Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-20T08:39:38-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Previsão do tempo no mercado: formação de bolhas adiante

20 de outubro de 2021
8:39
Uma grande bolha no mercado financeiro
Uma grande bolha no mercado financeiro - Imagem: Shutterstock

De todos os termos do mercado financeiro, poucos representam tão bem o fenômeno que tenta descrever como a “bolha”.

Até mesmo quem não é tão ligado ao mundo das finanças consegue associar o estouro de uma bolha ao fim repentino de um ciclo de valorização.

Por razões diversas, os investidores em vários momentos aceitam pagar por um ativo muito mais do que ele vale, seja por uma crença verdadeira ou por simples cobiça.

A formação de bolhas é parte quase que indissociável da história do capitalismo. Ainda assim, ninguém sabe ao certo quando estamos dentro de uma.

Mesmo que haja uma certa consciência de que “algo de errado não está certo”, é praticamente impossível saber com precisão quando o estouro vai acontecer.

Por exemplo, quando olhamos para os mercados hoje, será que existe uma bolha financeira? Para um dos maiores gestores de fundos do planeta, não há só uma: existem várias em formação.

Stephen Schwarzman é um “tubarão” do mercado — e com pedigree. Ele é CEO e cofundador da Blackstone, gestora norte-americana especializada em investir em participações em empresas (private equity).

Em entrevista ao Seu Dinheiro para divulgar o livro recém-lançado no Brasil, Schwarzman diz que as bolhas em formação hoje estão concentradas no setor de tecnologia.

Será um sinal de tempestade à frente para as bolsas? Vale a pena conferir esta e outras visões do gestor na reportagem da Julia Wiltgen.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Depois de sangria da bolsa com auxílio de R$ 400, Paulo Guedes é foco dos investidores hoje, enquanto exterior olha Livro Bege. Além disso, a atenção dos participantes dos mercados internacionais volta-se para os mais recentes balanços das empresas listadas em bolsa.

CRISE INTERNA
Aumento do auxílio com parte fora do teto ameaça provocar novas baixas na Economia. Assessores de Paulo Guedes trabalham na contenção dos danos após a vitória da ala política sobre a econômica, mas baixas na equipe são esperadas.

DESTAQUES DA MINERADORA
Produção de minério de ferro da Vale (VALE3) sobe 18% no terceiro trimestre, mas vendas ficam próximas à estabilidade. O número superou as expectativas dos analistas, que projetavam um total inferior ao registrado entre julho e setembro do ano passado.

DE OLHO NOS SERVIÇOS FINANCEIROS
Depois da compra da Neoway, B3 (B3SA3) investe US$ 10 milhões em rodada de investimentos na startup Pismo. Com o investimento, a B3 busca aproximar ainda mais a relação com um fornecedor-chave para desenvolvimento futuro em seus mercados.

TRETA SOBRE TRILHOS
Justiça nega à Rumo pedido para interromper autorização de ferrovias à VLI. Disputa envolve trechos cobiçados pela empresa de ferrovias, mas para os quais VLI já havia pedido autorização para construir.

BATATINHA FRITA 1-2-3
Na Netflix (NFLX34), a virada operacional e financeira veio no Round 6 — e deu impulso ao balanço do terceiro trimestre. A empresa deu um salto no número de novos assinantes no trimestre, reanimando um ano que estava péssimo — tudo graças à série sul-coreana.

NA PONTA DO LÁPIS
Quanto custa adotar energia solar em casa? Fizemos as contas para você. Na terceira reportagem da série escrita pela Julia Wiltgen, você fica por dentro dos custos para instalar um sistema residencial de geração de energia solar e informações sobre os potenciais riscos para o seu bolso.

Uma ótima quarta-feira para você!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Raio-X

Análise: Por que a alta da inflação pode ameaçar o pacote de infraestrutura de Joe Biden?

O presidente americano tem ambiciosos planos pela frente, mas a alta da inflação e gargalos estruturais da economia podem alterar o rumo

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies