Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Victor Aguiar
Dados da Bolsa por TradingView
2021-06-18T20:41:39-03:00
seu dinheiro na sua noite

No mundo corporativo, quem não diversifica, se trumbica

18 de junho de 2021
20:40 - atualizado às 20:41
Chacrinha
Brasil, São Paulo, SP. Ano de 29/01/1979. O apresentador José Abelardo Barbosa De Medeiros, o Chacrinha, durante seu programa de auditório na TV Bandeirantes, capital. - Imagem: ALFREDO RIZZUTTI/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

De uns tempos para cá, uma antiga fala de Warren Buffett tem pipocado nas minhas redes. Nela, o megainvestidor diz que “diversificação não faz sentido para quem sabe o que está fazendo” — e ele, naturalmente, se coloca como um sábio.

Longe de mim querer contrariar o oráculo do mercado financeiro, mas é preciso tomar cuidado com essa fala. Afinal, há uma diferença enorme entre saber o que está fazendo e achar que sabe o que está fazendo.

O comentário de Buffett nada mais é do que uma variação do bom e velho “em time que está ganhando, não se mexe” — o que até pode fazer sentido para um gestor de investimentos, mas costuma resultar em tragédia para um administrador de empresas.

Afinal, não se mexer costuma resultar em tragédia num ambiente em constante evolução. De nada adianta chegar ao topo e achar que o sucesso é eterno; o consumidor muda de hábitos, o mercado passa por reviravoltas e o concorrente trabalha duro para roubar a liderança.

E duas gigantes da bolsa se movimentaram hoje. Veja a BRF: líder no setor de frios, margarinas e embutidos, ela percebeu que o setor de pets tem crescido como nunca. A saída, então, foi diversificar: a empresa comprou o grupo Hercosul, produtor de ração para cães e gatos, e criou uma nova avenida de crescimento.

Num universo completamente diferente, a Yduqs também buscou uma maneira de ampliar seu leque de atuação. A companhia adquiriu a Qconcursos e entrou com tudo nos cursos preparatórios para concursos públicos, saindo da zona de conforto do ensino superior.

Warren Buffett pode ter toda a confiança do mundo em seu portfólio restrito; mas, para as empresas, diversificação é a alma do negócio.

MERCADOS

 As decisões de juros no Brasil e nos EUA não foram exatamente uma surpresa, mas a mudança no tom e nas projeções dos comunicados mexeram com os investidores. Além disso, o novo capítulo na novela da privatização da Eletrobras também agitou os mercados por aqui. Veja como foi a semana na cobertura completa da Jasmine Olga.

EMPRESAS

 Nós te contamos ontem que, depois de uma votação cercada de polêmicas e com placar justo, o texto-base da MP da Eletrobras foi aprovado no Senado. Mas, apesar dessa vitória, os obstáculos até a privatização ainda não acabaram — veja os detalhes nesta matéria.

 Duas gigantes do setor de saúde também estão mais próximas de finalizar um movimento importante. A Hapvida divulgou hoje que sua fusão com a NotreDame Intermédica foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Agora falta apenas uma etapa para concluir a união.

 Com as malas prontas e cheias de maquininhas vermelhas para espalhar pelo mundo, a Getnet se prepara para desbravar a Europa em 2022 e, no ano seguinte, os Estados Unidos. O presidente da empresa, Pedro Coutinho, conta quais serão os desafios dessa jornada.

ECONOMIA

 Quando o maior fundo de criptomoedas do mundo fala, os investidores ficam em alerta. Hoje o Grayscale anunciou que está de olho em 13 novos ativos digitais para seu portfólio — e o Renan Sousa, nosso especialista no mercado cripto, te conta quais são.

 Você acredita que os bancos tradicionais continuarão sendo ameaçados pelas fintechs? Dois especialistas da gestora de recursos Opportunity pensam que sim e comentam sobre a discussão na última edição do Tela Azul, podcast da Empiricus.

POLÍTICA

 Apesar das ausências, respostas vagas e entraves políticos, a CPI da Pandemia segue a todo vapor. O relator da comissão, Renan Calheiros, apresentou 14 nomes, incluindo membros do alto escalão do governo, que agora estão sob investigação. Veja a lista completa.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Balanço trimestral

Vai gerar insegurança? BB Seguridade (BBSE3) tem resultados abaixo da expectativa de analistas

O lucro líquido do segundo trimestre foi de R$ 753,7 milhões de reais, resultado 23,2% menor que o registrado um ano antes

O melhor do seu dinheiro

A corrida dos bilhões com barreiras nos balanços da semana e outras notícias que mexem com o seu dinheiro

Bom dia! Prepare-se para ler muitas vezes a palavra “bilhão” ao longo desta semana nas reportagens do Seu Dinheiro. Com a temporada de balanços na fase decisiva, estão programados para os próximos dias os resultados dos três maiores bancos brasileiros — Banco do Brasil, Itaú e Bradesco. Em outros tempos, os lucros bilionários projetados para […]

segredos da bolsa

Esquenta dos mercados: Copom e payroll devem movimentar os negócios junto com balanços dos grandes bancos

Além disso, os mercados amanheceram com apetite de risco nesta-segunda-feira; confira

Decolagem vertical

De olho nas cidades, Azul fecha parceria com startup alemã para ter carro voador

Acordo prevê a aquisição de 220 aeronaves fabricados pela Lilium, com um valor que pode chegar a US$ 1 bilhão e operação a partir de 2025

cardápio da semana

Itaú, Bradesco, BB e Petrobras divulgam resultados nesta semana; saiba o que esperar

Depois do baque com o início da pandemia, companhias que fazem parte do Ibovespa devem registrar uma alta anual de 255% do lucro por ação; veja agenda da semana

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies