O que os resultados do Bradesco nos dizem — e as empresas que você deveria evitar
Algumas companhias conseguem atravessar uma possível tempestade com números sólidos por servirem a uma parcela da população de poder aquisitivo mais elevado; confira algumas delas

Você deve ter visto que o Bradesco (BBDC4) divulgou resultados horrorosos e que surpreenderam negativamente boa parte do mercado nesta semana.
Para falar a verdade, nem todo mundo ficou assim tão surpreso. Eu mesmo sugeri uma put do Bradesco um pouco antes da divulgação do balanço, já esperando por um resultado ruim. No dia seguinte, na quarta-feira (9), os assinantes do Flash Trader colocaram um belo lucro no bolso, já que esse tipo de opção se valoriza com quedas fortes.

Mas, apesar de eu adorar, o texto de hoje não é sobre opções.
Na verdade, eu quero aproveitar o resultado do Bradesco para mostrar quais empresas você deveria evitar nos próximos meses.
Está mais difícil pagar as contas
Os resultados ruins do Bradesco estão intimamente ligados a uma piora da capacidade de seus clientes pagarem pelos empréstimos. O banco tem uma carteira com grande peso de clientes com perfil de crédito mais arriscado, concentrado em pessoas físicas com renda mais baixa e pequenas e médias empresas.
Esses dois segmentos costumam ser os mais vulneráveis e os primeiros a sofrerem quando as condições macro começam a piorar. No Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central do Brasil de novembro, alguns dados chamaram bastante a atenção. No gráfico abaixo, vemos que a parcela da renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas tem crescido na média, e atingiu o maior patamar desde 2018.
Leia Também

Isso mostra que, de maneira geral, o brasileiro está com mais dificuldades para pagar as dívidas, mas não explica tudo.
O gráfico abaixo é bem mais esclarecedor. Ele mostra a evolução dos chamados Ativos Problemáticos (empréstimos inadimplentes) por faixa de renda. Nele vemos claramente que a parcela da população que ganha até cinco salários mínimos é que tem tido problemas para pagar os seus empréstimos, enquanto a parcela mais rica nunca esteve tão "em dia".

Na mesma linha, um estudo recente do FGV IBRE constatou que, apesar de ser responsável por apenas 19% do crédito, famílias com renda de até 2 salários mínimos respondem por 37% do volume de inadimplência no país.
- ESTÁ GOSTANDO DESTE CONTEÚDO? Tenha acesso a ideias de investimento para sair do lugar comum, multiplicar e proteger o patrimônio.
O luxo sofre menos
Essa maior dificuldade de pagar as dívidas não deveria ser uma grande surpresa, já que a inflação passou a consumir uma parcela maior do salário. Todos nós sentimos o impacto do aumento nos preços do aluguel, do leite, do combustível entre tantos outros produtos e serviços que têm atrapalhado o poder de compra da população, especialmente das classes menos favorecidas.
Tudo isso é importante porque implica em menor consumo, especialmente de produtos e serviços voltados para as classes C, D e E.
É por isso que há algum tempo nas séries da Empiricus temos defendido algumas empresas que tendem a atravessar uma possível tempestade com números sólidos, justamente por servirem à parcela da população de poder aquisitivo mais elevado e menos afetada pela piora das condições econômicas.
A Iguatemi (IGTI11), dona de alguns dos shoppings mais nobres do país, é uma delas. Aliás, os resultados do 3T22 foram muito fortes mais uma vez.

Outra que atua em um nicho premium e que tem surpreendido positivamente trimestre após trimestre é a Arezzo.

É claro que não basta que a empresa seja focada nos públicos A e B para que seja considerada um bom investimento neste momento. Há inúmeros casos de empresas ruins que atuam neste nicho (Le Lis Blanc, por exemplo) ou empresas boas que negociam por múltiplos que não valem a pena.
No entanto, neste ambiente difícil, de desaceleração econômica e menor disponibilidade de renda para consumo, especialmente nas classes mais baixas, faz sentido procurar alguns bons nomes de "luxo" para ajudar a sua carteira na travessia.
Tanto Iguatemi como Arezzo estão na carteira recomendada do Oportunidades de Uma Vida, que é oferecida aos assinantes do Palavra do Estrategista. Se quiser conhecer, deixo aqui o convite.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy
AINDA TEM DESCONTO
Saudade do Tesouro IPCA+ 8%? Este investimento ainda oferece até IPCA+ 14% — com isenção de imposto de renda
23 de setembro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O fantasma que assombra as eleições e as contas públicas, a reunião entre EUA e China e o que mais move o mercado hoje
22 de setembro de 2026 - 8:38INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Dois gigantes à mesa, um mundo em combustão: o que está em jogo no encontro entre Trump e Xi Jinping
22 de setembro de 2026 - 7:48O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O que o Bradesco fará com R$ 10 bilhões na conta e como resolver o buraco fiscal em 4 passos: o que ler hoje
21 de setembro de 2026 - 8:15PLANO A
Se você quer investir para o longo prazo, esta é a pergunta que deve se fazer antes das suas escolhas
20 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje
18 de setembro de 2026 - 8:11SEXTOU COM O RUY
Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?
18 de setembro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
17 de setembro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As PMEs na disputa com gigantes no marketplace, o sobe e desce dos juros no Brasil e nos EUA e o que mais move os mercados
15 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como os grandes investidores buscam ganhar com o trade eleitoral, o império de bolos de R$ 800 milhões, e a última pesquisa eleitoral: o que ler hoje
14 de setembro de 2026 - 8:06TRILHAS DE CARREIRA
O fim da carreira em 3 fases: por que a transição profissional está se tornando a norma no mercado
13 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como resolver briga por aluguel em uma fração do tempo e do custo, as oportunidades na bolsa de valores e o que mais agita o mercado hoje
11 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O retorno da Petz Cobasi (AUAU3), a crise no STF e o que mais movimenta os mercados hoje
9 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Imposto sobre herança e doações pode ficar mais caro, payroll afeta juros nos EUA e qual o risco do IPCA +8%: os mercados hoje
8 de setembro de 2026 - 8:14INSIGHTS ASSIMÉTRICOS