🔴 +35 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM MARÇO – VEJA GRATUITAMENTE

Cotações por TradingView

3 tendências de tecnologia para você investir em 2023

Um ano como esse faz qualquer um repensar se realmente deve ou não investir em tecnologia. Para te ajudar a responder essa pergunta, vou listar as 3 maiores oportunidades que eu vejo em 2023

29 de dezembro de 2022
5:59 - atualizado às 11:03
Dedo aponta para gráfico de ações de tecnologia
Mercados - Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. 

Definitivamente, 2022 não foi um bom ano para o investidor de tecnologia.

Depois de uma década marcada por retornos expressivos, as ações do segmento (e de vários outros correlatos a ele), sofreram.

Não raro, entre as empresas que ficaram conhecidas como "unprofitable techs" (empresa de tecnologia que não dão lucro), os prejuízos acumulados em 2022 são da ordem de desvalorizações acima de 70%.

Um ano como esse faz o investidor repensar muitas coisas. Entre elas, se ele realmente deve ou não investir no segmento.

Para te ajudar a responder essa pergunta, eu vou listar abaixo as 3 maiores oportunidades que eu vejo no setor, em 2023.

1 - Invista junto com o governo americano

Em agosto de 2022, escrevi uma coluna detalhando o pacote bilionário de investimentos públicos aprovado nos EUA, pela gestão Biden.

Entre as prioridades no governo americano estão os investimentos no renascimento da indústria de semicondutores nos EUA, mas principalmente o investimento em energias renováveis.

Painéis solares, turbinas eólicas, energia distribuída, infraestrutura nacional de postos de abastecimento para veículos elétricos… todos esses itens serão amplamente incentivados pelo governo Biden em 2023 (e além) com uma série de benefícios fiscais.

Neste ano, no portfólio de ações especulativas que eu construo na Empiricus, tivemos casos de sucesso com a First Solar, a maior produtora de painéis solares dos EUA, um investimento em que conseguimos mais do que duplicar o capital investido.

Essa tendência é uma das que deverá permanecer forte em 2023, com novidades possivelmente em novas tecnologias como as tão esperadas baterias.

2 - Várias empresas de tecnologia serão adquiridas, trazendo ótimos retornos para o investidor

Em setembro de 2022, escrevi uma coluna falando sobre o como a desvalorização das ações de tecnologia criou a oportunidade de consolidação no mercado.

De grandes empresas a fundos de private equity, não faltam interessados em levantar cheques bilionários para comprar essas empresas a preços de banana.

Então na coluna eu mencionei três ações de tecnologia que estavam abandonadas e poderiam ser alvos nos próximos meses.

Em menos de três meses, a Coupa Software (Nasdaq: COUP) — uma das empresas que eu selecionei —, recebeu uma proposta de aquisição por um valor cerca de 70% superior às mínimas da ação no ano.

Essa tendência de consolidação provavelmente se estenderá para 2023 e você certamente deveria estar à caça de empresas que podem ser alvos para o investidor. 

Se quiser conhecer as minhas preferidas, uma delas já foi, mas ainda faltam duas

3 - Claro, 2023 é o ano da inteligência artificial

Se você é um leitor recorrente desta coluna, deve ter notado que já faz algumas semanas que eu estou obcecado pelos avanços da inteligência artificial.

Basicamente, hoje eu tenho ao meu lado o algoritmo ChatGPT aberto o dia inteiro em uma das minhas telas.

A maturação dos produtos de inteligência artificial em 2023 será uma das grandes tendências de tecnologia e, com ela, trará o renascimento de algumas ideias que foram aniquiladas pela realidade em 2022, como o conceito do metaverso.

Em 2023, imagino que todas as grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Adobe e tantas outras anunciem a inclusão de algoritmos como esses em seus “bundles” de assinatura.

Outras formas de desintermediação do conhecimento técnico emergirão, como algoritmos capazes de criar modelos 3D, fazer simulações físicas e design de produtos, todos eles recebendo com inputs apenas texto. Ou seja, apenas a criatividade de qualquer pessoa, dotada ou não de conhecimento técnico.

Claro, muito disso ainda é especulativo, mas sobre isso eu tenho uma certeza:

Enfim, você pode contar comigo em 2023 para te trazer, nesta coluna, todas as principais novidades e oportunidades de investimento em inteligência artificial.

Boas festas!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A Oi (OIBR3) é uma pechincha? Se você quer ter um sono tranquilo e bons lucros, olhe para outra empresa do setor

1 de março de 2024 - 6:05

Essa companhia distribuiu R$ 4,8 bilhões em dividendos e, como o grosso do investimento em fibra parece ter ficado para trás, a expectativa é de que esses proventos aumentem ainda mais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Solução de quatro estados

29 de fevereiro de 2024 - 20:02

Como faremos para balancear extremos opostos por meio de um único instrumento mediano nos mercados financeiros?

Diário de Bordo

O que eu penso sobre o bitcoin?

28 de fevereiro de 2024 - 10:29

Diário de Bordo de 28 de fevereiro de 2024

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Campos Neto e Powell navegam em águas incertas: o que esperar dos próximos passos dos banqueiros centrais para os juros

27 de fevereiro de 2024 - 6:29

A trajetória das taxas de juros no Brasil e nos EUA será decisiva para as expectativas dos investidores e a direção dos ativos de risco

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Qual o caminho mais rápido e efetivo para o sucesso no mercado?

26 de fevereiro de 2024 - 20:03

Seja lá qual for o caminho do sucesso, ele começa por uma boa educação. Nada é mais estruturante e transformacional.

LINHA D'ÁGUA

Por que FoFs de previdência privada serão os grandes vencedores das mudanças recentes na tributação

26 de fevereiro de 2024 - 18:46

Esse tipo de fundo mantem a mesma característica tributária de um exclusivo de previdência, mas, por ser um fundo coletivo, de varejo, não tem o limite de R$ 5 milhões de patrimônio

DE REPENTE NO MERCADO

Fênix à solta: Weg (WEGE3) ressurge como ‘fábrica de bilionários’; Oi (OIBR3) deixa de ser penny stock e Nvidia ‘fura’ a bolha da inteligência artificial

25 de fevereiro de 2024 - 12:00

E mais: estrategista-chefe recomenda 3 ações que estão em ‘raríssimo momento na bolsa’ e por que você deveria correr para comprar um imóvel logo

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

SEXTOU COM O RUY

Um Big Mac depois da academia: A ação da Petrobras (PETR4) continua subindo, mas é por causa do governo ou apesar dele?

23 de fevereiro de 2024 - 6:31

Petrobras estabeleceu recentemente um novo recorde de valor de mercado, mas a razão para isso é diferente daquela que a direção da empresa acredita ser

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Falácia da troca de narrativa

21 de fevereiro de 2024 - 20:01

Os movimentos de precificação de mercado estão cada vez mais sujeitos ao “arco narrativo”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies