Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Victor Aguiar
2021-05-20T18:52:09-03:00
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os 12 trabalhos de Hércules da Cielo e outros destaques

20 de maio de 2021
18:52
image_2021_05_20T21_48_54_690Z
Imagem: Shutterstock, com intervenção de Victor Aguiar

A mitologia da bolsa brasileira é povoada por personagens lendários: grandes bancos, Vale e Petrobras ocupam seus postos entre as divindades do Olimpo; Ambev, B3 e Magalu, com sua vastidão colossal, fazem companhia aos titãs; siderúrgicas, Weg e outras tantas despontam entre os semideuses.

Há personagens trágicos: Smiles e Multiplus tentaram voar para perto do Sol, mas tiveram suas asas queimadas; as empresas X, de Eike Batista, apaixonaram-se pela própria imagem — e quase todas tiveram o mesmo destino de Narciso.

E há a Cielo, que parecia destinada à glória com sua força sobre-humana no segmento de maquininhas de cartão. Mas, após uma série de infortúnios, a companhia agora se vê numa posição difícil — e precisa realizar alguns trabalhos para tentar retornar ao panteão das figuras míticas.

Alinhar o interesse dos acionistas, acelerar a transformação digital, aumentar a oferta de serviços, recuperar as margens e reconquistar a confiança do mercado são algumas das tarefas árduas que a Cielo terá que vencer.

E tudo isso sem descuidar dos rivais: Stone, PagSeguro, GetNet e outras querem roubar o brilho da companhia que já foi uma das mais admiradas da bolsa.

Pois a Cielo tem uma nova liderança para conduzi-la nesse desafio: Gustavo Henrique Santos de Sousa substituirá Paulo Caffarelli na presidência da empresa. O Renato Carvalho e eu listamos os trabalhos de Hércules a serem enfrentados pelo novo CEO — a análise completa está nessa matéria.

MERCADOS

 Para o delírio da torcida, o Ibovespa, que passou a maior parte do dia no vermelho, virou o jogo aos 45 minutos do segundo tempo e fechou em leve alta. Já o dólar teve uma assistência da aprovação da MP da privatização da Eletrobras e encerrou o dia em baixa.

EMPRESAS

 As ações da Localiza e Unidas subiram forte hoje, mesmo após a Superintendência-Geral do Cade apontar problemas na fusão entre as companhias. A Jasmine Olga conversou com analistas e explica o movimento.

 Os Correios também se beneficiaram do intenso crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia. A estatal, que está na fila de privatizações do governo, registrou em 2020 seu melhor desempenho nos últimos dez anos.

 A Hapvida mostrou, mais uma vez, que afundou o pé no acelerador para tornar-se a maior operadora de saúde verticalizada do país. A empresa concluiu a compra da Promed, dona de 240 leitos e de uma carteira com 280 mil beneficiários em Belo Horizonte.

ECONOMIA

 DOC, TED, boleto? Isso tudo está virando coisa do passado: o Pix começa a se tornar o meio de pagamento favorito dos brasileiros. Funcionando há apenas seis meses, o sistema instantâneo do Banco Central já superou o volume financeiro da concorrência.

 Parece que Elon Musk vai ter que encontrar outro motivo para justificar o fim de pagamentos em bitcoin na Tesla. Um estudo recente a respeito do impacto ambiental da mineração da moeda concluiu que ela consome menos da metade da energia do sistema bancário atual.

 Falando em criptomoedas, o governo dos Estados Unidos está fechando o cerco sobre grandes transações dos ativos. A Casa Branca anunciou hoje uma proposta para obrigar que transferências de moedas digitais superiores aos US$ 10 mil sejam reportadas ao Tesouro.

 E as conversas não param por aí: após especulações de que a China estaria trabalhando em uma criptomoeda estatal, o Federal Reserve também comunicou que discutirá a possibilidade de emitir seu próprio ativo

POLÍTICA

 Um novo adiantamento vai atrasar novamente a tramitação da reforma administrativa no Congresso. O relator da proposta avisou que a votação, prevista para hoje, deverá ocorrer apenas na próxima terça-feira (25).

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Maquininhas internacionais

De malas prontas: presidente da Getnet revela planos para o início das operações na Europa em 2022

A empresa se tornou peça-chave nos planos do espanhol Santander de criar uma plataforma global de pagamentos

Renda variável

Na batalha das corretoras, Rico vai zerar taxa em operações com opções

A medida busca tornar a corretora mais competitiva e reforçar a atuação do grupo no ramo da renda variável

Concursos públicos

De olho nos concurseiros, Yduqs anuncia aquisição da plataforma de EaD Qconcursos

Plataforma de cursos preparatórios para concursos públicos tem 412 mil alunos pagantes e mira mercado potencial de 17 milhões de pessoas; valor da operação não foi divulgado

Mostrando as garras

Dirigente do Fed fala em alta de juros em 2022 e admite postura mais agressiva contra inflação

Em entrevista à CNBC, Bullard disse que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) adotou uma posição mais dura no encontro deste mês

Entrando no pet shop

O plano da BRF: colocar comida na sua mesa e ração no potinho do seu pet

A BRF comprou o grupo Hercosul, produtor e distribuidor de ração para cães e gatos, entrando no mercado pet. Entenda o racional da operação

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies