Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Por que lidamos tão mal com os riscos? Este livro pode explicar (e te ajudar a tomar decisões melhores)

“Preparados para o risco” é leitura fundamental para quem quer aprender a lidar melhor com as incertezas que nos rodeiam

Homem tira uma peça de uma torre de madeira, fazendo alusão à gestão de riscos
“Preparados para o risco” apresenta dicas práticas para tomar decisões melhores em cenários incertos. - Imagem: Freepik

Muito provavelmente você já se deparou com manchetes que trazem dados que não dizem muita coisa, ou então já ouviu que existe “X% de chance de o tipo de pessoa Y desenvolver a doença Z”, mas, na prática, quantas pessoas em número absoluto desenvolveram a enfermidade?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se pararmos para pensar, somos expostos a informações sobre riscos o tempo todo, mas não somos “alfabetizados” o suficiente para compreendê-los totalmente. Na prática, isso torna nossa vida bem mais complicada, já que muitas situações ruins poderiam ser evitadas se aprendêssemos desde pequenos, por exemplo, como funcionam os juros do cartão de crédito, quais hábitos de vida podem levar a doenças mais complicadas ou mesmo quais as consequências de sermos controlados pelas mídias sociais. 

Esta reflexão é o mote central de “Preparados para o risco: como tomar boas decisões”, de Gerd Gigerenzer. Uma leitura fundamental para entendermos melhor a estrutura por trás das escolhas que fazemos ‒ ou que somos levados a fazer. 

Riscos conhecidos vs. incertezas

Ao longo do livro, nos deparamos com analogias muito interessantes que buscam explicar a relação psicológica que o ser humano estabelece com os riscos em diversos segmentos da vida. É impossível não se identificar com os exemplos da área da saúde, de finanças, de desastres naturais e até profissionais. 

O autor tem propriedade nessa temática: Gigerenzer é um psicólogo alemão e professor universitário que estudou o uso da racionalidade e da intuição na tomada de decisões

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferente de outro famoso estudioso do comportamento, Daniel Kahneman (autor de “Rápido e Devagar”), Gigerenzer acredita no poder da intuição para se fazer escolhas. Ele afirma que o ambiente em que se está exposto tem que ser levado em consideração, já que há diferenças entre tomar uma decisão em um cenário de riscos conhecidos e em um contexto de incertezas.

Leia Também

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Devoradores de estrelas (Michelin): o que a extinção de um prêmio de sustentabilidade diz sobre a gastronomia?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O plano do Banco do Brasil (BBAS3) para a classe média, a oportunidade no Nubank (ROXO34) e o que mais você precisa saber hoje

O autor também busca desvendar quais aspectos do próprio meio social nos levam a identificar esses “perigos” ainda com tanta ineficiência e defende que há dois impasses principais: as certezas ilusórias que carregamos ao longo da vida e a forma nebulosa com que os riscos nos são comunicados (seja na mídia, no consultório médico ou num escritório de advocacia). 

No fim das contas, essa incapacidade torna-se um ciclo vicioso, porque, se não aprendemos a lidar com riscos nem na época escolar, dificilmente seríamos adultos super capacitados para informá-los da melhor maneira aos outros. 

O livro traz dicas práticas para evitarmos ser manipulados pelo medo e por esperanças irreais. Podemos nos basear em regras simples nas tomadas de decisão, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Considerar números absolutos em vez de porcentagens;
  • Nos apropriar melhor das fontes de informação para não delegarmos escolhas importantes 100% a terceiros;
  • Apostar mais na nossa própria intuição.

Como incluir a alfabetização para o risco já na formação de novas gerações?

Ao final da obra, o autor aponta três tipos de matérias que poderiam ser inseridas no ensino básico e resolver boa parte dos nossos problemas práticos. Ele reforça a importância de termos espaço, ainda na infância, para desenvolver habilidades como pensamento estatístico, regras simples e psicologia do risco. 

O resultado dessa reestruturação? Segundo o autor, uma sociedade com cidadãos mais amadurecidos, habituados a fazer questionamentos e a assumir a responsabilidade por suas decisões. 

“A fim de chegar lá, precisamos começar bem antes da universidade. Mesmo crianças pequenas podem aprender a compreender riscos e probabilidades quando ensinados de forma lúdica. A alfabetização em risco logo nos primeiros estágios da educação será de grande auxílio para a nova geração poder lidar com as incertezas da vida.” ‒ Trecho de “Preparados para o risco”

Quer receber “Preparados para o risco” em casa?

O livro está disponível em português apenas para os assinantes do Empiricus Books, clube de livros sobre finanças, empreendedorismo e negócios. Ela foi trazida para o Brasil exclusivamente para os membros desse seleto grupo de leitores-investidores. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao fazer parte do Empiricus Books, você pode adquirir “Preparados para o risco” na loja exclusiva para assinantes. Além disso, a cada dois meses, você receberá em casa um livro cuidadosamente selecionado pela equipe da Empiricus, com objetivo de enriquecer seu repertório cultural e, eventualmente, também a sua conta corrente com os conhecimentos adquiridos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um homem de camisa azul misturando ouro e commodities em uma tigela. Há outros investimentos ao redor dele, e ele está em uma cozinha 20 de maio de 2026 - 8:45
Uma mesa de escritório antigo. Em cima há um computador de barriga e uma gelatinha com um grampeador dentro. 19 de maio de 2026 - 8:50
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 19 de maio de 2026 - 7:22

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ruído político, curva de juros aberta e um mercado mais cauteloso

19 de maio de 2026 - 7:22
18 de maio de 2026 - 8:18
banco do brasil bbas3 lula ação balanço 15 de maio de 2026 - 6:45
Imagem mostra um centro de distribuição com caminhões à sua frente, e uma estrada dourada levando até o ativo logístico. À direita estão troféus de primeiro lugar 14 de maio de 2026 - 8:55
Copa do Mudo, Brasil, Futebol, Seleção, Bola 13 de maio de 2026 - 19:52

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Jogando de igual para igual com as big techs

13 de maio de 2026 - 19:52
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 13 de maio de 2026 - 8:43
12 de maio de 2026 - 8:54
Trump diante das bandeiras de Irã e Israel 12 de maio de 2026 - 7:23
Bruce Edwards, o novo CEO do CrossFit 9 de maio de 2026 - 9:00
Irã e EUA 6 de maio de 2026 - 20:49
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia