2021-04-09T08:04:54-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
Esquenta dos Mercados

Debates sobre Orçamento e CPI da pandemia devem dar o tom da bolsa – e hoje é dia de IPCA

Sem maiores desdobramentos do cenário externo sobre o pacote de estímulos de Joe Biden, noticiário doméstico deve prevalecer

9 de abril de 2021
8:04
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Orçamento 2021 segue como impasse político entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Congresso Nacional. A peça, que já conta com quase cinco meses de atraso, é considerada impossível de ser executada pela equipe econômica sem a ocorrência de crime de responsabilidade. De acordo com o Secretário do Tesouro, o Executivo não chegará ao final do ano com caixa suficiente para operar e correrá o risco de shutdown.

O presidente ainda conta com outro impasse político: a instauração de uma CPI para apurar possíveis omissões do governo federal durante a pandemia de covid-19. A determinação veio do ministro do STF, Luís Roberto Barroso.

E os dados da inflação também podem azedar ainda mais o dia para o investidor brasileiro. Confira esses e outros destaques para esta sexta-feira (09):  

Orçamento 2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a afirmar que o Orçamento não pode ser executado. De acordo com ele, a peça deixaria o executivo em uma “sombra legal”, em referência à possibilidade de crime de responsabilidade por parte do governo federal.

As “pedaladas fiscais” são uma forma de executar o orçamento de estados e municípios, mas abrem o precedente legal de crime de responsabilidade e foi o motivo do impeachment da presidente da República Dilma Rousseff em 2016. O presidente da Câmara, arthur Lira (PP-AL), já afirmou que não pretende abrir o processo em virtude do Orçamento.

Entretanto, a equipe econômica afirma que a peça é “inexequível” (que não pode ser executada) sem vetos do presidente. 

IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março deve ser divulgado pelo IBGE às 9h desta sexta-feira. As expectativas do mercado são de avanço entre 0,94% até 1,10% no mês, com mediana de 1,03%. Nas mesmas estimativas, o acumulado do ano deve ficar entre 6,11% e 6,30%, com mediana em 6,20%.

CPI da pandemia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou, nesta quinta-feira (8), que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instaure a chamada “CPI da Covid”, atendendo a pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Ao todo, 31 senadores assinaram o pedido de criação da comissão, quatro a mais que os 27 exigidos pelo regimento da Casa. De acordo com o documento, a CPI deve apurar ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia de covid-19, o agravamento da crise sanitária no Amazonas e a ausência de oxigênio no estado. 

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

Bolsas pelo mundo

Os principais índices asiáticos fecharam em baixa na manhã desta sexta-feira. Dados da inflação chinesa acabaram aumentando a tensão dos mercados. Com isso, o gigante asiático deve retirar estímulos financeiros sobre a economia para conter o avanço de preços, mas deve atrasar a retomada econômica após a pandemia de covid-19. 

Enquanto isso, as bolsas europeias operam de maneira mista, em mais um dia equilibrando o noticiário na balança: enquanto dados do exterior, como o pacote de estímulos de Joe Biden, dão o tom positivo, os indicadores econômicos locais do velho continente e o temor de novas ondas de coronavírus pesam no lado negativo. 

Por fim, o S&P 500 futuro e o Dow Jones futuro apontam para uma abertura no azul, enquanto o Nasdaq futuro inverte o sinal. Isso ocorre porque esse índice é composto por empresas de grande porte e tecnologia, que estão na mira de Joe Biden para o aumento de impostos.

Existe alguma incerteza sobre como esse aumento de impostos irá impactar as empresas, tendo em vista que Biden está disposto a negociar a cláusula de taxação. De acordo com fontes da Casa Branca, o presidente americano desejava um aumento de 21% para 28% para grandes empresas, mas o Congresso americano quer o valor de 25%.

Além disso, parte dos incentivos irão para as áreas de inovação e tecnologia, o que pode amenizar o impacto de uma alta nos impostos.

Agenda do dia

Confira os principais eventos e indicadores econômicos desta sexta-feira (09):

  • FGV: IGP-M (prévia) e IPC-S Capitais (8h)
  • IBGE: IPCA de março (9h)
  • EUA: Departamento de trabalho divulga PPI e Núcleo do PPI (9h30)
  • Banco Central:  Presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de live da XP
  • Banco Central: Diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk, participa de evento do Goldman Sachs (12h)
  • Ministério da Economia: O ministro da Economia Paulo Guedes participa de evento do Bradesco BBI no Brazil Investment Forum (12h)
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin (BTC) corre atrás do prejuízo e avança mais de 4% hoje; ethereum (ETH) recupera perdas da semana

As criptomoedas correm atrás do prejuízo e tentam recuperar parte da queda brusca registradas no último sábado

CRIPTO INSTITUCIONAL

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

A instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário