🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

2023 vai ser o ano de proteger a sua carteira! Saiba como se preparar para o próximo ano e veja tudo o que mexe com o seu bolso

Fábio Kanczuk, ex-diretor de política econômica do Banco Central, traça um panorama macroeconômico para te ajudar a orientar seus investimentos em 2023

26 de dezembro de 2022
8:45 - atualizado às 8:46
Miniatura de um homem encarando pilhas de moedas | bolsa dividendos
Imagem: Shutterstock

Caro leitor,

A semana entre o Natal e o Ano Novo é, para a maioria das pessoas, mais “parada” em termos de trabalho - e no mercado financeiro não é diferente.

O período costuma ter uma liquidez reduzida na bolsa, mas isso não significa que os investidores não estejam pensando sobre o que fazer com o seu dinheiro.

Entre as pessoas físicas, muita gente aproveita a época justamente para fazer um balanço do ano que passou e traçar uma estratégia para aquele que vai começar. E, para 2023, é bom estar realmente preparado.

Nesta segunda (26), publicamos no Seu Dinheiro a primeira reportagem da nossa série especial sobre onde investir em 2023.

Abrimos com uma entrevista exclusiva da repórter Flavia Alemi com Fábio Kanczuk, head de macroeconomia da Asa Investments e ex-diretor de política econômica do Banco Central.

Convidamos Kanczuk para traçar um panorama macroeconômico para o próximo ano, a fim de dar a você, leitor, uma noção geral dos mares pelos quais os seus investimentos terão que navegar em 2023.

E a expectativa do ex-BC não é muito animadora. Kanczuk está bem pessimista com o novo governo e aconselha o investidor pessoa física a proteger a sua carteira.

Nos primeiros dias de janeiro, publicaremos reportagens acerca das melhores oportunidades de investimento em cada classe de ativos, como já virou tradição.

Mas, por ora, você já pode começar a traçar as linhas gerais que nortearão os seus investimentos no ano que vem com base nos insights dessa entrevista. Recomendo muito a leitura!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Sem Nova York para se orientar, Ibovespa mantém no radar os novos nomes do governo Lula. Semana de liquidez reduzida começa com bolsas americanas fechadas devido ao feriado de Natal. Por aqui, investidores seguem de olho nos indicados para compor o novo governo. Acompanhe tudo que acontece nos mercados hoje.

EVITANDO TRANSTORNOS
O que aconteceu com o ganhador da Mega da Virada que não foi buscar o prêmio? Autor de aposta feita pelo canal eletrônico da Caixa não reivindicou o prêmio, e o dinheiro foi repassado ao Fies. Saiba o que fazer para não correr o mesmo risco.

ACORDO
Pilotos e comissários aceitam proposta de empresas e encerram a greve. Durante a paralisação, os voos foram suspensos nos aeroportos de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.

TRANSIÇÃO DE GOVERNO
Lula escolhe senador do PSD como ministro da Agricultura. De acordo com membros da cúpula do governo petista, Carlos Fávaro vai assumir a pasta.

MERCADO IMOBILIÁRIO
O preço dos imóveis vai continuar subindo em 2023? Alta média de preços dos imóveis residenciais nos 12 meses encerrados em outubro foi de 14,7%. Veja o que esperar para o próximo ano.

AUTOMÓVEIS
Polo Track tem a missão de suceder o lendário Gol, mas será que ele dá conta do recado? A versão de entrada do modelo será lançada pela Volkswagen em fevereiro e tem a missão de suceder o Gol. Entenda se vale a pena ter um na garagem.

OPORTUNIDADE
Banco do Brasil abre concurso para 6 mil vagas com salário de R$ 3,6 mil. No total, o concurso oferece 4 mil vagas para início imediato e outras 2 mil para o cadastro de reserva.

Um ótimo dia para você!

Compartilhe

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

CRYPTO INSIGHTS

Os sinais favoritos para entender o curto prazo do bitcoin (BTC)

14 de maio de 2024 - 19:17

A tendência macroeconômica é de expansão de liquidez, e os indicadores de curto prazo que mais gosto estão favorecendo a tese de que estamos próximos do fundo local para a mais recente correção do mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Vai piorar antes de melhorar? Milei começa a arrumar uma Argentina economicamente destruída

14 de maio de 2024 - 6:01

Em poucos meses, Milei conseguiu diminuir inflação, cortar os juros e aumentar reservas do Banco Central da Argentina, mas custo social é alto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O real vai morrer aos 30?

13 de maio de 2024 - 20:01

A decisão do Copom na semana passada foi inequivocamente ruim. Quando você tem um colegiado dividido entre os “novos” e os “velhos”, alimentam-se os piores medos. O Copom deveria saber disso.

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

SEXTOU COM O RUY

Bolsa barata não basta: enquanto os astros locais não se alinham, esses ativos são indispensáveis para a sua carteira

10 de maio de 2024 - 6:07

Eu sei que você não tem sangue de barata para deixar todo o patrimônio em ações brasileiras – eu também não me sinto confortável em ver os meus ativos caindo. Mas há opções para amenizar as turbulências internas.

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Selic — uma decisão com base em dados, não em datas

8 de maio de 2024 - 16:42

Hoje em dia, ao que parece, tudo tem que terminar cedo, e bebidas alcoólicas são proibidas. Por conseguinte, os debates deram lugar a decisões secas e comunicados pragmáticos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Divididos entre o conservadorismo salutar e a cautela exagerada, Copom e Campos Neto enfrentam um dilema

7 de maio de 2024 - 6:18

Os próximos passos do Copom dependem, em grande medida, da reação da economia norte-americana à política monetária do Fed

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mantendo a esperança nas bolsas americanas

6 de maio de 2024 - 20:01

Começamos maio de forma bem mais positiva do que foi abril — sigo uma regra que, se não infalível, tem uma taxa de acerto bastante alta: se o payroll for positivo, o mês será positivo para as bolsas americanas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar