🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Devo ficar ou devo ir? O dilema de investir no Brasil com a crise política e outros destaques do dia

14 de setembro de 2021
9:15
Devo ficar, ou devo ir
Imagem: Shutterstock

O implacável Roberto Campos, avô do atual presidente do Banco Central, dizia haver três saídas para o Brasil: o aeroporto do Galeão, o de Cumbica e o liberalismo.

Pois bem, os liberais acabaram chegando ao poder com Paulo Guedes no comando da economia. Mas isso não foi suficiente para que muita gente voltasse a considerar as outras duas saídas para os seus investimentos.

A dúvida hoje não é se vale a pena ter uma parcela do portfólio no exterior, mas quanto ter. O desempenho pífio recente da bolsa brasileira e o agravamento da crise política apenas reforçaram a importância da diversificação geográfica.

Hoje já é possível ter uma parte da carteira no exterior sem sair da sua plataforma de investimentos. Você pode fazer isso via fundos que investem fora do país ou comprar BDRs (recibos de ações) estrangeiras na B3, por exemplo.

Por outro lado, a queda da bolsa e o dólar acima de R$ 5 deixaram o Brasil muito barato. E se a trégua política permitir uma solução para a crise fiscal e a pauta de reformas e privatizações caminhar, os ativos brasileiros podem diminuir o abismo de diferença em relação ao exterior.

Em meio a esse dilema, o que fazer com o dinheiro? Should I Stay or Should I Go (Devo ficar ou devo ir)? O nosso colunista Matheus Spiess faz um balanço do pós 7 de setembro e mostra o quanto da sua carteira você deveria manter em ativos no exterior.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Falas de Roberto Campos Neto e Paulo Guedes devem movimentar a bolsa em dia de dados de inflação dos EUA. Além disso, a presença de Joaquim Silva e Luna no plenário da Câmara deve movimentar um peso-pesado da bolsa: a Petrobras.

RECEIO DE INTERVENÇÃO 
Em Nova York, Petrobras cai 2% após crítica de Arthur Lira. Presidente da Câmara falou sobre a política de preços da estatal. Plenário discute a situação das termelétricas, o preço dos combustíveis e outros assuntos relacionados à empresa.

MAIS COMBUSTÍVEIS
Bolsonaro edita MP que antecipa venda direta de etanol entre produtores e postos; entenda. Nova medida dispensa a intermediação de distribuidores e ainda flexibiliza a “tutela à bandeira”.

REAJUSTE DE CARTEIRA
As ações para investir com a alta da inflação, segundo o Itaú BBA. Em relatório, o banco apontou oportunidades nos setores de agronegócio e alimentos e bebidas — segmentos que representam 20% da composição do IPCA.

TESOURO D+0 
Investe no Tesouro Direto? Pagamento do resgate de títulos passa a cair na conta no mesmo dia. A nova regra entrou em vigor na segunda-feira e se aplica a todos que liquidarem aplicações até as 13h.

CAPTAÇÃO EXTERNA 
Rumo confirma emissão de até US$ 500 milhões em bonds sustentáveis. Notas sêniores terão vencimento em 2032 e pagarão prêmio de 5% ao ano, com remuneração semestral.

PEDIDO DE VISTA
Anatel adia definição do edital do 5G pela segunda vez. Conselheiro Moisés Queiroz Moreira pediu vistas após citar divergências da proposta apresentada pelo relator, Emmanoel Campelo.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar