Menu
2021-03-05T20:17:12-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
expandindo a produção

PetroRio aumenta participação em campo no pré-sal e ações sobem mais de 7%

Empresa passa a deter 64,3% da concessão, que tem potencial para produzir mais de 140 milhões de barris de óleo

5 de março de 2021
12:52 - atualizado às 20:17
PetroRio
Imagem: Divulgação

Enquanto a Petrobras (PETR4) sofreu recentemente com os efeitos da intervenção do governo federal em seu comando, a PetroRio (PRIO3) aproveitou a alta do preço do petróleo no mercado internacional e viu suas ações valorizarem 37% no ano até o pregão de quinta-feira (4) – para efeito de comparação, a Petrobras caiu 21,4% no mesmo período.

E esta alta acumulada dos papéis da PetroRio ficou ainda maior ao final da sessão de hoje, depois que a notícia de que ela está expandindo sua presença no campo de Wahoo fez as ações subirem mais 7,60%, a R$ 100,06.

Elevando a produção

Ontem, após o fechamento do mercado, a PetroRio anunciou que fechou um acordo com a Total para a aquisição da participação de 28,6% da petroleira francesa no campo de Wahoo, na Bacia de Campos, região do pré-sal.

Somada à parcela adquirida da BP no final do ano passado, a participação da PetroRio na concessão passará a ser de 64,3%, quando concluídas as duas transações.

Com descoberta de óleo em 2008 e teste de formação realizado em 2010, a empresa informou que Wahoo, ainda em fase pré-operacional, tem potencial para produzir mais de 140 milhões de barris, considerando a totalidade do campo.

A PetroRio estima uma produtividade média inicial superior a 10 mil barris por dia por poço, e uma produção que poderá superar os 40 mil barris por dia em Wahoo.

Uma das grandes vantagens deste campo, para a companhia, é que ele fica a cerca de 35 quilômetros do campo de Frade, onde ela já atua. A ideia da PetroRio é perfurar quatro poços produtores e dois poços injetores e conectá-los à unidade flutuante de armazenamento e transferência (FPSO, na sigla em inglês) que atua em Frade, reduzindo custos.

A PetroRio fechou 2020 com uma produção total de 26 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boepd), batendo recorde histórico.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

em meio à crise

Em reunião com empresários, Bolsonaro defende vacinação e diz não ter preocupação com CPI da Covid

Presidente e ministros participaram de uma videoconferência com o grupo que reúne os 50 maiores grupos privados do País

seu dinheiro na sua noite

Ação da Moura Dubeux caiu 50% desde o IPO. Ficou barata?

O ano de 2020 começou promissor para a economia brasileira e com boas perspectivas para a chegada de novas empresas à bolsa. A temporada de IPOs se iniciou nos primeiros dias de fevereiro, com a estreia da construtora Mitre, seguida da empresa de tecnologia Locaweb. Mais para meados do mês, vimos a abertura de capital […]

ampliação de sortimentos

Lojas Americanas compra Imaginarium e prevê aumentar marcas próprias

Companhia anunciou aquisição do Grupo Uni.co, mas não revelou valores; com negócio, Americanas avança sobre varejo especializado em franquias

FECHAMENTO

Mercado olha desconfiado para Orçamento e Ibovespa acompanha queda do exterior; dólar fica estável

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado, os investidores acabaram optando pela cautela

Prioridade na Casa

Câmara aprova requerimento de urgência sobre projeto de privatização dos Correios

A medida permite que a proposta “fure” a fila de votação de projetos e pode agilizar o processo de desestatização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies