Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-06T08:10:49-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: exterior amanhece em baixa e cenário doméstico deve lidar com risco fiscal e vendas no varejo hoje

O governo pretende aprovar um ‘combo de benefícios’, com vale-gás e auxílio emergencial temporário fora do teto de gastos, o que pode frustrar os planos do aumento do Auxílio Brasil

6 de outubro de 2021
7:58 - atualizado às 8:10
risco político e fiscal deve movimentar a semana
Risco político e fiscal fica no radar do investidor nacional e Ibovespa deve sentir; confira o que movimenta a bolsa hoje - Imagem: Shutterstock

O setor de tecnologia segue pressionado nos últimos dias, com o Facebook tendo protagonizado o “bug do milênio atrasado” na última segunda-feira (04). O mau humor não chegou até a terça, com os investidores em busca de recuperação, o que fez o Ibovespa subir, limitado pelo cenário doméstico. 

No pregão desta quarta-feira (06), os investidores devem ficar de olho nos desdobramentos políticos da proposta que atrela o vale-gás auma nova rodada do auxílio emergencial. Esse pacote de benefícios deve ficar fora do teto de gastos, mas comprometeria o aumento do Auxílio Brasil, que deve respeitar a regra. 

Além disso, dados locais de vendas no varejo e os números da produção de veículos da Anfavea devem dar um panorama da situação econômica do país. Confira tudo que movimenta a bolsa hoje:

Vale tudo pelo vale-gás

O governo federal deve propor ao Congresso Nacional uma medida que atrela o chamado vale-gás ao auxílio emergencial temporário, que fica fora do teto e é diferente do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família). Dessa forma, o governo pode pagar os dois programas por um período pré-determinado. 

De acordo com o Broadcast, a equipe econômica quer que o arranjo dos dois programas seja submetido ao teto de gastos, o que pode comprometer o aumento do Auxílio Brasil para R$ 300. Essa proposta irritou a ala política do governo, o que deve pesar na decisão sobre ambos nos próximos dias. 

De olho no dia de hoje

No cardápio desta quarta-feira, os números de vendas no varejo em agosto devem ser divulgados agora pela manhã pelo IBGE. As medianas dos especialistas ouvidos pelo Broadcast apontam para uma alta de 0,6% nas atividades em agosto, enquanto na base interanual o avanço deve ser de 2,0%.

Além disso, a Anfavea divulga os números do setor de automóveis ainda hoje. Produção, vendas e geração de emprego ficam no radar. 

Paulo Guedes

O ministro da Economia afirmou que dará maiores esclarecimentos sobre as denúncias envolvendo empresas no exterior. Guedes é acusado de manter offshores durante o cargo de ministro de Estado, o que é proibido de acordo com o código de conduta do alto escalão do governo.

O investimento em empresas no exterior não é crime, desde que devidamente declarado à Receita Federal. Entretanto, existe um conflito de interesses na manutenção de offshores e o cargo de ministro de Estado.

Pé no freio 

O exterior ainda segue de olho nos desdobramentos do apagão das redes sociais da última segunda-feira (04). Todo o setor de tecnologia segue pressionado, enquanto os investidores avaliam os impactos e as medidas que o Facebook irá tomar para evitar novas quedas. 

Por falar no Facebook, uma ex-funcionária foi ouvida pelo Congresso norte-americano na última terça-feira (05). As acusações giram em torno de a empresa privilegiar o lucro em detrimento do bem-estar dos usuários das redes sociais, permitindo, entre outras coisas, a propagação do discurso de ódio na plataforma. 

Isso culminou em uma pressão no setor de tecnologia como um todo. A queda dos últimos dias da bolsa americana de Nasdaq é um exemplo. 

Pé no freio, parte 2

A desaceleração mundial também segue no radar do investidor. Para o pregão de hoje, os dados internacionais que ficam no radar são os estoques de petróleo dos Estados Unidos, que devem ser influenciados pela decisão da última segunda-feira da Opep+ de manutenção da produção, e o relatório de empregos privados ADP. 

Esse relatório deve servir como prévia do payroll, o dado forte da semana, que deve ser divulgado nesta sexta-feira (08). Os níveis de desemprego são acompanhados de perto pelo Federal Reserve, e devem nortear a decisão sobre o tapering, a retirada de estímulos da economia. 

Bolsas pelo mundo

Os mercados seguem fechados na China continental e a baixa liquidez das bolsas asiáticas não acompanhou os ganhos de Wall Street e fez os índices fecharem em baixa na manhã de hoje. 

Na Europa, as principais bolsas caem majoritariamente, após dados locais do varejo subirem menos do que o esperado em agosto. 

E os índices futuros de Nova York não trazem bons ventos para a abertura, operando em baixa nesta manhã. O avanço dos títulos dos Treasuries e a pressão que o setor de tecnologia tem sofrido com o apagão das redes sociais explicam o mau humor. 

Agenda do dia

  • FGV: IGP-DI de setembro (8h)
  • IBGE: Vendas no varejo em agosto (9h)
  • Estados Unidos: Relatório ADP sobre a criação de empregos privados em setembro (9h25)
  • Anfavea: Produção, vendas, exportações e geração de postos de trabalho no setor de veículos (10h)
  • Banco Central: Presidente do BC participa do lançamento do livro “Constituinte Profeta: Homenagem ao Roberto Campos” por videoconferência (10h)
  • Estados Unidos: Estoques de petróleo (11h30)
  • Banco Central: Índice de Commodities Brasil (IC-Br) de setembro (14h30)
  • Banco Central: Fluxo cambial semanal (14h30)
Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

ATENÇÃO, ACIONISTA

Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 100 milhões de ações; papéis acumulam queda de 17% no ano

A operadora de saúde anunciou hoje que dará início a um programa de recompra de papéis com duração de até 18 meses

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa fecha semana no azul, Nubank valendo bilhões a menos e primeiro ETF cripto dos EUA: veja as principais notícias desta sexta

Em uma limousine brilhante, o Ibovespa chegou atrasado para a festa das bolsas globais — mas chegou.  Os balanços das empresas europeias e americanas abriram as portas do salão de baile: com o bom resultado das companhias, dados mistos da economia e um desenho mais nítido da retirada de estímulos monetários, Wall Street brilhou.  O […]

CRIPTOMOEDAS

Quais as dificuldades na regulamentação do Bitcoin e demais criptomoedas?

Analista de criptomoedas, Valter Rebêlo, comenta sobre o processo de regulamentação das criptomoedas ao redor do mundo

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa tira uma lasquinha da festa das bolsas globais e sobe mais de 1% na semana; dólar recua após atuações do BC

Com uma bolsa descontada após as turbulências recentes, o Ibovespa tinha tudo para chegar cedo nessa festa, mas foi preciso que o Banco Central assumisse a condução para que a B3 tivesse uma chance.

ALGUNS BILHÕES A MENOS

Nubank prepara IPO com listagem na Nasdaq e na B3 até o fim deste ano, mas deve baixar a pedida no valuation

Meses atrás, a startup buscava ir a mercado avaliada em cerca de US$ 100 bilhões; veja o novo valor de mercado segundo o Broadcast

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies