Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-01-26T10:32:41-03:00
o melhor do seu dinheiro

Dando nome aos cavalos

26 de janeiro de 2021
10:31 - atualizado às 10:32
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A bolsa brasileira viveu um dos maiores períodos de valorização de sua história entre 2003 e 2008, a mesma época em que comecei a acompanhar o mercado financeiro mais de perto.

Dessa fase eu guardo bem viva na memória uma entrevista que fiz com um gestor de fundos que havia ficado entre líderes dos famigerados rankings anuais de rentabilidade.

Com uma dose de sinceridade que me impressionou — humildade não é uma virtude que você costuma encontrar no mercado — ele revelou que o segredo do retorno que obteve em seu fundo foi simplesmente apostar nos cavalos certos.

O gestor não sabia de antemão que a bolsa subiria, mas estava otimista e manteve parte dos recursos do fundo em ações, o que garantiu a maior parte do retorno naquele ano.

Em outras palavras, para se manter no páreo você não precisa investir na ação que vai subir mais, basta acertar na visão de que a bolsa de modo geral vai subir.

Na coluna de hoje, o Matheus Spiess dá nome aos cavalos nos mercados e mostra como uma alocação entre as diferentes classes de ativos pode fazer a diferença entre ganhar e perder dinheiro.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

 A CSN está dando sequência ao tão esperado IPO da unidade de mineração. A expectativa é que a oferta de ações movimente até R$ 8,1 bilhões. A maior parte do dinheiro vai para o caixa da siderúrgica, que venderá uma parte dos seus papéis. Veja mais detalhes da operação. ​​​​​​

SD PREMIUM

• A renúncia de Wilson Ferreira Júnior do comando da Eletrobras deve repercutir negativamente hoje, tirando o brilho das notícias sobre a chegada de vacinas contra covid-19 e a liberação de insumos pela China. Como já virou tradição, o SD Premium traz um panorama dos eventos que devem mexer com os mercados na coluna Segredos da Bolsa.

EMPRESAS

 A mudança no comando da Eletrobras derrubou os papéis da estatal ontem em Nova York. Para tentar apaziguar os ânimos, a empresa informou ontem que a escolha do substituto seguirá critérios técnicos.

 Em mais um passo dentro do plano de recuperação judicial, a Oi anunciou ontem que recebeu propostas de compra de uma participação da unidade que reúne os negócios de fibra ótica. As propostas vieram acima do valor mínimo.

 O Banco do Brasil anunciou ontem o percentual que pretende distribuir em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) em 2020 e 2021. Confira quanto ele pretende repassar.

ECONOMIA

 O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar que a economia brasileira está se recuperando em “V”. Mas cobrou que as pautas de votação de reformas no Congresso sejam destravadas.​​​​​​​

 Os economistas do mercado financeiro elevaram as projeções para a Selic e a inflação em 2021, segundo o Relatório Focus. Confira como ficaram as projeções.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

O Ibovespa na contramão do mundo, o impulso das commodities, a pressão dos servidores públicos e tudo o que agitou os mercados nesta terça

Nada como uma perspectiva de aperto monetário para segurar o desempenho dos ativos de risco. E nesta terça-feira (18), os mercados financeiros americanos voltaram do feriado colocando nos preços a expectativa dos investidores com a alta dos juros e a redução dos estímulos monetários nos Estados Unidos. O resultado foi uma disparada nos juros futuros, […]

Fechamento Hoje

Ibovespa sobrevive a mar vermelho no exterior e consegue fechar em alta; avanço nos retornos dos Treasuries pesa nos juros e no câmbio

Principal índice da B3 lutou para se manter no lado positivo ao longo de todo o pregão, com ajuda das commodities; dólar, porém, também fechou em alta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies