🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Bitcoin: novos investidores te podem curtir numa boa

27 de janeiro de 2021
9:13
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Tal como Caetano ao encarar Sampa, chamei de mau gosto o que vi quando tomei conhecimento do bitcoin pela primeira vez.

Afinal, que valor poderia ter uma autoproclamada moeda criada por um programador anônimo e que não era reconhecida por nenhum governo?

Ainda não havia para mim o Seu Dinheiro, e toda a referência que eu tinha na época vinha da mídia tradicional (onde eu trabalhava) e das autoridades e economistas do mercado.

Acredito que você já saiba onde quero chegar. Narciso acha feio o que não é espelho, e eu logo entendi que por trás do bitcoin existe uma tecnologia com aplicações que podem ir muito além do dinheiro.

Ainda não é certo que a criptomoeda vai se consolidar como o ouro digital, e os riscos do investimento são enormes. Mas eu entendo que faz sentido você manter uma parcela pequena do seu portfólio como uma aposta no futuro, algo como 1%.

Você pode comprar bitcoins diretamente, mas a maneira mais prática de novos investidores curtirem esse novo mercado numa boa é via fundos de investimento.

Foi para ajudar você nessa tarefa que eu fiz um pente fino nas prateleiras das corretoras para trazer três fundos que investem não apenas em bitcoin, mas em uma cesta que conta hoje com 14 criptomoedas.

A reportagem faz parte da série Lupa dos Fundos, um dos conteúdos do Seu Dinheiro Premium. Você pode ter acesso por 30 dias gratuitos a todos os benefícios da nossa área exclusiva. Aqui está o caminho.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O Ibovespa fechou ontem em queda de 0,78%, aos 116.464,06 pontos, com o mercado demonstrando ceticismo com a fala do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o compromisso do governo com o teto de gastos, com a agenda de reformas e as privatizações. O dólar derreteu 3,30%, a R$ 5,3239, maior recuo porcentual em um único dia desde o dia 2 de junho.

O que mexe com os mercados hoje? A cautela deve predominar nesta quarta-feira, com os investidores aguardando a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e os balanços das gigantes de tecnologia.

ECONOMIA

 Apesar da situação crítica das contas públicas, a extensão do auxílio emergencial por mais dois ou três meses em 2021 não seria um problema, segundo duas das maiores lendas do mercado financeiro, Luis Stuhlberger e Rogério Xavier.

 As privatizações estão vivas no governo. O BNDES anunciou que prepara a concessão à iniciativa privada de 26 parques de conservação. Veja quais podem ser repassados.

EMPRESAS

 A Cielo inaugurou a temporada de balanços do quarto trimestre de 2020 apresentando um lucro acima do esperado pelos analistas nos últimos três meses do ano passado. Mas os números mostram que a empresa ainda tem um caminho de recuperação pela frente.

 A Locaweb continua no mercado em busca de oportunidades para reforçar sua oferta de produtos com o dinheiro que captou no IPO realizado no ano passado. Desta vez, a empresa adquiriu uma plataforma do ramo de food service por R$ 18 milhões.

 A privatização (ou não) da Eletrobras deve continuar nas rodas de conversas do mercado. Considerado favorito na disputa da presidência da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que, caso eleito, vai pautar a venda se houver maioria a favor.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar