🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Diworsification: Diversificar a carteira de ações não é suficiente; saiba como escolher antes de montar seu portfólio

Diversification significa diversificação e worse significa pior. Ao combinar as duas, temos algo como ‘pior diversificação’. A palavra explica o fenômeno que acontece quando a diversificação mais atrapalha do que ajuda

20 de setembro de 2022
13:22
renda fixa variável carteira diversificada
Imagem: Shutterstock

A primeira vez que eu li essa palavra esquisita que virou título desta CompoundLetter foi durante a minha primeira viagem de carro para Florianópolis — eu estava no banco do passageiro e não do motorista. 

Na ocasião, eu lia pela primeira vez o livro One Up On Wall Street ou, na versão traduzida para o português, "O Jeito Peter Lynch de Investir”, um dos meus livros favoritos.

O livro foi escrito pelo próprio Peter Lynch, considerado um dos maiores investidores de todos os tempos. 

Os ensinamentos de Peter Lynch

Ele foi o gestor responsável pela carteira do Fidelity Magellan Fund entre 1977 e 1990. Durante esses 13 anos ele bateu o mercado em 11, conseguindo uma performance de 29% ao ano. 

Não à toa, o fundo saiu de US$ 14 milhões para US$ 18 bilhões em ativos sob gestão.

Dos vários ensinamentos que ele traz no livro, um deles é que para ser bem sucedido investindo em ações você deve investir somente naquilo que conhece. 

Uma das formas de se fazer isso é buscando entender os fundamentos de uma empresa presente no seu dia-a-dia e que você tenha interesse em estudar. 

Dessa forma, será mais prazeroso entender se o produto ou serviço que a empresa vende é bom, se os clientes estão satisfeitos, se ela cresce receita com rentabilidade, se a ação oferece algum potencial de retorno etc.

Os retornos ao investidor

Apesar do histórico consistente do fundo, poucos cotistas (se é que houve algum) conseguiram obter o mesmo resultado. 

O próprio Lynch diz que calculou que o cotista médio do fundo ganhou cerca de 7% durante o mesmo período. 

Isso aconteceu porque, na média, o cotista entrava quando a cota do fundo estava nas alturas e saía nas mínimas. 

Não é novidade que o investidor tem uma tendência comportamental de comprar na alta e vender na baixa.

Embora eu goste de estudar sobre vieses comportamentais, meu objetivo na CompoundLetter de hoje é falar sobre o tal diworsification.

A diworsification

Pro gringo a palavra é intuitiva: diversification significa diversificação e worse significa pior. Ao combinar as duas, temos algo como 'pior diversificação'. 

Logo, essa palavra esquisita explica o fenômeno que acontece quando a diversificação mais atrapalha do que ajuda. 

Essa má alocação de capital pode acontecer não só em uma carteira de ações, como também no dia-a-dia de uma empresa. 

O portfólio da IMC

A IMC — dona do Viena, Frango Assado e Pizza Hut no Brasil — que o diga.

Nas palavras do próprio CEO da empresa, ao crescer comprando vários negócios em vários países diferentes (EUA, Panamá, Colômbia, México e Porto Rico), a IMC "virou uma empresa com um portfólio vasto mas complexo, com negócios muito diferentes e sem sinergias".

Apesar disso, o anúncio não deixa de ser um bom indicativo pra frente já que a IMC mostra que não está insistindo no erro — e, cá entre nós, nem se quisesse — dado o atual nível de alavancagem com um juro alto corroendo o resultado.

A pergunta que fica é: será que ela vai conseguir vender os ativos da Colômbia ou será que, ciente do atual endividamento da companhia, um futuro comprador vai esperar mais um pouquinho pra fazer uma oferta? Eu tendo a ficar mais com a segunda opção. A ver.

A má diversificação da carteira de ações

Apesar dos pesares, esse é um exemplo clássico de uma empresa que diversificou mal, mas que agora está tentando corrigir os erros cometidos no passado.

Trazendo esse conceito para uma carteira de ações, apesar de muito se falar em "não deixar todos os ovos no mesmo cesto" e de minimizar o erro adicionando novas ações descorrelacionadas entre si, eu sou do time que acredita que é preferível ter poucas ações, mas entendê-las profundamente, do que ter muitas ações e mal conhecê-las.

Eu não estou falando para você colocar todo o seu dinheiro em uma tese de investimento até porque você tem que evitar ao máximo o risco da ruína (da falência, propriamente dita). 

Mas coloque dinheiro em algo somente se souber os motivos pelos quais está investindo naquilo.

O que diz Peter Lynch sobre a escolha de ações

Recorro (mais uma vez) à Peter Lynch para sustentar esse argumento.

Na página 239 da versão em inglês do livro, ele diz que é preferível comprar quantas ações você desejar desde que atenda aos seguintes requisitos:

  1. Você tenha alguma vantagem; e 
  2. Você tenha descoberto uma oportunidade interessante que passou pelo seu processo de análise. 

Talvez seja uma única ação, ou talvez seja uma dúzia de ações. 

Talvez você tenha decidido se especializar em turnarounds [casos transformacionais] ou ativos cíclicos e decidiu comprar vários deles. 

Uma diversidade tola

Não adianta diversificar em empresas desconhecidas apenas pela diversidade. Uma diversidade tola é o "duende" dos pequenos investidores

Dito isto, não é seguro carregar apenas uma ação, porque apesar do seu esforço analítico, a que você escolher pode ser vítima de circunstâncias imprevistas. 

Em carteiras menores, eu me sentiria confortável em possuir entre três e dez ações.

Se você conseguir encontrar 20 teses de investimento e entendê-las profundamente, vá em frente. Só cuidado para não 'diworsificar' a sua carteira, pois o cesto de ovos pode estar furado.

Food For Thought

Charlie Munger, o sócio bilionário de Warren Buffett e uma grande inspiração para mim, não é apenas um dos melhores investidores do mundo, mas também um dos maiores sábios que o mundo já viu. 

Em 2007, em um discurso de 37 minutos para os formandos da USC Law School, Munger discorre sobre alguns valores universais que o ajudaram durante sua vida. Entre eles, a constante busca por conhecimento dos mais variados assuntos.

"Constantemente vejo pessoas subindo na vida que não são as mais inteligentes, às vezes nem as mais diligentes, mas são máquinas de aprendizado. Elas vão para a cama todas as noites um pouco mais sábias do que eram quando se levantaram, e cara, isso ajuda, especialmente quando você tem uma longa corrida pela frente. [...] Então, se a civilização só pode progredir com um método avançado de invenção, você só pode progredir quando aprende o método de aprendizagem. Nada me serviu melhor em minha longa vida do que o aprendizado contínuo. Passei a vida praticando constantemente (porque se você não praticar, você perde) a abordagem multidisciplinar e não posso dizer a vocês o quanto isso fez por mim. Tornou a vida mais divertida, tornou-me mais construtivo, tornou-me mais útil para os outros e tornou-me imensamente rico."

Abraço,
Matheus Soares

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar