Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-09-29T23:28:02-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
entrevista

BC briga para recuperar a credibilidade e poderia ter acelerado alta da Selic, diz economista-chefe da gestora Garde

Para Daniel Weeks, BC passou mais tempo do que o necessário com a sinalização de que manteria taxa de juros muito baixa; ele avalia que aumento poderia ter sido de 1,25 ponto e que discussão sobre fim do ciclo de ajustes ainda não acabou

22 de setembro de 2021
20:52 - atualizado às 23:28
Daniel Weeks, economista-chefe da Garde.
Daniel Weeks, economista-chefe da Garde. - Imagem: Rafael Renzo / Divulgação / Garder

A 'briga' do Banco Central é para recuperar a credibilidade perante o mercado após passar mais tempo do que o necessário com a Selic a 2%, com o instrumento de forward guidance, diz o economista-chefe da gestora Garde, Daniel Weeks.

Para o especialista, a autoridade monetária poderia ter acelerado a alta da taxa básica de juros nesta quarta-feira (22).

O BC anunciou a elevação da Selic em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano, no quinto aumento seguido dos juros, e contratou um ajuste da mesma magnitude na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Weeks lembra que, na reunião anterior do Copom, o BC havia sinalizado que olharia para as expectativas de inflação e de serviços — "e isso de lá para cá piorou bastante". "Dito isso, ele poderia aumentar em 1,25 ponto para justamente para não correr riscos".

Desde a última reunião do Copom, em agosto, a expectativa para o IPCA ao final de 2022 subiu de 3,80% para 4,10%, segundo o boletim Focus. A Selic terminaria este ano a 8,25%, de acordo com a publicação.

"Dado que o BC está usando os números do Focus, de taxa a 8,25% ao final deste ano e depois a 8,5%, me surpreendeu a projeção feita por ele de inflação a 3,7% em 2022. Nosso cenário era de 3,6% e o mercado falava em 3,5%", diz o economista da Garde.

A gestora espera uma taxa básica de juros a 8,25% no final desse ano, mas que o ciclo de ajustes continue até a taxa chegar a 9% no começo de 2022.

Weeks diz que o comunicado que acompanhou a decisão desta quarta trouxe justamente uma mudança para o território contracionista, não mais do patamar neutro.

"Vejo mais duas altas de 1 ponto neste ano, e em fevereiro a gente vai discutir se vem mais um ajuste na mesma proporção ou se o BC fará um ajuste menor".

 Daniel Weeks, economista-chefe da gestora Garde.

Segundo o economista, o mercado esperava que o BC sancionasse um ciclo maior de ajustes. Ele também aponta como "interessante" a Selic a 8,5% no próximo ano, como cita o Copom, porque leva a inflação para a meta apenas em 2023. "Isso pode sugerir um ciclo de altas maior".

"Você em tese está acima do neutro com a taxa a esse patamar. Era de se esperar uma inflação abaixo da meta em 2023 e isso não aconteceu. Não sei se o BC está vendo um aumento da taxa de juros implícita, mas isso a gente está para descobrir com o relatório de inflação", diz Weeks.

O economista-chefe da Garde prevê que a curva de juros deve desinclinar um pouco, com alívio para o dólar e bolsa "mais ou menos em reação neutra". Em um prazo maior, ele admite que os ativos de risco perdem um pouco da atratividade, com um apelo maior da renda fixa, considerando ainda a eleição de 2022.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

De olho nos serviços financeiros

Depois da compra da Neoway, B3 (B3SA3) investe US$ 10 milhões em rodada de investimentos na startup Pismo

Com o investimento, a B3 busca aproximar ainda mais a relação com um fornecedor-chave para desenvolvimento futuro em seus mercados

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa desaba junto com o teto de gastos, e lançamento do Auxílio Brasil é adiado

Hoje o Ibovespa viveu um dia sangrento, muito semelhante aos jogos macabros da série-fenômeno que turbinou o balanço da Netflix no terceiro trimestre – e o saldo foi uma queda de quase quatro mil pontos em uma única rodada. No exterior, o dia foi ameno, mas dentro de casa a coisa complicou antes mesmo de o pregão […]

Destaques da mineradora

Produção de minério de ferro da Vale (VALE3) sobe 18% no terceiro trimestre, mas vendas ficam próximas à estabilidade

O número também superou as expectativas dos analistas, que projetavam um total inferior ao registrado entre julho a setembro do ano passado

FECHAMENTO DO DIA

Auxílio Brasil fora do teto de gastos apavora Ibovespa, e índice perde quase 4 mil pontos; dólar e juros disparam

O ministério da Cidadania chegou a anunciar um evento para lançar o novo programa social, mas com a bolsa indo abaixo dos 110 mil pontos, a festa não teve clima para continuar. O anúncio foi cancelado por ora, mas vai ser preciso mais do que isso para tranquilizar o mercado

Batatinha frita 1-2-3

Na Netflix (NFLX34), a virada operacional e financeira veio no Round 6 — e deu impulso ao balanço do terceiro trimestre

A Netflix (NFLX34) deu um salto no número de novos assinantes no trimestre, reanimando um ano que estava péssimo — tudo graças a Round 6

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies