Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-02-01T18:15:14-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
MOVIMENTO ESPECULATIVO

Prata é novo alvo do “efeito GameStop” e atinge máxima em 8 anos

Diversos sites de negociação de metais preciosos citam dificuldades para suprir a demanda por prata. Grupo de usuários quer levar grandes prejuízos aos bancos e fundos de Wall Street

1 de fevereiro de 2021
8:31 - atualizado às 18:15
barras de prata
Imagem: Shutterstock

Aparentemente, os usuários do Reddit seguem encontrando novas formas de mexer com a cabeça dos grandes investidores de Wall Street e o movimento que chacoalhou as bolsas americanas na última semana parece longe de acabar. 

Depois de se organizarem em fóruns na rede social Reddit para inflar os preços de ações de pouca liquidez, com o intuito de levar prejuízo a grandes fundos de hedge de Wall Street, pequenos investidores parecem ter encontrado um novo ativo para ser alvo do movimento especulativo. 

Primeiro foram as ações da GameStop. Agora o grupo "WallStreetBets" decidiu atacar o mercado de metais preciosos. A especulação levou a cotação futura da prata a disparar nesta segunda-feira, levando o metal a atingir a sua máxima em 8 anos. Os pequenos investidores também estão de olho no desempenho do iShares Silver Trust ETF, um fundo de índice que replica o desempenho da prata. 

O movimento começou a ser sentido ainda na semana passada, quando o ativo subiu cerca de 6%, e impulsionou a alta das bolsas asiáticas durante a madrugada. Nas últimas horas, a prata para março chegou a disparar 10,37%, a US$ 29,66 a onça-troy. 

A meta do grupo segue sendo levar prejuízos bilionários aos grandes bancos e fundos de Wall Street. A escolha do novo alvo se deu após os participantes do fórum concluírem que as grandes instituições estão suprimindo o preço do ativo há muito tempo. 

Esse frenesi sem precedentes em busca da prata física tem sobrecarregado o mercado. A APMEX, uma das maiores varejistas online de metais preciosos, emitiu um comunicado informando que não será possível aceitar ordens de compra de alguns produtos devido à grande demanda. E ela não foi a única. SD Bullion, Money Metals e outras companhias que negociam prata também emitiram avisos semelhantes. 

Segundo a CNN Business, esse movimento é diferente do visto com as ações da GameStop. Enquanto no caso anterior os fundos estavam apostando na queda dos ativos, nos últimos anos os grandes investidores vêm mostrando um otimismo com a prata, com o metal sendo negociado próximo da sua máxima. 

Os famosos gêmeos Winklevoss, desafeto de Mark Zuckerberg e entusiastas do bitcoin, mostraram apoio ao movimento nas redes sociais.

"Se for provado que o mercado de prata é fraudulento, devemos acreditar que o mercado de ouro será o próximo. Implicações ENORMES especialmente para países que desdolarizaram sua economia e bancos centrais com grandes reservas de ouro. #silversqueeze"

"As ramificações de um #silversqueeze não podem ser subestimadas. Se for exposto que há mais ordens sobre a prata do que a prata real, não apenas o retorno seria enorme, mas o ouro seria o próximo. #Bitcoin corrige isso."

*Com informações da CNN Business

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Ele está de volta?

Setores fazem pressão por volta do horário de verão

Criado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas e adotado em caráter permanente a partir de 2008.

MANOBRAS

Juiz põe no banco dos réus ex-gestores do banco Máxima por gestão fraudulenta

O Banco Máxima S.A. informa que seus atuais acionistas assumiram a administração do banco em 2018, após aprovação pelo Banco Central, e que os integrantes da antiga gestão não têm mais qualquer relação com a instituição financeira

Foguete? Tô fora!

Warren Buffet: o bilionário que não quer conhecer as estrelas

Enquanto Bezos, Musk e Branson protagonizam a nova corrida especial, o Oráculo de Omaha prefere apenas observar

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies