🔴 [EDIÇÃO SPECIAL] ONDE INVESTIR DEPOIS DO COPOM? VEJA AQUI

Cotações por TradingView

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

27 de novembro de 2021
10:47 - atualizado às 10:48
Covid
A piora com a situação da covid-19 afetou os mercados tradicionais e até o bitcoin esta semanaImagem: Divulgação

Caro leitor,

A pandemia de covid-19 ainda não acabou. E parecia que os mercados financeiros globais haviam se esquecido disso. A eficácia das vacinas e o avanço da imunização no mundo fizeram surgir uma luz no fim do túnel, e os investidores já precificavam o retorno à vida normal, com reabertura econômica, demanda aquecida, inflação e juros mais altos.

Em outras palavras, o mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Não o “novo normal”, expressão odiosa para se referir a esse horror pós-pandêmico que ainda estamos vivendo e que é tudo, menos normal.

Pois ontem os mercados globais voltaram a entrar em pânico por conta de uma nova variante do coronavírus identificada na África do Sul. Com muitas mutações em relação às variantes já conhecidas, a ômicron, como foi batizada, está preocupando as autoridades de saúde e já levou uma série de países a restringirem a entrada de viajantes internacionais.

Mesmo antes da descoberta da variante ômicron, porém, o mercado já manifestava alguma cautela em relação ao aumento do número de casos de covid-19 na Europa, na Oceania e mesmo na China, que já havia levado os governos a decretarem novas quarentenas.

A verdade é que continuaremos a viver este inferno enquanto o mundo não tiver uma ampla cobertura vacinal. As novas variantes tendem justamente a surgir em países com poucos vacinados, seja por dificuldade de acesso às vacinas, seja pelo tacanho discurso antivax.

Assim, ironicamente, bem no dia da Black Friday os preços das ações e das commodities despencaram ao redor do mundo - e na bolsa brasileira não foi diferente.

Após uma sequência de altas em dias mais tranquilos, o Ibovespa acabou amargando uma forte queda de 3,93% na última sexta-feira, aos 102.224 pontos, terminando a semana com uma perda de 0,79%. Nesta matéria, a Jasmine Olga resume como foi o pregão de ontem e o que deu o tom dos mercados ao longo da semana.

E a ironia não parou por aí. Na última quinta-feira foi Dia de Ação de Graças, festa cristã dedicada a celebrar a gratidão. Muita gente deve ter agradecido pelo arrefecimento da pandemia e por ainda estar viva e saudável depois de tudo que se passou. Só para no dia seguinte aparecer mais uma bomba, daquelas que abalam a esperança de qualquer cristão.

Confira, a seguir, algumas das melhores reportagens publicadas pelo Seu Dinheiro na última semana:

1. Comprar ou vender ações da bolsa?

Não, não estou falando de ações de empresas negociadas na bolsa brasileira. Estou falando das ações da dona da bolsa mesmo, a B3. Os papéis da companhia acumulam perda de quase 40% no ano, e é claro que o mau desempenho das ações brasileiras tem a ver com isso. Mas há outros motivos.

Nesta reportagem, que também traz um vídeo, o Victor Aguiar explica o que está acontecendo com as ações da B3, faz uma análise do negócio e aponta um caminho: hora de comprar ou vender?

2. Vale a pena ter um Tesla?

Os carros elétricos são o futuro, mas ainda não “pegaram”, e um dos motivos sem dúvida é o preço salgado. Mas como é dirigir e manter um carro elétrico? Quanto custa? Dá para ter um Tesla no Brasil?

Publicamos, na última semana, duas reportagens respondendo a essas perguntas, assinadas pela Lucia Camargo Nunes. Na primeira, ela apresenta tudo que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico; na segunda, quanto custam os veículos à venda hoje no Brasil - e como fazer para ter um Tesla.

3. Aposentadoria sem erro

Na segunda reportagem da nossa série sobre previdência privada, eu falei um pouco dos cinco principais erros que os desavisados cometem na hora de contratar um plano de previdência. Alguns deles podem matar completamente a vantagem do produto. Conheça-os para poder evitá-los.

4. Seleção Empiricus + Seu Dinheiro

Na última semana estreou a nova temporada do programa Seleção Empiricus, que conta com a participação de profissionais da casa de análise e convidados em conversas sobre o mercado. Mas, desta vez, o Seu Dinheiro também está no projeto. O repórter Victor Aguiar é quem comanda o programa, ao lado do analista João Piccioni.

No primeiro episódio, eles receberam Larissa Quaresma e Henrique Florentino, da Empiricus, para falar sobre o Ibovespa em baixa, inflação e suas ações preferidas no momento atual. Caso você tenha perdido a transmissão ao vivo, a gravação continua disponível aqui.

5. Que bitcoin que nada!

Um dos gigantes do mercado financeiro brasileiro que já estão mergulhando no universo das criptomoedas é a Kinea, gestora de fundos alternativos ligada ao Itaú. Em entrevista ao repórter Renan Sousa, na última semana, o analista de pesquisas quantitativas da casa, Rodrigo Zobaran, explicou por que o Ethereum, e não o bitcoin, é a grande aposta da Kinea no mercado cripto.

Uma dica: tem a ver com o metaverso e a tal da web 3.0. As criptomoedas do metaverso, aliás, vêm se destacando imensamente nesse momento de baixa do bitcoin. Enquanto a principal cripto do mundo sofria, teve cripto do metaverso subindo mais de 100%. Nesta matéria, o Renan apresenta cinco dos principais projetos.

Um bom fim de semana para você!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sensação térmica: 60 graus

18 de março de 2024 - 20:02

A semana é recheada de reuniões de política monetária, com decisões de juros na Austrália, Turquia, México, Rússia, Inglaterra e no Brasil

de repente no mercado

O ‘imposto dedo-duro’ que pode te levar pra malha fina, a ação de elétrica ‘preferida’ para março e o seu plano ideal para aposentadoria

17 de março de 2024 - 12:00

E também: evento gratuito discute cenário macroeconômico e descobrimos as ações ‘queridinhas’ dos fundos americanos

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

SEXTOU COM O RUY

Petrobras (PETR4) sem dividendos extraordinários: queda merecida ou oportunidade de compra?

15 de março de 2024 - 6:11

O mercado não puniu as ações da estatal porque só se importa com dividendos: a petroleira já gastou bilhões de dólares em ativos que não bateram a Selic e, em alguns casos, trouxeram prejuízos para a companhia — mas há chance dessa história ser diferente à frente

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Talvez já seja hora de comprar o rali das eleições

13 de março de 2024 - 20:00

“Nada é mais forte do que uma ideia cujo tempo ainda não chegou, mas está chegando em breve”

Diário de Bordo

Ações americanas, criptomoedas, ouro: o apetite ao risco continua vivo

13 de março de 2024 - 9:56

Estamos chegando ao final do primeiro trimestre do ano e, por enquanto, não vemos nenhum sinal de alívio do pulso de liquidez que valorizou os mercados até aqui. O sincronismo nos discursos dos Bancos Centrais, agora focados no afrouxamento monetário, e os gastos “sem dó” da maior parte dos governos pelo mundo afora, tem mantido […]

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corrida do ouro e do bitcoin levou a novos picos históricos, mas até onde vai o fôlego dessa tendência?

12 de março de 2024 - 6:01

O Bitcoin e o ouro atingiram recentemente picos históricos, beneficiados pela redução dos rendimentos dos Treasuries e pela desvalorização do dólar.

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Por que a bolsa brasileira performa tão mal?

11 de março de 2024 - 20:01

Uma dúvida me persegue: por que a Bolsa brasileira performa tão mal? Não falo deste ano ou dos últimos 24 meses… me refiro a intervalos longos

de repente no mercado

O Leão está de volta: ‘start’ na temporada do Imposto de Renda 2024; Gerdau (GOAU4) vs. China e a ‘Nvidia das criptomoedas’ no radar 

10 de março de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na “De repente no mercado”

BOMBOU NO SD

Assembleia da Oi (OIBR3) suspensa, sucessão na Vale (VALE3) e primeiro Fiagro do Brasil decreta vencimento antecipado — veja tudo o que foi destaque na semana

9 de março de 2024 - 13:49

Em uma semana dominada pelo noticiário corporativo, a notícia que bombou na semana no Seu Dinheiro não podia ser outra: a suspensão da assembleia da Oi (OIBR3) para votar o novo plano de recuperação judicial da companhia. A reunião, porém, trouxe novidades. A operadora de telefonia conseguiu a prorrogação do stay period, que é a […]

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies