O bilionário Jorge Paulo Lemann, um dos sócios do fundo 3G - controlador de gigantes como AB InBev, Kraft Heinz e Burger King - disse achar que o ambiente de negócios no Brasil tem oportunidades.
"Tem muito desconforto por aqui, e com isso muita oportunidade. Acho que o desconforto gera muita oportunidade", disse nesta quinta-feira (28) em evento online promovido pelo Credit Suisse.
Lemann fez grande parte da carreira no mercado financeiro: o empresário foi um dos sócios do banco Garantia, onde colocou em prática uma cultura baseada em meritocracia, com objetivo de formar líderes e transformá-los em sócios.
"Quando eu comecei no Garantia tinha muito jovem ansioso por ganhar dinheiro", lembrou o bilionário. "Hoje eu diria que o jovem está menos interessado em ganhar dinheiro".
Para Lemann, quem começa atualmente no mercado de trabalho busca também um ambiente "bom" e uma empresa que está "contribuindo para o país".
"Mas nós gostávamos de pessoas que corriam atrás das coisas como um fanático", disse o bilionário. "Hoje, os fanáticos precisam estar muito mais bem preparados, em termos de entender o que os clientes querem".
Lemann também comentou que tem sido um aprendizado tentar acompanhar as empresas e ver quais serão um sucesso - porque, diz o empresário, "o método antigo, em termos de conferir a rentabilidade hoje, já era". "Estou aprendendo todo dia como é que se avalia isso", disse.