Caso você seja um leitor assíduo destas linhas, acredito que já tenha lido diversas abordagens que tinham o intuito de fazer você começar a investir em cripto hoje e seguir investindo pelos próximos anos.
A ideia geral por trás dessas abordagens eram horizontes de investimentos longos, de três a cinco anos, e compras recorrentes sem se preocupar com o preço.
O resultado histórico desse tipo de procedimento está na tabela abaixo.
Compras mensais, com foco em anos, e não em meses, são as que dão os melhores retornos e sem muita dor de cabeça ao tentar acertar fundos e topos.
Na verdade, essa é a principal lição que o investidor de longo prazo do bitcoin nos ensinou até o momento.
Ele literalmente compra quando o preço vai caindo e vende quando o preço vai subindo, como podemos ver na imagem abaixo, sem a preocupação de estar no topo ou no fundo.
Figura 1. Alteração de posição líquida do investidor de longo prazo. Fonte: Glassnode
Além disso, na imagem acima, logo de cara, vemos uma predominância maior de verde do que de vermelho, o que nos mostra que o investidor de longo prazo é um comprador constante e um vendedor esporádico.
Consequentemente, a quantidade de bitcoins nas mãos dos investidores de longo prazo só aumenta com o tempo, por mais que em algum momento eles se desfaçam da posição.
Essa venda acontece para que consigam comprar novamente a preços mais baixos e, assim, seguir acumulando mais e mais bitcoins, como podemos ver na imagem abaixo.
Figura 2. Saldo de bitcoins nas mãos dos investidores de longo prazo. Fonte: Glassnode
E como você pode ver nas duas imagens anteriores, esse investidor, focado no longo prazo, voltou a acumular o principal ativo desse mercado.
Por isso estou fazendo o mesmo e aconselhando que você o faça.
Seguir os passos do investidor de longo prazo parece ser a forma mais prudente de ganhar dinheiro nesse mercado.
Isso porque o bitcoin tem um retorno médio anualizado de mais de 200% em sua história e esse deve ser seu foco sempre.