🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Como evitar que o seus investimentos virem “dinheiro do sorvete” dos gestores de fundos?

Uma cilada bastante comum no mercado brasileiros é a de fundos de investimento com taxas de administração excessivamente altas

5 de novembro de 2021
12:46
Sorvete caído no chão
É preciso se mexer em momentos de crise e não deixar o dinheiro do sorvete guardado - Imagem: Shutterstock

Sempre gostei muito de analogias, parábolas e ilustrações. São recursos linguísticos usados há centenas de anos por grandes escritores e oradores para ensinar e fixar conceitos abstratos e complexos.

Certa vez, li em um livro infantil a seguinte ilustração:

Todos os domingos, uma mãe entregava duas moedas para sua filha antes de esta ir para a igreja.

— Filha, esta moeda é para você dar de oferta, e a outra é para você comprar um sorvete.

Certo domingo, no caminho para a igreja, a menina tropeçou e, na tentativa de se proteger da queda, abriu a mãozinha e uma das moedas caiu em um bueiro. Ao notar que não seria possível resgatar a moeda, a menina exclamou:

— Lá se foi a moeda do Senhor!

Essa breve ilustração me ajudou, ainda criança, a compreender alguns conceitos abstratos e é facilmente aplicável ao universo dos investimentos também.

Em uma mão, a menina tinha a moeda do sorvete, o montante que representava o valor patrimonial ou equity. Na outra, uma dívida com a igreja, a moeda destinada à doação.

O tropeço ou a volatilidade destruíram permanentemente uma parte relevante do capital. Em um mercado com baixíssima regulação como esse, o direito do credor de reivindicar seus ativos pode não ser respeitado.

O que podemos aprender com isso?

No mundo real, o que não faltam são exemplos de baixa regulação, excesso de volatilidade, falência, inadimplência e conflitos de interesse. Convivemos com esses riscos diariamente, mas a realidade é que, em momentos difíceis de mercado, eles ficam mais evidentes. É aí que muitos investidores passam a dar a devida atenção a eles.

Tal como no exemplo, o momento atual não é dos melhores para o mercado brasileiro. No mercado acionário, estamos oficialmente no bear market, com queda superior a 20% desde as máximas em junho deste ano. Muitos fundos de ações acumulam perdas nos últimos meses, as posições em títulos prefixados têm sofrido com o ciclo de alta dos juros e as manchetes de política entregam uma enxurrada de “surpresas esperadas” com a aproximação do ano eleitoral.

Se o contexto atual é convidativo para repensar suas alocações, sugiro olhar não apenas para o que anda no vermelho nos últimos tempos.

Uma cilada bastante comum no mercado brasileiros é a de fundos de investimento com taxas de administração excessivamente altas. Essa é uma forma de o gestor garantir o dinheiro do sorvete às custas do investidor.

Nesta quarta-feira (3), nós aqui da equipe do Os Melhores Fundos de Investimento publicamos um relatório com os nomes dos 150 maiores fundos de previdência pós-fixados que cobram taxas excessivas e raramente batem o CDI em janelas de dez anos ou mais.

Ao todo, são cerca de R$ 450 bilhões empoçados nesses fundos, algo em torno de 6% do PIB brasileiro ou cinco vezes o rombo previsto (até agora) no teto de gastos do governo.

Além do alerta, o relatório também mostra o que fazer caso você seja investidor de algum desses fundos e alguns aspectos técnicos a se considerar antes de pedir a portabilidade para um outro fundo de previdência.

Um de nossos compromissos é evitar que seus investimentos virem apenas a sobremesa dos gestores.

Vamos juntos?

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar