🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

O que esperar da bolsa após o recorde, Iguatemi, BTG x XP e outros destaques desta terça-feira

8 de junho de 2021
9:15
Mercado de ações Ibovespa
Imagem: Shutterstock

De todos os fenômenos que caracterizam os negócios no mercado financeiro, um dos mais incompreendidos é o da aparente desconexão entre o que acontece na bolsa e a chamada “realidade das ruas”.

O Ibovespa — o principal índice de ações da B3 — alcança a marca histórica dos 130 mil pontos no momento em que o país convive com outros indicadores bem menos honrosos em alta: inflação, juros e desemprego.

Isso sem falar na ameaça de uma terceira onda da pandemia da covid-19 e do cenário político turbulento em Brasília — como se tornou de praxe nos últimos anos. 

Então de onde os investidores tiram o otimismo para acreditar que o resultado das empresas vai melhorar e, portanto, é hora de comprar ações?

Primeiro, precisamos lembrar que o Ibovespa é um índice que não reflete a realidade da economia brasileira como um todo.

Ações de produtoras de commodities como Vale e siderúrgicas, que se beneficiam do processo de retomada externa e da alta das cotações das matérias-primas, têm um peso maior no indicador.

O segundo fator é que as decisões de compra e venda na bolsa são tomadas não com base no cenário de hoje, mas do que se espera para o futuro.

E o que os investidores enxergam hoje é a perspectiva de retomada das atividades com o avanço do processo de vacinação, ainda que em ritmo bem mais lento do que o esperado.

Essa perspectiva de dias melhores sustenta a recuperação recente da bolsa. Mas é claro que a situação está longe de ser resolvida, e qualquer frustração nas expectativas pode reverter a onda positiva.

A pergunta que fica é: no patamar atual, ainda é hora de investir na bolsa ou a alta recente já reflete o cenário mais favorável? O Matheus Spiess traz a resposta para você na coluna Insights Assimétricos.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Hoje vai ter recorde? Os investidores começam mais um dia na expectativa depois de o Ibovespa chegar a superar os 131 mil pontos no pregão de ontem. Nesta terça-feira, os dados de venda do varejo em abril por aqui, e da balança comercial dos Estados Unidos devem ser os itens principais no cardápio do mercado.​​​​​​​

Outro dia, outro capítulo da disputa entre BTG Pactual e XP. Desta vez a empresa de Guilherme Benchimol anunciou acordo para criar uma nova corretora com a Faros, seu maior escritório de agentes autônomos.

EMPRESAS

Existem hoje duas formas de se investir nas ações da empresa de shopping center Iguatemi: comprando diretamente ou investindo nos papéis da holding Jereissati Participações. Ontem à noite, a companhia propôs uma reorganização para unificar a base acionária. Saiba os detalhes da operação.

A Azul vai fazer uma proposta de compra pela Latam Brasil? Esse é o grande mistério corporativo do momento. As companhias aéreas chegaram a engatar um namoro, mas que não foi adiante. A expectativa de analistas, porém, é que uma oferta saia em até 90 dias.

O apetite por aquisições está de volta? A JBS anunciou a aquisição da australiana Rivalea por US$ 135 milhões, o negócio vai levar a companhia brasileira à liderança do segmento na Austrália.

O presidente da Caixa Seguridade, Eduardo Dacache, pediu afastamento do cargo, alegando motivos pessoais e familiares. A diretora comercial e de produtos, Camila de Freitas Aichiger, é quem deve assumir o posto.

ECONOMIA

Em meio a algumas idas e vindas, a fiel camarada dos brasileiros registrou o segundo mês de captação positiva. Foram depositados R$ 72,6 milhões líquidos na caderneta de poupança em maio, segundo o Banco Central. 

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar