Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-01-21T10:39:45-03:00
o melhor do seu dinheiro

O BBB dos fundos imobiliários

21 de janeiro de 2021
9:48 - atualizado às 10:39
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Vai começar mais uma edição do Big Brother Brasil, aquele programa da TV que ninguém admite que assiste, mas acompanha e sabe de tudo o que acontece.

Confesso que fiquei até surpreso no dia em que ouvi o secretário de política econômica, Adolfo Sachsida, usar o participante do BBB Kleber Bambam como metáfora para explicar a situação da economia.

Esses e outros hábitos dos quais não temos lá muito orgulho, mas que não conseguimos largar, são conhecidos como “guilty pleasures” — ou “prazeres culpados” em bom português.

No mundo dos investimentos, os rankings de rentabilidade de fundos são uma espécie de BBB. Eles não são a maneira mais indicada de avaliar a capacidade dos gestores de entregar resultados, principalmente em períodos curtos como 12 meses.

Ainda assim, é difícil resistir a dar ao menos uma “espiadinha” nas listas que surgem para conhecer não só os vencedores, mas também a estratégia adotada pelos fundos para superar o resto do mercado.

O interesse é ainda maior quando um gestor consegue se sair bem em um segmento que teve um desempenho ruim, como foi o caso dos fundos imobiliários.

No ano em que o IFIX, índice que reúne os principais fundos listados na B3, acumulou queda de 10,24% em 2020, o líder do ranking registrou uma valorização impressionante de 59%.

A Julia Wiltgen (que até onde eu sei não é fã de BBB) entrevistou o gestor do fundo imobiliário que mais subiu na bolsa no ano passado e abre para você as portas do ranking dos FIIs de maior destaque em 2020. Vale a espiadinha e a leitura!

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

 O Ibovespa fechou ontem em queda de 0,82%, aos 119.646 pontos, com os percalços enfrentados pelo governo com a vacinação no País e a piora na percepção de risco a respeito da situação fiscal ofuscando a euforia dos mercados internacionais com o “efeito Biden”. O dólar caiu 0,63%, a R$ 5,31.

O que mexe com os mercados hoje? Os investidores devem reagir à decisão de ontem à noite do Banco Central sobre a Selic. O Copom manteve os juros em 2% ao ano, mas abriu mão da sinalização de que as taxas ficariam baixas por um longo período.

EMPRESAS

 A Vale anunciou ontem o início do processo de saída do segmento de carvão, mas primeiramente vai adquirir participação em projetos em Moçambique. Entenda mais a estratégia da companhia e por que essa compra não é um contrassenso.

A CSN definiu os detalhes finais do IPO de sua unidade de mineração, operação bastante aguardada pelo mercado e que servirá para a empresa reduzir significativamente seu endividamento.

ECONOMIA

 Enquanto o governo federal bate cabeça com o processo de vacinação, o Brasil registrou ontem o segundo maior número de mortes por covid-19 neste ano, segundo o Ministério da Saúde. Veja os números.

OPINIÃO

 O Banco Central tirou ontem uma bola de ferro que havia amarrado aos próprios pés ao abandonar o “forward guidance”, a sinalização de que manteria os juros baixos por um longo período. Eu conto para você por que a experiência deu errado.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

polêmica

Governo barra novo cadastro para auxílio

A estratégia do governo já desperta críticas de organizações da sociedade civil, que consideram urgente a abertura de um novo prazo para pedidos de auxílio

Tombo grande

Elon Musk perde US$ 27 bilhões em uma semana após tombo da Tesla

Mesmo com o tompo gigantesco, Musk segue como segundo homem mais rico do mundo, atrás apenas de Jeff Bezos, o fundador da Amazon

Expansão

3R Petroleum fecha parceria com DBO para aquisições de campos offshore

Com a parceria, a DBO se tornará acionista minoritária da OP, que seguirá sob controle da 3R

Boletim médico

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (6)

ESTRADA DO FUTURO

A mentira envolvendo o Clubhouse e o Tinder que rendeu 400% de valorização

Os mercados estão longe de serem perfeitos, e hoje vou te contar uma história real que envolve duas das empresas mais quentes no setor de mídias sociais: o “Clubhouse” e o “Tinder”.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies