🔴 ORIENTE MÉDIO EM ALERTA E JUROS NOS EUA: QUAIS OS IMPACTOS NA BOLSA E DÓLAR? VEJA AQUI

O que mexe com seu dinheiro: O dilema entre quitar o financiamento do imóvel ou investir, compra de fatia da Alliar (AALR3) e outros destaques

20 de agosto de 2021
8:43 - atualizado às 8:44
Cálculos
Imagem: Shutterstock

O brasileiro em geral é um bicho que acha que nunca vai ser capaz de ter nada na vida a menos que contraia dívidas; mas uma vez endividado, ele não vê a hora de quitar o financiamento.

E não é apenas pelo peso das parcelas no orçamento. Só o fato de saber que está devendo já desperta na maioria das pessoas uma ansiedade, como se fosse uma questão de honra. Tanto que, para muita gente, não ter dívidas é sinônimo de sucesso financeiro.

Mas quando as prestações são pagas em dia, na verdade os financiamentos podem ser grandes aliados na construção de patrimônio e no planejamento financeiro. É preciso saber usar.

O financiamento imobiliário costuma ser visto como uma dívida “boa”, pois possibilita ao mutuário adquirir um bem de alto valor, que tende a se valorizar com o tempo e que, quando comprado como investimento, ainda é capaz de gerar renda. Isso tudo com juros que podem ser considerados civilizados se comparados com os de outras linhas de crédito.

Pois bem, uma das regras de ouro de um bom planejamento financeiro é “livre-se das dívidas antes de começar a investir”. Mas aqui estamos falando das dívidas caras, como cheque especial, cartão de crédito, parcelas atrasadas, empréstimos pessoais. Com financiamento imobiliário, a zona é mais cinzenta, e as respostas nem sempre são óbvias.

Quem tem financiamento imobiliário deve ter reserva de emergência? Deve investir? Ou todo dinheiro que pinta deve ser usado para amortizar a dívida? 

Com sua contumaz aversão a “ficar devendo na praça”, o brasileiro nem pensa duas vezes: surgindo uma oportunidade, amortiza o crédito habitacional, não importa o cenário. Acontece que, nesse caso, o cenário deveria sim importar.

Dependendo dos juros do seu financiamento e das perspectivas para a taxa Selic, investir a grana pode ser mais jogo.

Se você acompanhou o Seu Dinheiro nas últimas semanas, já sabe que, com o atual ciclo de alta dos juros básicos no Brasil, oportunidades vêm surgindo na renda fixa.

É por isso que hoje, o nosso colunista Ruy Hungria, que geralmente fala de boas oportunidades na renda variável, resolveu dedicar seu texto a uma daquelas “grandes questões da humanidade” quando o assunto é planejamento financeiro: com dinheiro extra na mão, vale mais a pena quitar o financiamento imobiliário ou investir a grana? A resposta você confere aqui.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Reforma do IR e Paulo Guedes seguem no radar, em mais um dia de exterior negativo; ata do Fed e variante delta pressionam bolsas hoje. Além disso, uma nova lei de proteção de dados da China divide os analistas, enquanto o ano eleitoral aqui no Brasil já começa a influenciar o Congresso.

SETOR AQUECIDO
Começo de uma briga? Empresário Nelson Tanure compra fatia da Alliar (AALR3), que está na mira da Rede D’Or (RDOR3). A aquisição da fatia que pertencia à gestora Pátria pode colocar em dúvida a continuidade da oferta pública anunciada pela rede de hospitais. 

TERROR DA BOLSA
Descubra o que é o famoso “risco Brasil”, fator que pode pôr fim à nova onda de IPOs na B3. A leitura é a de que as mais de 20 empresas com pedido de registro na CVM devem aguardar um cenário menos volátil para lançar suas operações.

OPERAÇÕES NO RADAR 
Copasa (SMG3) e Eletrosul, da Eletrobras (ELET6), anunciam emissão de debêntures; veja os detalhes aqui. As duas companhias informaram, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), operações que totalizarão R$ 1,15 bilhão em títulos de dívida.

SEQUESTRO DIGITAL 
Site das Lojas Renner (LREN3) fica fora do ar após ataque de ransomware; efeitos sobre dados de clientes ainda é incerto. Máquinas de bases de dados e 1,3 mil servidores podem ter sido afetados, mas a empresa reforça que seus principais bancos de informações permanecem preservados.

A FILA AUMENTA
Mais tecnologia na Bolsa: Provedora Vero registra pedido na CVM para fazer seu IPO. Empresa foi fundada em 2019 fruto da fusão de oito operadoras com atuação em Minas Gerais, e quase triplicou seu lucro no primeiro semestre.

VÍDEO
Matheus Spiess analisa RRRP3: 3R Petroleum vale a pena, ações estão baratas e são vistas como nova PetroRio (PRIO3).

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar