🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

A B3 terá uma rival? Oportunidades no segmento de tecnologia, energia solar ganhando força e outras notícias do dia

21 de junho de 2021
9:43
Imagem: Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais

Todo grande herói precisa de um antagonista à altura, nem que seja apenas para realçar seus feitos. Podemos até admitir que Gotham City seria uma cidade muito mais segura sem o Coringa, mas o que o Batman faria se não tivesse o grande inimigo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mesmo acontece nos esportes. Michael Schumacher venceu sete campeonatos da Fórmula 1. Mas como nunca teve rivais à altura, quem costuma ser mencionado como o maior piloto de todos os tempos é o brasileiro Ayrton Senna — ainda que os números sejam amplamente favoráveis ao alemão.

A concorrência incomoda, mas nos obriga a melhorar a todo momento. No mundo dos investimentos, foi a chegada das novas plataformas de investimento como a XP que levou os bancos a diminuírem as taxas de administração dos fundos e melhorarem seus serviços.

Chega a ser até inusitado que justamente em um ambiente tão competitivo como o mercado financeiro um grande monopólio resista praticamente intacto: o da B3.

A dona da bolsa brasileira conquistou a posição única no país depois da fusão entre as antigas Bovespa e BM&F, e mais recentemente com a aquisição da Cetip.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso significa que todas as negociações com ações, derivativos e títulos de renda fixa privados realizados no mercado brasileiro precisam passar pela B3, que lucra (e muito) com esses serviços.

Leia Também

O debate sobre esse monopólio permaneceu morno, mas esquentou nas últimas semanas depois de rumores envolvendo a XP e o surgimento de uma candidata a rival da B3.

O Kaype Abreu falou com a empresa que pretende desafiar a bolsa e também com especialistas e conta para você os potenciais impactos da concorrência para o mercado e também para quem tem ações da B3.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

A Câmara tem dois dias para decidir sobre a MP da Eletrobras e seus “jabutis”, enquanto a briga entre os BCs e a inflação deve continuar, com a divulgação da ata do Copom e do Relatório Trimestral da Inflação (RTI) esta semana. Tudo isso deve mexer com os mercados ao longo da semana, como mostra a coluna Segredos da Bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caiu na rede é meme. Depois do infame caso Gamestop, outras ações vêm passando por valorizações expressivas e sem fundamentos nas bolsas em Nova York, estimuladas por postagens de fóruns online. Conheça cinco empresas que vêm abalando Wall Street.

EMPRESAS

O consórcio formado por TIM, Vivo e Claro para a compra das operações de telefonia móvel da Oi não tem sido muito bem visto. As empresas mandaram ao Cade respostas às críticas que sofreram das outras empresas de telecomunicações sobre a transação.

ECONOMIA

Dinheiro na mão é vendaval. As promessas do presidente Jair Bolsonaro sobre o aumento do Bolsa Família e um eventual aumento de 5% nos salários do funcionalismo público devem estourar a “folga” do teto de gastos do país para o próximo ano. Confira as contas.

Let the sunshine in: o Sol será responsável por 32% da geração de energia no Brasil até 2050, superando as hidrelétricas, segundo estudo da Bloomberg New Energy Finance. Os investimentos são crescentes para aproveitar uma fonte abundante no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil superou a triste marca de 500 mil mortes causadas pela covid-19 no último fim de semana. Apesar de ter 2,7% da população mundial, o país responde por 12,8% das vítimas fatais na pandemia. O número total de casos já se aproxima dos 18 milhões.

OPINIÃO

Os avanços da tecnologia trazem não só facilidade e mais conveniência no nosso dia a dia, mas também oportunidades. Na coluna Estrada do Futuro, Richard Camargo fala dos três segmentos que devem fazer parte de qualquer portfólio de investimentos com bons retornos nos próximos anos.

Um pintor de paredes que hoje é um dos chefs mais renomados do Brasil e do mundo. A estreia do podcast Mesa Quadrada traz Alex Atala contando a história da sua carreira. A conversa é comandada por um time de craques: o ator Dan Stulbach, o consultor financeiro Teco Medina, e o CEO da Empiricus, Caio Mesquita.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tamanho não é documento na bolsa: Ibovespa digere pacote enquanto aguarda balanço do Banco do Brasil

14 de agosto de 2025 - 8:27

Além do balanço do Banco do Brasil, investidores também estão de olho no resultado do Nubank

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Só um momento, por favor

13 de agosto de 2025 - 20:00

Qualquer aposta que fizermos na direção de um trade eleitoral deverá ser permeada e contida pela indefinição em relação ao futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cada um tem seu momento: Ibovespa tenta manter o bom momento em dia de pacote de Lula contra o tarifaço

13 de agosto de 2025 - 8:52

Expectativa de corte de juros nos Estados Unidos mantém aberto o apetite por risco nos mercados financeiros internacionais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho nos preços: Ibovespa aguarda dados de inflação nos Brasil e nos EUA com impasse comercial como pano de fundo

12 de agosto de 2025 - 8:13

Projeções indicam que IPCA de julho deve acelerar em relação a junho e perder força no acumulado em 12 meses

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

As projeções para a inflação caem há 11 semanas; o que ainda segura o Banco Central de cortar juros?

12 de agosto de 2025 - 6:18

Dados de inflação no Brasil e nos EUA podem redefinir apostas em cortes de juros, caso o impacto tarifário seja limitado e os preços continuem cedendo

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Parada súbita ou razões para uma Selic bem mais baixa à frente

11 de agosto de 2025 - 19:58

Uma Selic abaixo de 12% ainda seria bastante alta, mas já muito diferente dos níveis atuais. Estamos amortecidos, anestesiados pelas doses homeopáticas de sofrimento e pelo barulho da polarização política, intensificada com o tarifaço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ninguém segura: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de balanços e dados de inflação, mas tarifaço segue no radar

11 de agosto de 2025 - 8:08

Enquanto Brasil trabalha em plano de contingência para o tarifaço, trégua entre EUA e China se aproxima do fim

VISÃO 360

O que Donald Trump e o tarifaço nos ensinam sobre negociação com pessoas difíceis?

10 de agosto de 2025 - 8:00

Somos todos negociadores. Você negocia com seu filho, com seu chefe, com o vendedor ambulante. A diferença é que alguns negociam sem preparo, enquanto outros usam estratégias. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Efeito Trumpoleta: Ibovespa repercute balanços em dia de agenda fraca; resultado da Petrobras (PETR4) é destaque

8 de agosto de 2025 - 8:22

Investidores reagem a balanços enquanto monitoram possível reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin

SEXTOU COM O RUY

Ainda dá tempo de investir na Eletrobras (ELET3)? A resposta é sim — mas não demore muito

8 de agosto de 2025 - 7:01

Pelo histórico mais curto (como empresa privada) e um dividendo até pouco tempo escasso, a Eletrobras ainda negocia com um múltiplo de cinco vezes, mas o potencial de crescimento é significativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho no fluxo: Ibovespa reage a balanços em dia de alívio momentâneo com a guerra comercial e expectativa com Petrobras

7 de agosto de 2025 - 8:21

Ibovespa vem de três altas seguidas; decisão brasileira de não retaliar os EUA desfaz parte da tensão no mercado

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Como lucrar com o pegapacapá entre Hume e Descartes?

6 de agosto de 2025 - 19:59

A ocasião faz o ladrão, e também faz o filósofo. Há momentos convidativos para adotarmos uma ou outra visão de mundo e de mercado.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Complicar para depois descomplicar: Ibovespa repercute balanços e início do tarifaço enquanto monitora Brasília

6 de agosto de 2025 - 8:22

Ibovespa vem de duas leves altas consecutivas; balança comercial de julho é destaque entre indicadores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Anjos e demônios na bolsa: Ibovespa reage a balanços, ata do Copom e possível impacto de prisão de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

5 de agosto de 2025 - 8:31

Investidores estão em compasso de espera quanto à reação da Trump à prisão domiciliar de Bolsonaro

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O Brasil entre o impulso de confrontar e a necessidade de negociar com Trump

5 de agosto de 2025 - 6:27

Guerra comercial com os EUA se mistura com cenário pré-eleitoral no Brasil e não deixa espaço para o tédio até a disputa pelo Planalto no ano que vem

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Em busca do heroísmo genuíno

4 de agosto de 2025 - 20:00

O “Império da Lei” e do respeito à regra, tão caro aos EUA e tão atrelado a eles desde Tocqueville e sua “Democracia na América”, vai dando lugar à necessidade de laços pessoais e lealdade individual, no que, inclusive, aproxima-os de uma caracterização tipicamente brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

No pain, no gain: Ibovespa e outras bolsas buscam recompensa depois do sacrifício do último pregão

4 de agosto de 2025 - 8:28

Ibovespa tenta acompanhar bolsas internacionais às vésperas da entra em vigor do tarifaço de Trump contra o Brasil

TRILHAS DE CARREIRA

Gen Z stare e o silêncio que diz (muito) mais do que parece

3 de agosto de 2025 - 8:30

Fomos treinados a reconhecer atenção por gestos claros: acenos, olho no olho, perguntas bem colocadas. Essa era a gramática da interação no trabalho. Mas e se os GenZs estiverem escrevendo com outra sintaxe?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem trégua: Tarifaço de Trump desata maré vermelha nos mercados internacionais; Ibovespa também repercute Vale

1 de agosto de 2025 - 8:34

Donald Trump assinou na noite de ontem decreto com novas tarifas para mais de 90 países que fazem comércio com os EUA; sobretaxa de 50% ao Brasil ficou para a semana que vem

SEXTOU COM O RUY

A ação que caiu com as tarifas de Trump mas, diferente de Embraer (EMBR3), ainda não voltou — e segue barata

1 de agosto de 2025 - 6:08

Essas ações ainda estão bem abaixo dos níveis de 8 de julho, véspera do anúncio da taxação ao Brasil — o que para mim é uma oportunidade, já que negociam por apenas 4 vezes o Ebitda

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar