Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-09-27T14:19:49-03:00
Estadão Conteúdo
Mais uma na lista

Corretora de criptomoedas Huobi Global, uma das maiores do mundo, restringe negociações na China

A plataforma também informou que retirará gradualmente as contas existentes no gigante asiático até o fim de 2021

27 de setembro de 2021
14:19
China pressiona cotações do bitcoin hoje
Pequim tem agido continuamente para controlar as atividades relacionadas à criptografia. - Imagem: Shutterstock

Uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo disse que fechará todas as contas de usuários na China continental até o final do ano, dias após o banco central do país declarar ilegais todas as transações relacionadas à criptografia.

A Huobi Global, fundada em 2013 e atualmente com escritórios em Cingapura, Coreia do Sul, EUA e outros países, afirmou no fim de semana que parou de permitir que novos clientes da China continental registrem contas. A plataforma também retirará gradualmente as contas existentes no gigante asiático até o fim de 2021 para garantir a segurança dos ativos de seus clientes.

Na segunda-feira, outra grande corretora cripto, a Binance, disse que começou a bloquear recentemente registros de contas usando números de telefones celulares da China. Assim como a Huobi, a Binance também foi fundada originalmente na China. Ambas as empresas têm facilitado as chamadas transações peer-to-peer, conectando pessoas que desejam comprar e vender criptomoedas usando o yuan.

China vs. Bitcoin

Pequim tem agido continuamente para controlar as atividades relacionadas à criptografia, inclusive proibindo as bolsas de operar dentro de suas fronteiras desde 2017 e, mais recentemente, reprimindo a mineração de criptografia e forçando as empresas a mudarem seus computadores para outros lugares.

Mas as pessoas no país continuaram a encontrar maneiras de negociar bitcoin e outras moedas digitais, muitas vezes por meio de transações facilitadas por plataformas que operam no exterior.

Em uma medida mirando tais plataformas, o Banco do Povo da China disse, neste mês, ser ilegal que bolsas estrangeiras atendam residentes do país através da internet. O órgão regulador também alertou seus funcionários sediados na China continental seriam investigados caso continuassem a anunciar ou oferecer serviços ligados a criptomoedas.

Migração cripto

Em comunicado, o cofundador da Huobi, Du Jun, disse que uma parte não especificada dos usuários está na China continental, acrescentando que o fechamento de contas deve ter um impacto sobre a receita no curto prazo. Ele disse ainda que quase 70% dos negócios globais do grupo se dão em outros países e que essa parcela "aumenta continuamente".

A FTX, uma importante bolsa de derivados de criptografia sediada em Hong Kong, mudou recentemente sua sede para as Bahamas, um paraíso fiscal offshore.

Fundador e presidente-executivo da FTX, Sam Bankman-Fried disse no Twitter, no sábado, que as Bahamas são um dos poucos lugares com uma "estrutura compreensiva" para criptomoedas.

A postura dura da China em relação às criptomoedas não se aplica diretamente a Hong Kong, que tem sido um local ativo para a indústria. Mas a cidade está considerando suas próprias regras, incluindo a limitação potencial do negociação a investidores profissionais algo que a FTX já havia implementado preventivamente.

Não deixe de conferir também o nosso Papo Cripto, onde o repórter Renan Sousa conversa com os principais analistas do mercado de criptomoedas, e inscreva-se no canal do Seu Dinheiro no Youtube para mais conteúdos exclusivos. O CFO da Ripio, Bernardo Teixeira, é o convidado desta semana:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Fiscalização em alta

Empresas ligadas à quinta maior criptomoeda do mundo, são multadas por comissão nos Estados Unidos

As empresas irmãs são acusadas de fazerem “declarações falsas ou enganosas” e de “omitirem fatos relevantes” para o mercado sobre a stablecoin tether

AO VIVO

O que muda com a compra da Mosaico (MOSI3) pelo Banco Pan (BPAN4)? CEO do banco e fundador da empresa de tecnologia respondem em live com Felipe Miranda

Para entender o racional da negociação, o sócio-fundador e CIO da Empiricus conversa hoje (15) com Carlos Eduardo Pereira Guimarães e Guilherme Pacheco

Efeito dominó

Mais uma incorporadora chinesa deixa de pagar seus credores; China rompe o silêncio sobre a crise no setor imobiliário

A China Properties Group informou que não fez o pagamento de US$ 226 milhões referentes a uma emissão de notas seniores que vencia hoje

Exile on Wall Street

Dia do professor: cinco lições sobre fundos de investimento para o primeiro dia de aula

Dos brinquedos à maçã (virtual), comemora-se nesta semana as datas dos dois agentes de mudanças mais importantes de uma sociedade. Crianças têm, claro, suas aptidões naturais por exatas, humanas, ciências biológicas e artes em todas as suas formas de expressão. Mas são os professores que catalisam e alavancam esse interesse pelo conhecimento, ensinam a pensar […]

ESQUENTA DOS BALANÇOS

Prévias operacionais embalam as ações de Direcional (DIRR3) e Tenda (TEND3) hoje; veja qual construtora é a favorita dos analistas

Enquanto a Direcional entregou um trimestre de recordes, o foco exclusivo da Tenda no programa Casa Verde e Amarela pode tornar-se um problema

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies