🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Mônica e bitcoin contra o dragão, fala da Powell e outros destaques

15 de julho de 2021
9:19
Mônica
Imagem: Divulgação: Mônica no Castelo do Dragão

Meu irmão mais velho tinha um Master System quando éramos crianças. Passamos incontáveis horas na companhia de Alex Kidd, Double Dragon, Sonic e... Mônica no Castelo do Dragão?

Pensar nesse jogo me causa uma sensação estranha até hoje. Veja bem: estamos no início dos anos 90, a internet não existe, a indústria de games ainda engatinha. E, de repente, surge um cartucho da Turma da Mônica, totalmente em português.

Era tão fascinante quanto esquisito: você controla a Mônica e dá coelhadas em... monstros, cobras, morcegos e fantasmas. Fala com pessoas que não estão nos gibis, cruza florestas e desertos e, aparentemente, precisa encontrar um item mágico para derrotar o tal dragão do título.

Eu digo aparentemente porque nunca chegamos ao fim do jogo — e, na época, nunca entendemos qual a relação daquilo tudo com os personagens do Maurício de Sousa. Aliás, cadê o Cebolinha, a Magali e o Cascão?

Bem, hoje eu sei que tudo aquilo era só uma jogada de marketing muito engenhosa para a época: o jogo, na verdade, se chama Wonder Boy — apenas trocaram o personagem principal e sua espada pela Mônica e o Sansão. Criaram uma história sem pé nem cabeça, mudaram o título e pronto.

Conto toda essa história porque meu colega Renan Sousa escreveu hoje sobre o dragão inflacionário, que vem assombrando as ruas do Limoeiro pelo mundo. Será que o Bitcoin é o item mágico que pode te ajudar a derrotá-lo?

A prova de fogo está acontecendo nesse instante, com os preços subindo em escala global no pós-pandemia. Num cenário como esse e levando em conta as características dos criptoativos, há motivos para acreditar que as moedas digitais têm potencial para serem imunes à inflação.

A matéria completa está aqui — recomendo muito a leitura.

E quanto à Mônica no Castelo do Dragão... Ela continua vagando em algum canto da minha memória, sem saber muito bem como passar para a próxima fase.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O que mexe com os mercados hoje? Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, deve fazer um novo pronunciamento na tarde de hoje, o que coloca as bolsas pelo mundo em compasso de espera. Enquanto isso, os investidores brasileiros devem ficar de olho nos debates sobre o Orçamento para 2022.

O dólar tem um longo histórico como instrumento de investimento no Brasil, e ainda hoje é tratado assim. Mas, na coluna Seu Mentor de Investimentos, Ivan Sant’Anna contraria esse conceito, e explica por que a divisa norte-americana deve ser tratada somente como uma moeda. Ele também dá alternativas para quem quiser se posicionar em câmbio.

EMPRESAS

Tribunal Regional do Trabalho extinguiu o processo movido por metalúrgicos contra a Embraer. Para conduzir a negociação, a empresa apresentou proposta de benefícios aos trabalhadores que precisaram ser desligados em meio à crise trazida pelo covid-19.

A Petrobras finalizou a venda do Polo Rio Ventura e quem assume o bastão agora é a 3R Petroleum, que realizou a aquisição pelo valor total de US$ 94,2 milhões, sem considerar possíveis ajustes do preço e da forma do contrato. Confira os detalhes da operação.

O possível ingresso da Eletrobras no novo mercado da B3 não deve ocorrer junto com sua privatização. Segundo o CEO da companhia, não há perspectivas de que as grandes empresas controladas pela estatal sejam desmembradas após a capitalização. Além disso, mudanças na estrutura da Eletrobras também devem ser discutidas após a venda.

O Santander resolveu pegar carona em um mercado crescente no Brasil. O banco adquiriu o controle acionário da Solution4fleet, plataforma que oferece soluções para assinatura de veículos. Outra empresa comprada foi a Car10, marketplace de oficinas automotivas.

ECONOMIA

A Câmara aprovou a proibição de despejo e desocupação de imóveis até o final de 2021. Segundo o projeto, as medidas proferidas antes do período de calamidade pública decretado no último ano não poderão ser efetivadas até 31 de dezembro.

O gigante parece estar se recuperando: o PIB da China registrou alta anual de 7,9% no segundo trimestre de 2021 e demonstrou avanço de 1,3% entre abril e junho. A produção industrial ficou em 8,3% no último mês, resultado acima das projeções dos analistas.

ESPECIAL SEU DINHEIRO

Vale a pena investir em BDR em 2021? Saiba em quais investir, a influência do dólar e do câmbio nesse tipo de ativo, formas interessantes de se expor aos mercados globais pela B3 e como os juros e estímulos dos EUA jogam a favor desses papéis. É só clicar aqui.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar