Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-09-13T08:29:48-03:00
O melhor do seu dinheiro

A carga pesada da inflação no crédito imobiliário, Eletrobras e Magazine Luiza e outros destaques

13 de setembro de 2021
8:29
Jojo (15)
Pedro e Bino pelas estradas do Brasil / Imagem: Carga Pesada (2003)

Pedro e Bino são caminhoneiros e rodam juntos pelas estradas brasileiras levando na carroceria uma pequena parte do nosso PIB. Os dois conhecem cada palmo de asfalto ou terra que corta o país, com seus incontáveis perigos.

Depois de muitos anos na boleia, Bino decidiu que estava na hora de desacelerar. Pegou as economias de uma vida para dar entrada em uma casinha não muito maior que o espaço compartilhado com o amigo na cabine do caminhão.

Pedro acompanhou o parceiro quando ele se dirigiu a uma agência da Caixa em busca de crédito imobiliário. E ambos ficaram surpresos quando o gerente informou que havia várias modalidades de financiamento disponíveis.

Uma das opções chamou a atenção por contar com taxa de juros e parcelas bem menores que as demais. Mas havia um detalhe: o saldo devedor seria corrigido pelo IPCA, o índice oficial de inflação.

Foi quando Pedro decidiu fazer o alerta:

— É uma cilada, Bino!

O amigo, contudo, decidiu não seguir o conselho. Apesar do histórico de descontrole de preços no país, a inflação naquele momento estava comportada e não havia sinais de que o dragão despertaria.

Só que pouco tempo depois veio a pandemia e, com ela, toda a bagunça na economia que levou o IPCA a disparar e encostar nos dois dígitos novamente.

O resultado é que Bino hoje está devendo ao banco mais dinheiro do que pegou emprestado, mesmo pagando em dia todas as prestações até agora.

Como isso é possível? E o que Bino pode fazer para escapar dessa cilada? A Julia Wiltgen traz nesta reportagem especial a carga pesada do crédito imobiliário corrigido pela inflação.

O que você precisa saber hoje

SEGREDOS DA BOLSA
Trégua política deve destravar pauta dos precatórios enquanto exterior mira em dados de inflação nesta semana. O aceno de paz feito por Bolsonaro trouxe alívio aos mercados semana passada, mas os investidores custam a acreditar que a guerra em Brasília está encerrada.

UM SUSTO E TANTO 
Por que as ações do Magazine Luiza despencaram quase 9%? Varejista liderou as perdas do Ibovespa na sexta-feira na esteira da projeção de uma consultoria estrangeira para a companhia. Hora de vender os papéis?

MAIS UM PASSO 
Para privatizar Eletrobras, Bolsonaro cria nova estatal. ENBpar ficará a cargo da Eletronuclear e da Itaipu Binacional; decreto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial.

PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS 
Estados processam Petrobras por propaganda supostamente enganosa. Procuradores estaduais alegam que a estatal compartilhou informações falsas sobre motivos para a recente alta nos preços dos combustíveis.

EM BUSCA DE RECURSOS 
Via anuncia emissão de R$ 1 bilhão em debêntures. Objetivo da varejista, que é dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, é alongar o perfil da dívida e reforçar o caixa. 

TURISMO SIDERAL 
SpaceX pretende enviar nesta semana a 1ª tripulação totalmente civil à órbita da Terra. Intenção da empresa do bilionário Elon Musk é aproveitar a janela espacial que se abrirá na noite de quarta-feira.

RUMO AO MILHÃO (OU MAIS)
Esticando a corda: quando surgem as grandes oportunidades para quem está em busca do primeiro milhão. Apesar das incertezas do panorama que se desenha, investidores com foco na construção no longo prazo podem ser recompensados em oportunidades como as que ocorrem neste momento.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Crise dos chips

Sem carro zero no mercado, preço de usados sobe até 20% e vendas disparam – carro usado chega a custar mais que um novo

Mercado enfrenta escassez de semicondutores, demanda alta por veículos e prazos longos para a entrega

sem escassez

Fábrica da Tesla em Xangai deve terminar setembro com 300 mil carros produzidos em 2021

Marca será atingida mesmo em meio a uma escassez global de semicondutores, disseram duas fontes da montadora à Reuters

Fim da pandemia

CEO da Pfizer prevê que voltaremos à vida normal dentro de um ano, mesmo com novas variantes do coronavírus

Albert Bourla acredita que vacinação contra a covid-19 se tornarão anuais, para cobrir novas variantes, e que vacinas durarão um ano

ainda não acabou

Controladores da Alliar (AALR3) contratam XP para vender o negócio, diz jornal

Empresa de diagnósticos foi alvo, recentemente, de disputa pelo controle pela Rede D’Or e fundos ligados ao empresário Nelson Tanure

Mais recursos

Democratas aprovam pacote de US$ 3,5 tri no Comitê de Orçamento da Câmara dos EUA

Recursos serão destinados à rede de segurança social e programas relacionados a mudanças climáticas. Obtenção de quase unanimidade para aprovação no Congresso é desafio

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies