódio de ontem foi ocupada por Paolo Di Sora, da RPS. Paolo havia sido um dos oito gestores que entrevistamos no episódio especial da semana passada sobre eleições.

Sua estratégia para explorar a volatilidade eleitoral chamou tanta atenção entre a audiência que resolvemos chamá-lo mais uma vez para explicar como ele usou opções da Petrobras para ganhar dinheiro com o resultado das urnas.

Clique aqui e veja a explicação completa.

China (ainda) menos liberal

O professor Dumas é um dos maiores especialistas em China do Brasil. Por isso, o Carlos Carvalho, membro da Comunidade Market Makers de Investimentos, mandou sua pergunta justamente sobre esse tema.

Pergunta: Professor Dumas, acabou a China de Deng Xiaoping e está voltando a China de Mao, que é mais centralizada e menos liberal?

Dumas: Sim e não. Acabou a China de Hu Jintao, que é muito mais liberal, e entrou a China de Xi Jinping, que é muito mais um capitalismo estatal que entra nas empresas privadas.

Não é um órgão de planejamento central, o verdadeiro comunismo, que era Mao. É uma visão mais draconiana de Estado. 

Essa é a vertente de Xi. Mas não chega a ser comunismo. A China não é comunista. Como um país comunista teria duas bolsas de US$ 18 trilhões?

O Carlos conseguiu mandar sua pergunta porque os membros da Comunidade Market Makers têm acesso prévio à agenda e um canal direto com a gente para mandar suas sugestões.

Para ter acesso à nossa pauta e agenda, torne-se membro da Comunidade Market Makers!

Fundo Market Makers

Conheça também o nosso fundo!

Na semana passada nasceu o Fundo de Investimentos Market Makers, inspirado na nossa carteira, conduzida pelo Matheus Soares! 

Você que já nos ouve e assiste, agora também pode investir conosco! E se você ainda não tiver uma conta na Empiricus Investimentos, não se preocupe. O processo é fácil e rápido.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar