Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Victor Aguiar
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-17T19:19:00-03:00
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os três mosqueteiros do varejo e outros destaques da noite

17 de maio de 2021
19:17 - atualizado às 19:19
Three,Sword,Wearing,Musketeers,With,Hats
Imagem: Shutterstock

Na bolsa e no setor de varejo, a máxima do "um por todos e todos por um" não se aplica. Empresas competem umas com as outras e investidores buscam as melhores aplicações — o "cada um por si" tem bem mais adeptos.

Mas, quem diria, três mosqueteiros juntaram suas espadas para comemorar os bons resultados do primeiro trimestre: no papel de Porthos, apareceu Luiza Trajano, do Magalu; como Athos, veio Ilson Mateus, do Grupo Mateus; e, vestido de Aramis, estava Roberto Jatahy, do Grupo Soma.

As três companhias, afinal, se destacaram num ambiente altamente competitivo. O setor de varejo — seja ele alimentar, de vestuário ou de e-commerce — é difícil, tem margens estreitas e competidores agressivos.

Mas, nessa briga de espadas, os três mostraram-se mais habilidosos que a concorrência. Venderam mais, preservaram mais as margens, ganharam participação de mercado — enfim, saíram vitoriosos da batalha.

E, ainda mais curioso: cada um tem seu estilo próprio na luta. O Magalu continuou avançando no e-commerce, mostrando que não há espadachim igual; o Grupo Soma teve lucro e vendeu mais, apesar do momento duro do varejo de vestuário; o Grupo Mateus cresceu forte tanto no atacarejo quanto nos supermercados comuns.

O Kaype Abreu encarnou Alexandre Dumas e contou a história dos três mosqueteiros do varejo na bolsa — e explica por que seus resultados trimestrais foram tão positivos. A edição completa do best seller está aqui.

MERCADOS

 Ajudado novamente pelo minério de ferro, que puxou a cotação da Vale e siderúrgicas para cima, o Ibovespa fechou em alta e ficou a um triz dos 123 mil pontos. Já o dólar teve um dia de sobe e desce e terminou em leve baixa.

 Mais uma vez, bastou um tweet para que o bilionário Elon Musk perturbasse o frágil equilíbrio do universo cripto. O CEO da Tesla deu a entender que a fabricante de carros elétricos poderia se desfazer dos bitcoins que adquiriu e levou a moeda digital ao menor patamar desde fevereiro.

 O Getninjas se juntou hoje a uma lista que vem crescendo nas últimas semanas: a de empresas que, além de precisarem de descontos para emplacar seus IPOs, estrearam em queda na B3.

 Porém, algumas empresas seguem acreditando que podem superar as adversidades do mercado e buscam a abertura de capital. É o caso da Multilaser e da Invest Tech, que protocolaram pedidos de IPO na CVM nos últimos dias.

EMPRESAS

 Na reta final da temporada de balanços do primeiro trimestre, a Cosan divulgou lucro líquido 28% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Saiba mais sobre o resultado da empresa, que agora inclui também os números da Rumo.

 A guerra dos streamings ganhou mais um capítulo hoje: a norte-americana AT&T está se armando para enfrentar Disney e Netflix e confirmou um acordo para a fusão de seu braço de mídia, a WarnerMedia, com a Discovery. Veja os detalhes do acerto.

ECONOMIA

 O BTG Pactual continua acreditando no bitcoin, independente dos tweets do Elon Musk. O banco de investimentos lançou um fundo com alocação de até 100% na moeda digital e sem taxa de performance.

 O boletim Focus desta semana trouxe de volta aos holofotes uma velha conhecida dos brasileiros. Os analistas consultados pelo Banco Central aumentaram novamente a previsão para o IPCA, índice oficial da inflação, em 2021 e 2022. Confira as projeções.

POLÍTICA

 A reforma administrativa deu mais um passo hoje com a leitura do parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O texto barrou a possibilidade de extinção de autarquias por decreto e ainda deve passar por uma comissão especial antes de ir à votação.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

CARNE FORTE

Marfrig sobe mais de 5% hoje, mas ainda deve saltar 60% nos próximos meses, projeta Bank of America

O Bank of America recalculou as projeções financeiras para o próximo ano e vê a empresa lucrando muito mais do que o previsto no cálculo anterior

DESTAQUES DO DIA

Varejo abaixo do esperado derruba Magazine Luiza (MGLU3), mas companhias aéreas sobem forte com vacinas eficazes contra a ômicron

Enquanto o Magalu recua mais de 8%, as empresas do setor aéreo aproveitam para engatar uma recuperação

bitcoin (BTC) hoje

O rali de fim de ano do bitcoin (BTC) derrapou. E você, novato em criptomoeda, pode ser o culpado

O movimento de queda do bitcoin das últimas semanas veio dos novos investidores em cripto, chamados de short-term holders, segundo a Glassnode

DE OLHOS BEM FECHADOS

O IPO do cheque em branco chega ao Brasil: Alvarez & Marsal quer fazer oferta pública para lançar Spac na B3

Modalidade existe há mais de 20 anos nos EUA, mas ainda é inédita no Brasil; entenda como funciona

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies