🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

O que mexe com seu dinheiro: intervenções do governo da China e seus impactos no mercado, pedido de IPO da Lupo e reação à ata do Fed

19 de agosto de 2021
8:56
bandeira da China
Imagem: Divulgação

É difícil haver uma conversa sobre economia de modo geral, principalmente sobre o mercado de ações, que não envolva a China. Afinal, é impossível ignorar aquela que deve ser a maior economia do mundo em 2030.

Mas a relevância chinesa vai além dos números e do seu tamanho. É possível dizer que o gigante asiático desperta em nós, ocidentais, um misto de curiosidade, fascínio e até mesmo receio.

Como explicar que um país governado com mão de ferro pelo Partido Comunista possa ser uma economia de mercado, aberta para receber investimentos estrangeiros e fazer negócios inclusive com os Estados Unidos?

Não é fácil entender como, mesmo sendo o país de origem da pandemia de covid-19, com 1,4 bilhão de habitantes, a China conseguiu limitar o número de mortes a menos de 5 mil, segundo os números oficiais.

É claro que a história milenar da China é muito rica. Por exemplo, se os ingleses foram os pioneiros no futebol como o conhecemos hoje, os chineses praticavam o tsu-chu, chutando bolas de couro lá por volta do ano 2.500 antes de Cristo.

Mas a fatia da longa trajetória chinesa que pode ajudar a esclarecer (ao menos em parte) a complexidade da relação do país com o restante do mundo, especialmente com o ocidente, está localizada no tempo após a Segunda Guerra Mundial.

E na coluna Seu Mentor de Investimentos, Ivan Sant’Anna conta como essa história, que passa por Mao Tsé-Tung e pelos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, ajuda a entender as intervenções do governo da China que impactam os mercados em todo o planeta.

E ele responde a pergunta: essas intervenções representam risco ou oportunidade para quem investe em ações de empresas brasileiras? Vale conferir a resposta.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Ata do Fed repercute nas bolsas e Ibovespa deve cair hoje com risco fiscal e aumento de cautela no radar. Os bons dias da bolsa brasileira parecem ter ficado para trás e o clima da eleição de 2022 tomou conta das decisões do Congresso.

FERNANDO CIRNE, DA LOCAWEB
Quem ainda não migrou para o e-commerce, fique tranquilo (mas nem tanto). Os empreendedores que se adaptaram rapidamente ao modelo conseguiram aumentar as vendas, mesmo no período de pandemia. E fica claro que o varejista que souber usar o online ganha vantagem em relação ao concorrente.

DESEMPENHO DE ALTO NÍVEL 
Na briga com os gigantes? Caixa mais que dobra lucro e tem melhor segundo trimestre da história – Veja os números. Banco consegue ultrapassar marca importante nos seis primeiros meses de 2021, quando realizou IPO da Caixa Seguridade e saída do Banco Pan.

ROUPA NOVA NA B3
Uma centenária na Bolsa? Lupo protocola pedido de IPO na CVM. O objetivo com a oferta é acelerar o crescimento orgânico e inorgânico da fabricante de roupas íntimas, meias e artigos esportivos. 

DONAS DO ROJÃO
Recuperação judicial da Samarco pode custar R$ 50 bilhões para Vale (VALE3) e BHP; veja por quê. O Ministério Público pede que as empresas, que são donas da mineradora, arquem com todas as dívidas previstas na recuperação.

CHEIA DE ENERGIA
Petrobras (PETR4) amplia oferta de combustíveis e quadruplica geração térmica. Medida da estatal permitiu aumentar a geração termelétrica de suas usinas e clientes de 2 mil megawatts (MW) para quase 8 mil MW.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar