Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-09-28T23:13:31-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
desaceleração a caminho

Renda fixa: Por que a Evergrande derruba o Ibovespa, mas alivia o mercado de juros

Desempenho é oposto ao que se poderia esperar quando há pânico no mercado, diz especialista; contratos DIs para janeiro de 2022 caem de 7,09% para 7,08%

20 de setembro de 2021
17:13 - atualizado às 23:13
Ilustração com porcentagem e duas pessoas, simbolizando a alteração na Selic e nos juros
Além do Evergrande, China sinaliza retirada de estímulos do setor imobiliário e bancário, além de dados mais recentes do varejo e da produção industrialImagem: Shutterstock

A crise da dívida da Evergrande, segunda maior incorporadora imobiliária da China, provoca estragos nos mercados globais, incluindo a bolsa brasileira, com o Ibovespa caindo 3%, mas também alivia o mercado de juros futuros na B3.

Por volta das 16h, os contratos de DIs, que podem ser entendidos como a consolidação da média das projeções do mercado para as taxas de juros dentro dos próximos anos, operavam da seguinte forma:

  • Janeiro de 2022: de 7,09% para 7,08%.
  • Janeiro de 2023: de 9,13% para 9,00%
  • Janeiro de 2025: de 10,29% para 10,14%
  • Janeiro de 2027: de 10,75% para 10,55%

-

Para o economista e sócio da BRA Investimentos João Beck, o desempenho é oposto ao que se poderia esperar quando há pânico no mercado.

"[O caso Evergrande] sinaliza uma desaceleração da China. O país vai passar por uma fase de desalavancagem, o que contribui para a queda do preço das commodities, impactando a inflação por aqui", diz.

Beck também lembra de sinalizações de um processo de retirada de estímulos do setor imobiliário e bancário, além de dados mais recentes do varejo e da produção industrial, que vieram abaixo do esperado no país.

A alta dos preços de produtos que o Brasil exporta — soja, por exemplo — é uma das razões para a subida de itens da cesta básica, que tem grande peso sobre a população mais pobre, enquanto o avanço do minério de ferro e petróleo mexem com o custo.

A retomada econômica aliada ao desequilíbrio na cadeia de suprimentos também contribui para o avanço dos preços.

A taxa básica de juros, cujas projeções são sinalizadas nos contratos DIs, é utilizada para controlar a inflação. Atualmente a Selic está em 6,25% e o Banco Central deve anunciar mais um ajuste de um ponto percentual na próxima quarta (22).

  • Antes de continuar, um convite: apresentamos no nosso Instagram uma breve análise sobre o risco de uma "nova crise de 2008" que algumas pessoas vêm comentando e como o governo chinês pode driblar essa situação.

Só a Evergrande explica?

Além da crise de dívida da Evergrande, o sócio da Ajax Capital, Rafael Passos, lembra que nos Estados Unidos o payroll, indicador do mercado de trabalho, mostrou um resultado abaixo do esperado. O especialista fala em desaceleração de crescimento das economias globais.

Passos também justifica o comportamento dos juros futuros com a fala mais recente do presidente do BC, Roberto Campos Neto, que disse que a autoridade monetária não vai alterar seu "plano de voo" a cada novo dado.

"Já vimos algum 'alívio' nas apostas mais hawkish (isto é, de 125-150 bps), sinalizando que o BC deve manter esse ritmo de alta de 100 bps também nessa reunião de setembro", explica o sócio da Ajax Capital.

Ainda no Brasil, a crise hídrica pode afetar o crescimento da economia, o que implicaria em menos pressão sobre os preços, exigindo menos ajustes na Selic, lembra Passos.

Leia também sobre Evergrande e Ibovespa:

Impacto sobre o Ibovespa

A desaceleração da China reduziria o consumo do minério de ferro, impactando a bolsa brasileira e mexendo com o Ibovespa.

Bruno Madruga, responsável pela área de renda variável da Monte Bravo Investimentos, lembra que o índice tem uma grande dependência das commodities metálicas, energia e setor bancário.

"O minério de ferro é muito responsável pela movimentação das ações da Vale, setor de siderurgia e nosso setor imobiliário", diz o especialista.

A commodity também é pressionada por intervenções da China na produção de aço, em uma tentativa de segurar os preços após a disparada do último ano. Acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

*Colaborou Jasmine Olga

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Um brinde

A Ambev (ABEV3) nunca vendeu tanta cerveja como no 3º trimestre. E as ações disparam na bolsa

A gigante de bebidas registrou lucro líquido de R$ 3,6 bilhões no terceiro trimestre, alta de 50% e acima do esperado pelo mercado. Hora de comprar a ação?

MERCADOS HOJE

Entre balanços positivos e nova elevação da Selic, Ibovespa abre o dia instável; dólar avança

Durante turbulências, não é raro que pilotos bem treinados sejam obrigados a alterar o seu plano de voo e apelar para uma pitada de improviso. Com o teto de gastos oficialmente ignorado e as contas públicas cada vez maiores, o mercado já antecipava uma mudança de tora por parte do Banco Central — e foi […]

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em queda após aumento de juros e IGP-M acima do esperado e dólar avança hoje

A agenda de balanços conta com Petrobras e Vale, enquanto o exterior deve sentir cautela antes da inflação nos EUA amanhã

O melhor do Seu Dinheiro

Nem tudo é terra arrasada pela alta dos juros, o mercado pós-Copom e outros destaques do dia

O aperto monetário ressuscitou a renda fixa, com alguns CDBs voltando a pagar taxas de 1% ao mês ou mais.

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje?: Unidos do Aperto Monetário… Nota… Dez!

Como se não bastasse ter que se preocupar com os resultados de Vale e Petrobras, que juntas representam mais de 20% do Ibovespa, ainda teremos que digerir a alta de 150 pontos-base da Selic

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies