Com a falta de semicondutores encarecendo o preço de veículos novos e usados e os aumentos constantes no preço dos combustíveis, não está fácil a vida de quem tem ou quer andar sobre quatro ou duas rodas no Brasil. E ela acaba de ficar ainda mais difícil para os paulistas: o IPVA de 2022 ficará até 30% mais caro, em média, no Estado.
A notícia doí ainda mais no bolso porque a data de pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores está bem próxima: o proprietário que quiser um desconto tem de quitar a soma já no próximo mês, ou pagar o total em três parcelas, até março de 2022.
A Secretaria da Fazenda de São Paulo divulgará os novos valores ao longo das próximas semanas, mas, para quem quer se planejar - e, eventualmente, separar parte do 13º salário para cobrir a despesa -, é possível calcular manualmente o valor do imposto.
Como calcular o IPVA 2022
Isso porque o cálculo é feito com base na tabela de veículos produzida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em setembro deste ano.
Para descobrir de quanto será o seu boleto, é preciso encontrar o valor venal do veículo na em questão e multiplicar por 4%. Esse é o percentual da alíquota de imposto para a maior parte dos veículos de passeio. Para quem tem um carro zero quilômetro, o valor utilizado é o que está na nota fiscal.
Vale lembrar a alíquota é menor, de 3%, no caso de veículos movidos exclusivamente à gás ou energia elétrica. Já os carros e motos com 20 anos ou mais são completamente isentos de IPVA no Estado.