🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Previsão do tempo no mercado: formação de bolhas adiante

20 de outubro de 2021
8:39
Uma grande bolha no mercado financeiro
Uma grande bolha no mercado financeiro - Imagem: Shutterstock

De todos os termos do mercado financeiro, poucos representam tão bem o fenômeno que tenta descrever como a “bolha”.

Até mesmo quem não é tão ligado ao mundo das finanças consegue associar o estouro de uma bolha ao fim repentino de um ciclo de valorização.

Por razões diversas, os investidores em vários momentos aceitam pagar por um ativo muito mais do que ele vale, seja por uma crença verdadeira ou por simples cobiça.

A formação de bolhas é parte quase que indissociável da história do capitalismo. Ainda assim, ninguém sabe ao certo quando estamos dentro de uma.

Mesmo que haja uma certa consciência de que “algo de errado não está certo”, é praticamente impossível saber com precisão quando o estouro vai acontecer.

Por exemplo, quando olhamos para os mercados hoje, será que existe uma bolha financeira? Para um dos maiores gestores de fundos do planeta, não há só uma: existem várias em formação.

Stephen Schwarzman é um “tubarão” do mercado — e com pedigree. Ele é CEO e cofundador da Blackstone, gestora norte-americana especializada em investir em participações em empresas (private equity).

Em entrevista ao Seu Dinheiro para divulgar o livro recém-lançado no Brasil, Schwarzman diz que as bolhas em formação hoje estão concentradas no setor de tecnologia.

Será um sinal de tempestade à frente para as bolsas? Vale a pena conferir esta e outras visões do gestor na reportagem da Julia Wiltgen.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Depois de sangria da bolsa com auxílio de R$ 400, Paulo Guedes é foco dos investidores hoje, enquanto exterior olha Livro Bege. Além disso, a atenção dos participantes dos mercados internacionais volta-se para os mais recentes balanços das empresas listadas em bolsa.

CRISE INTERNA
Aumento do auxílio com parte fora do teto ameaça provocar novas baixas na Economia. Assessores de Paulo Guedes trabalham na contenção dos danos após a vitória da ala política sobre a econômica, mas baixas na equipe são esperadas.

DESTAQUES DA MINERADORA
Produção de minério de ferro da Vale (VALE3) sobe 18% no terceiro trimestre, mas vendas ficam próximas à estabilidade. O número superou as expectativas dos analistas, que projetavam um total inferior ao registrado entre julho e setembro do ano passado.

DE OLHO NOS SERVIÇOS FINANCEIROS
Depois da compra da Neoway, B3 (B3SA3) investe US$ 10 milhões em rodada de investimentos na startup Pismo. Com o investimento, a B3 busca aproximar ainda mais a relação com um fornecedor-chave para desenvolvimento futuro em seus mercados.

TRETA SOBRE TRILHOS
Justiça nega à Rumo pedido para interromper autorização de ferrovias à VLI. Disputa envolve trechos cobiçados pela empresa de ferrovias, mas para os quais VLI já havia pedido autorização para construir.

BATATINHA FRITA 1-2-3
Na Netflix (NFLX34), a virada operacional e financeira veio no Round 6 — e deu impulso ao balanço do terceiro trimestre. A empresa deu um salto no número de novos assinantes no trimestre, reanimando um ano que estava péssimo — tudo graças à série sul-coreana.

NA PONTA DO LÁPIS
Quanto custa adotar energia solar em casa? Fizemos as contas para você. Na terceira reportagem da série escrita pela Julia Wiltgen, você fica por dentro dos custos para instalar um sistema residencial de geração de energia solar e informações sobre os potenciais riscos para o seu bolso.

Uma ótima quarta-feira para você!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies