Venda em maio e vá embora, diz um famoso ditado do mundo financeiro. Por aqui, a frase gringa está mais para lenda do que para sugestão de investimento. Ao menos é o que indica o Ibovespa, que terminou o mês em alta.
O pregão desta terça-feira (31) foi marcado pela volta dos negócios em Nova York após o feriado do Memorial Day. Os temores de aceleração da inflação pesaram sobre Wall Street e, por lá, as bolsas encerraram o dia em queda.
Dados que mostraram um salto nos preços reacenderam as preocupações sobre o ritmo de aperto monetário dos bancos centrais e também fizeram a maioria dos mercados europeus recuar hoje.
Já o Ibovespa, que está mais acostumado a navegar cenários inflacionários um tanto quanto caóticos, ignorou as preocupações do exterior e operou em alta durante boa parte da sessão.
Não foi fácil, contudo, sustentar os ganhos. Afetado pelo recuo dos papéis da Petrobras — que acompanharam a volatilidade do petróleo no mercado internacional —, o índice da bolsa brasileira chegou a operar no vermelho perto do final da tarde.
Mas, assim como a petroleira, o Ibovespa voltou ao campo positivo perto do fechamento e encerrou com uma alta de 0,29%, aos 111.350 pontos. No mês, o avanço foi de 3,22%.
Já o dólar, que passou o dia em queda, se aproximou da estabilidade no final da tarde. Novamente influenciada pelo cálculo da última Ptax do mês, a moeda norte-americana fechou com leve queda de 0,02%, cotada em R$ 4,7526. O recuo foi maior em maio: 3,85%.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
CRISE DE GOVERNANÇA
Caso Natura (NTCO3): após fiasco do ‘vazamento’ de resultados, diretora de relação com investidores renuncia ao cargo. Em 20 de abril, o Seu Dinheiro mostrou que a empresa teve reuniões com o sell side para ‘alinhar as expectativas’ para o balanço.
DISPUTA DIGITAL
Abre o olho, Nubank (NUBR33)! Inter (BIDI11) chega aos 20 milhões de clientes, mas tem um desafio pela frente. Apesar do avanço, o número de clientes ativos do BIDI11 cresce em um ritmo menor que a base total, o que representa um problema para o banco digital na disputa com o NUBR33.
QUE FOGUETE!
Cardano (ADA) dispara mais de 20% após criar ‘ponte’ com ethereum (ETH); bitcoin (BTC) tem alta moderada em meio à recuperação do mercado de criptomoedas. O dia é de recuperação para os ativos digitais, que buscam se distanciar do mercado tradicional e caminhar com as próprias pernas.
A GREVE ATRAPALHOU
Os testes do Real Digital foram adiados: confira qual a previsão para o lançamento da “criptomoeda” do BC. A moeda digital iniciaria a fase de ensaios ainda esse ano, mas a greve dos servidores atrapalhou os planos.
MONEY TIMES
Confira 5 fundos imobiliários de escritório que podem subir até 18%, segundo o Safra. De acordo com o banco, os FIIs de lajes corporativas vão se beneficiar do crescimento das empresas e da falta de oferta de novas áreas para os próximos anos.