🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

3 tendências de tecnologia para você investir em 2023

Um ano como esse faz qualquer um repensar se realmente deve ou não investir em tecnologia. Para te ajudar a responder essa pergunta, vou listar as 3 maiores oportunidades que eu vejo em 2023

29 de dezembro de 2022
5:59 - atualizado às 11:03
Dedo aponta para gráfico de ações de tecnologia
Mercados - Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. 

Definitivamente, 2022 não foi um bom ano para o investidor de tecnologia.

Depois de uma década marcada por retornos expressivos, as ações do segmento (e de vários outros correlatos a ele), sofreram.

Não raro, entre as empresas que ficaram conhecidas como "unprofitable techs" (empresa de tecnologia que não dão lucro), os prejuízos acumulados em 2022 são da ordem de desvalorizações acima de 70%.

Um ano como esse faz o investidor repensar muitas coisas. Entre elas, se ele realmente deve ou não investir no segmento.

Para te ajudar a responder essa pergunta, eu vou listar abaixo as 3 maiores oportunidades que eu vejo no setor, em 2023.

1 - Invista junto com o governo americano

Em agosto de 2022, escrevi uma coluna detalhando o pacote bilionário de investimentos públicos aprovado nos EUA, pela gestão Biden.

Entre as prioridades no governo americano estão os investimentos no renascimento da indústria de semicondutores nos EUA, mas principalmente o investimento em energias renováveis.

Painéis solares, turbinas eólicas, energia distribuída, infraestrutura nacional de postos de abastecimento para veículos elétricos… todos esses itens serão amplamente incentivados pelo governo Biden em 2023 (e além) com uma série de benefícios fiscais.

Neste ano, no portfólio de ações especulativas que eu construo na Empiricus, tivemos casos de sucesso com a First Solar, a maior produtora de painéis solares dos EUA, um investimento em que conseguimos mais do que duplicar o capital investido.

Essa tendência é uma das que deverá permanecer forte em 2023, com novidades possivelmente em novas tecnologias como as tão esperadas baterias.

2 - Várias empresas de tecnologia serão adquiridas, trazendo ótimos retornos para o investidor

Em setembro de 2022, escrevi uma coluna falando sobre o como a desvalorização das ações de tecnologia criou a oportunidade de consolidação no mercado.

De grandes empresas a fundos de private equity, não faltam interessados em levantar cheques bilionários para comprar essas empresas a preços de banana.

Então na coluna eu mencionei três ações de tecnologia que estavam abandonadas e poderiam ser alvos nos próximos meses.

Em menos de três meses, a Coupa Software (Nasdaq: COUP) — uma das empresas que eu selecionei —, recebeu uma proposta de aquisição por um valor cerca de 70% superior às mínimas da ação no ano.

Essa tendência de consolidação provavelmente se estenderá para 2023 e você certamente deveria estar à caça de empresas que podem ser alvos para o investidor. 

Se quiser conhecer as minhas preferidas, uma delas já foi, mas ainda faltam duas

3 - Claro, 2023 é o ano da inteligência artificial

Se você é um leitor recorrente desta coluna, deve ter notado que já faz algumas semanas que eu estou obcecado pelos avanços da inteligência artificial.

Basicamente, hoje eu tenho ao meu lado o algoritmo ChatGPT aberto o dia inteiro em uma das minhas telas.

A maturação dos produtos de inteligência artificial em 2023 será uma das grandes tendências de tecnologia e, com ela, trará o renascimento de algumas ideias que foram aniquiladas pela realidade em 2022, como o conceito do metaverso.

Em 2023, imagino que todas as grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Adobe e tantas outras anunciem a inclusão de algoritmos como esses em seus “bundles” de assinatura.

Outras formas de desintermediação do conhecimento técnico emergirão, como algoritmos capazes de criar modelos 3D, fazer simulações físicas e design de produtos, todos eles recebendo com inputs apenas texto. Ou seja, apenas a criatividade de qualquer pessoa, dotada ou não de conhecimento técnico.

Claro, muito disso ainda é especulativo, mas sobre isso eu tenho uma certeza:

Enfim, você pode contar comigo em 2023 para te trazer, nesta coluna, todas as principais novidades e oportunidades de investimento em inteligência artificial.

Boas festas!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar