Os principais lançamentos de carros em 2022, avanço da ômicron, Shoppee favorita no Brasil, bitcoin e outros destaques do dia
Confira as principais novidades entre os quase 50 novos modelos de automóveis descobertos pela Lucia Camargo Nunes que devem chegar às lojas neste ano

Estar em condições de fazer planos pode ter sido um privilégio de poucos no passado. Hoje é parte fundamental do nosso cotidiano.
Seja no âmbito pessoal, na carreira, na administração de uma empresa ou na condução dos famosos planos quinquenais dos chineses, dificilmente uma meta será alcançada sem o estabelecimento de diretrizes claras.
Mas o ato de planejar requer muito mais do que tempo para pensar. É preciso definir foco, estratégia e - acima de tudo - um objetivo verossímil.
Também é preciso aprender com os erros e saber que, mesmo quando tudo parece minuciosamente planejado, quase sempre ocorre algo inesperado.
E enfrentar imprevistos tendo um planejamento é estar quilômetros à frente de quem não pôde - ou não quis - estabelecer um plano de ação.
Desde o início de 2020, quando a pandemia ameaçou jogar todos os planos na lata de lixo, quase todo o mundo precisou alterar drasticamente seus planos.
Leia Também
Porquinho chinês ou inglês? A origem do nosso cofrinho e o que esperar dos mercados hoje
Rodolfo Amstalden: O Tarcísio Trade está morto?
De festas de casamento e reuniões de amigos ou familiares a lançamentos de produtos e projeções de receita, quem não tinha planos rodou na pista. E quem tinha pôde alterá-los ou simplesmente adiá-los.
Com as medidas restritivas, talvez nem todos tenham se dado conta, mas a indústria automobilística colocou o pé no freio, literalmente.
À pandemia somou-se uma crise na cadeia global de suprimentos que paralisou linhas de montagem pelo mundo e gerou demoradas filas de espera por carros novos. Faltaram borracha, plástico e - talvez o mais importante hoje em dia - semicondutores.
Mas isso não impediu a indústria automotiva de seguir planejando. Os grandes lançamentos foram adiados. Mas parece ter chegado a hora de colocá-los na rua.
A Lucia Camargo Nunes fuçou as gavetas das montadoras e descobriu quase 50 novos modelos com lançamento programado para 2022.
Os primeiros 40 você ficará conhecendo na reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro. E amanhã você ficará sabendo sobre os oito lançamentos de carros elétricos previstos para este ano.
O que você precisa saber hoje
ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas operam sem direção de olho no aperto monetário dos EUA, ômicron se espalha pelo mundo e Ibovespa deve focar em dados de serviços do dia. Com a agenda esvaziada, os investidores permanecem atentos às falas de dirigentes do Federal Reserve sobre a alta nos juros.
GUERRA DO E-COMMERCE
Shopee ultrapassa Mercado Livre e se torna a queridinha dos clientes brasileiros; Magazine Luiza e Via ficam para trás. Empresa asiática que veio disputar as vendas pela internet no país aparece com o maior índice de satisfação dos clientes, segundo pesquisa do Bank of America.
PEDRA NO SAPATO
Fed pode ser impedido de atuar como banco de varejo nos EUA após emissão de dólar digital; entenda por quê. O presidente do principal banco central do mundo, Jerome Powell, confirmou perante o Congresso que a autoridade monetária teria capacidade para entrar nesse segmento.
MEMÓRIA
Morre fundador do Bob’s, a primeira rede de fast food da América do Sul; conheça a história do empresário e ex-tenista. Robert Falkenburg tinha uma forte ligação com o Brasil. Ele foi casado por 75 anos com a brasileira Lourdes Mayrink Veiga Machado, com quem teve 2 filhos.
MONEY TIMES
Rede D’Or ou Fleury? Veja qual ação de saúde comprar agora, segundo a Genial. Enquanto a Rede D'Or deve ser pressionada no curto prazo, analistas veem bom desempenho da receita do Fleury no 1º trimestre de 2022 devido ao aumento dos exames de Covid-19.
VÍDEO
Bitcoin (BTC) dispara com inflação nos EUA; maior cripto do mercado é usada como proteção contra alta nos preços. O repórter Victor Aguiar explica como é possível comprar moedas digitais com desconto hoje no YouTube do Seu Dinheiro.
Uma ótima quinta-feira para você!
Do coice à diplomacia: Trump esmurra com 50% e manda negociar
Para além do impacto econômico direto, a nova investida protecionista de Trump impulsiona um intrincado jogo político com desdobramentos domésticos e eleitorais decisivos para o Brasil
Felipe Miranda: Carta pela moderação (e cinco ações para comprar agora)
Com todos cansados de um antagonismo que tem como vitoriosos apenas os populistas de plantão, a moderação não poderia emergir como resposta?
Para quem perdeu a hora, a 2ª chamada das debêntures da Petrobras, e o que mexe com os mercados hoje
Futuros de Wall Street operam em queda com guerra tarifária e à espera de dados da inflação ao consumidor (CPI) e balanços trimestrais de gigantes como JPMorgan e Citigroup
A corrida da IA levará à compra (ou quebra) de jornais e editoras?
A chegada da IA coloca em xeque o modelo de buscas na internet, dominado pelo Google, e, por tabela, a dinâmica de distribuição de conteúdo online
Anatomia de um tiro no pé: Ibovespa busca reação após tarifas de Trump
Em dia de agenda fraca, investidores monitoram reação do Brasil e de outros países ao tarifaço norte-americano
O tarifaço contra o Brasil não impediu essas duas ações de subir, e deixa claro a importância da diversificação
Enquanto muitas ações do Ibovespa derretiam com as ameaças de Donald Trump, um setor andou na direção oposta
Trump na sala de aula: Ibovespa reage a tarifas de 50% impostas pelos EUA ao Brasil
Tarifas de Trump como o Brasil vieram muito mais altas do que se esperava, pressionando ações, dólar e juros
Rodolfo Amstalden: Nem cinco minutos guardados
Se um corte justificado da Selic alimentar as chances de Lula ser reeleito, qual será o rumo da Bolsa brasileira?
Quando a esmola é demais: Ibovespa busca recuperação em meio a feriado e ameaças de Trump
Investidores também monitoram negociações sobre IOF e audiência com Galípolo na Câmara
Sem avalanche: Ibovespa repercute varejo e Galípolo depois de ceder à verborragia de Trump
Investidores seguem atentos a Donald Trump em meio às incertezas relacionadas à guerra comercial
Comércio global no escuro: o novo capítulo da novela tarifária de Trump
Estamos novamente às portas de mais um capítulo imprevisível da diplomacia de Trump, marcada por ameaças de última hora e recuos
Felipe Miranda: Troco um Van Gogh por uma small cap
Seria capaz de apostar que seu assessor de investimentos não ligou para oferecer uma carteira de small caps brasileiras neste momento. Há algo mais fora de moda do que elas agora? Olho para algumas dessas ações e tenho a impressão de estar diante de “Pomar com ciprestes”, em 1888.
Ontem, hoje, amanhã: Tensão com fim da trégua comercial dificulta busca por novos recordes no Ibovespa
Apetite por risco é desafiado pela aproximação do fim da trégua de Donald Trump em sua guerra comercial contra o mundo
Talvez fique repetitivo: Ibovespa mira novos recordes, mas feriado nos EUA drena liquidez dos mercados
O Ibovespa superou ontem, pela primeira vez na história, a marca dos 141 pontos; dólar está no nível mais baixo em pouco mais de um ano
A história não se repete, mas rima: a estratégia que deu certo no passado e tem grandes chances de trazer bons retornos — de novo
Mesmo com um endividamento controlado, a empresa em questão voltou a “passar o chapéu”, o que para nós é um sinal claro de que ela está de olho em novas aquisições. E a julgar pelo seu histórico, podemos dizer que isso tende a ser bastante positivo para os acionistas.
Ditados, superstições e preceitos da Rua
Aqueles que têm um modus operandi e se atêm a ele são vitoriosos. Por sua vez, os indecisos que ora obedecem a um critério, ora a outro, costumam ser alijados do mercado.
Feijão com arroz: Ibovespa busca recuperação em dia de payroll com Wall Street nas máximas
Wall Street fecha mais cedo hoje e nem abre amanhã, o que tende a drenar a liquidez nos mercados financeiros internacionais
Rodolfo Amstalden: Um estranho encontro com a verdade subterrânea
Em vez de entrar em disputas metodológicas na edição de hoje, proponho um outro tipo de exercício imaginativo, mais útil para fins didáticos
Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA
Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF
Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano
Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF