🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Entenda como equilibrar a razão e a emoção para investir nos fundos de investimento que vão proporcionar ainda mais retorno ajustado ao risco no longo prazo

É importante reconhecer emoções presentes em cada situação para saber como contorná-las racionalmente. Conheça as cinco críticas mais recorrentes de investidores sobre multimercados e como superar cada uma delas

14 de janeiro de 2022
12:11
LUCRO
Imagem: Shutterstock

Quer você esteja certo ou errado, sempre tem razão.

Para os interessados na filosofia estóica, às vezes pode parecer que a proposta é eliminar a emoção do jogo e adotar uma postura blasé, indiferente, mas pragmática.

Meu entendimento é outro: devemos reconhecer emoções presentes em cada situação, identificar nossas resistências à mudança e contorná-las, equilibrando razão, desejo de controle e emoção.

No Brasil de juros extremos, dos 2% aos dois dígitos em velocidade recorde, os fundos multimercados costumam estar no meio do tiroteio.

Desafiados por investidores de renda fixa e de ações, a classe costuma ser mal compreendida dentro de um portfólio. Ora é comparada com títulos públicos e privados; ora é questionada por não ganhar com a alta da Bolsa.

Hoje, trouxe as cinco críticas mais recorrentes que recebemos de investidores sobre multimercados e um pouco de racionalidade para contornar cada uma delas. 

1. Gestão profissional: não tente isso em casa

“Por que pagar taxas para um gestor se posso comprar os ativos diretamente?”

Natural para muitos investidores que estão começando em fundos, esse questionamento vai de encontro ao conceito de multimercados: aquele que pode operar em vários mercados.

Mesmo que eu ou algum dos três leitores negocie coroa norueguesa, opere a inclinação da curva de juros no México ou faça uma operação comprada em Vale e vendida em mineradoras australianas, isso não será fácil ou barato o suficiente para compensar a execução da estratégia.

Paga-se, no mínimo, por acesso e escala, mas, além disso, pela experiência de equipes com décadas de mercado desbravando e ganhando dinheiro em diferentes mercados e instrumentos.

2. Custo: o maior pedaço do bolo para você

“No longo prazo, o gestor ganha mais do que o investidor!”

Em 1940, o corretor de ações americano escreveu o clássico e bem-humorado livro “Where are the Customers’ Yacht?”, que expõe a situação de um visitante que chega a Nova York e encontra os aconselhadores financeiros com seus iates novos na casa de praia, mas nenhum cliente.

Com taxas de administração de 2% ao ano e de performance de 20% sobre o que exceder o CDI para a maior parte da indústria de multimercados, é claro que isso importa.

No entanto, pagamos bem por bons profissionais. A equipe de um neurocirurgião, os honorários de um advogado e uma reforma completa na casa não são coisas baratas.

Como regra de bolso, não gostamos de multimercados que ficam com mais de 50% do retorno gerado acima do CDI, no longo prazo. Por isso, prefira os que tomam mais risco.

3. Diversificação: o paradoxo dos juros

“Multimercado só ganha quando o juro cai!”

Narrativas se adaptam à situação. Com uma taxa Selic baixa, de 2%, o investidor preferia fundos de ações, defendendo uma relação linear e inversamente proporcional dos juros de curto prazo e valuation das ações. Com os juros se aproximando de 11%, o investidor prefere a renda fixa.

O argumento é de que os multimercados só ganhariam dinheiro com a queda dos juros, mas que, neste caso, é melhor comprar logo ações.

Mas se não são os gestores que operam em vários mercados, justamente os mais capazes para ganhar dinheiro “tomados” em juros, com a alta das taxas, quem são?

O resultado misto da indústria em 2021 mostra que vários dos melhores da indústria conseguiram operar nas duas direções e capturar boa parte da alta de juros – SPX, Gávea, Vinland, Vista, Ibiuna e Kapitalo, por exemplo.

Na prática, eles existem para gerar uma nova fonte descorrelacionada de retorno e não para se aproveitar unicamente do direcional de uma classe.

4. Liquidez: é para seu próprio bem (e bolso)

“30 dias para o dinheiro cair na conta?!”

De um lado, gastamos e imobilizamos o patrimônio por décadas em imóveis completamente ilíquidos acreditando ser um investimento que ganhará da inflação – e, na prática, é.

De outro, 30 dias parece uma eternidade para o investidor em multimercados.

Não existe almoço grátis: ou você dá autonomia para o gestor ganhar dinheiro como bem entender, desde que siga seu mandato, ou ele precisa deixar uma boa parte do dinheiro em caixa para honrar resgates dos mais ansiosos.

Sempre preferimos e defendemos investir em prazos de resgate mais esticados, mas o gráfico abaixo é o melhor argumento.

A linha azul é uma carteira comprada com o mesmo peso em todos os multimercados que já existiram na indústria com liquidez de pelo menos um dia útil nos últimos 17 anos, rebalanceada mensalmente. A linha vermelha é o mesmo raciocínio considerando apenas fundos com liquidez de pelo menos dez dias úteis:

Embora ambos tenham entregado retornos nominais acima do CDI, é expressiva a diferença histórica de ter escolhido multimercados menos líquidos.

5. Desempenho: traders e haters de benchmark

“Bater o CDI é muito fácil, quero ver é bater a inflação (ou o IMA-B, o Ibovespa, o dólar...)!”

Com carteiras diversificadas, multimercados devem ter como benchmark o custo de capital do investidor, o que conseguimos ganhar sem correr risco nenhum. No Brasil, comprar Tesouro Selic, remunerando 100% da Selic (e do CDI, são praticamente iguais), é a referência.

É importante deixar claro que isso não depende do cenário. O fato de o IPCA de 10,1% em 2021 ter sido mais do que o dobro do CDI não é um bom argumento para o conceito de custo de capital ser alterado.

Se não defendemos comprar e vender fundos no curto prazo, é muito menos recomendável que o investidor seja trader de benchmark, migrando de um fundo para outro em que pareça mais difícil de bater o benchmark.

Como analistas, uma das coisas que nos preocupamos em uma nova gestora é se, após os dois primeiros anos, os sócios têm conseguido remunerar bem seus analistas, gestores e time de operações. Com um benchmark mais rígido do que deveria, o tiro pode sair pela culatra e a gestora não ser competitiva.

Sobre desempenho, a figura anterior também se encaixa aqui, pois a média da indústria não só bateu o CDI como ganhou com uma folga ainda mais expressiva do IPCA – a linha cinza, bem distante.

Mas a média é... a média. Você deveria buscar os melhores fundos de investimento, aqueles que vão ganhar ainda mais retorno ajustado ao risco no longo prazo.

Um abraço,
Bruno

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar