🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

O trem dos balanços chega à estação. Quem vai chorar e quem vai sorrir?

26 de julho de 2021
8:48
Imagem: Shutterstock

Bom dia!

O trem dos balanços do segundo trimestre das empresas de capital aberto na bolsa brasileira está chegando na estação. E com promessa de fartura.

Os lucros devem crescer, e muito, em relação ao mesmo período do ano passado. Mas esse fenômeno tem mais relação com a base de comparação fraca do que com o desempenho das empresas em si.

Afinal, o período de abril a junho do ano passado foi marcado pela fase mais severa das restrições à circulação, ainda no começo da pandemia da covid-19.

Portanto, não basta crescer. É preciso crescer além do esperado pelo mercado para o resultado surpreender de fato. Ao mesmo tempo, os investidores também esperam encontrar pistas sobre como a alta da Selic pode afetar os lucros daqui para frente.

Para os analistas, as empresas de varejo, commodities e tecnologia devem ser os destaques da temporada, junto com os grandes bancos.

Entre as companhias que programaram a divulgação de balanços nesta semana estão nomes de peso como Vale, Ambev e Santander, além da queridinha Weg e da empresa aérea Gol, uma das mais afetadas pelo coronavírus.

A maria-fumaça dos resultados costuma sair em dois horários: antes da abertura e depois do fechamento do pregão da B3. Quem vai chorar, quem vai sorrir? Quem vai ficar, quem vai partir? Embarque nessa viagem e confira o que esperar dos balanços na matéria do Kaype Abreu.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Uma espécie de Cartola do mercado financeiro. Com uma plataforma que simula o investimento em carteiras semelhante ao que permite a escalação de jogadores no Campeonato Brasileiro, a Trademap pretende tornar o investimento em bolsa ainda mais popular. O Renato Carvalho conversou com o diretor da empresa e traz os detalhes para você.

Além dos balanços no Brasil, a semana vem quente nos mercados internacionais. Os investidores vão acompanhar de perto a decisão do Fed sobre a taxa de juros nos EUA e também o cerco da China contra empresas de educação. Saiba o que mexe com os negócios na bolsa.

Os grandes bancos devem ser um dos destaques da temporada de balanços do segundo trimestre. Mas o cenário para o setor financeiro deve seguir complicado, na visão da XP. Saiba o que os analistas da corretora esperam para as ações do bancões.

EMPRESAS

Brumadinho parece ser um episódio que a Vale ainda vai demorar para superar. O sindicato que representa os trabalhadores da mineradora pede uma indenização de R$ 3 milhões por trabalhador atingido no desastre de janeiro de 2019.

Se a tendência atual para as empresas é diversificar os ramos de atuação, a XP deu um passo nessa direção. O banco fará um investimento para ter participação minoritária na edtech Resilia, empresa de educação voltada para a inserção de jovens no mercado de trabalho.

ECONOMIA

A redução dos impostos para empresas pode aumentar o PIB em 1,6% até final de 2023 e compensar a queda de cerca de R$ 30 bilhões na arrecadação. Essa é a conclusão de um estudo do Centro de Liderança Política (CLP), que leva em consideração o projeto apresentado na Câmara dos Deputados.

O relógio vai ser adiantado novamente? Dois anos após ser extinto pelo presidente Jair Bolsonaro, o horário de verão volta a ser debatido como forma de poupar energia diante da crise hídrica. E agora com o apoio de vários setores da economia.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar