Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-09T08:04:54-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
Esquenta dos Mercados

Debates sobre Orçamento e CPI da pandemia devem dar o tom da bolsa – e hoje é dia de IPCA

Sem maiores desdobramentos do cenário externo sobre o pacote de estímulos de Joe Biden, noticiário doméstico deve prevalecer

9 de abril de 2021
8:04
Congresso Mercados Touro Urso
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Orçamento 2021 segue como impasse político entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Congresso Nacional. A peça, que já conta com quase cinco meses de atraso, é considerada impossível de ser executada pela equipe econômica sem a ocorrência de crime de responsabilidade. De acordo com o Secretário do Tesouro, o Executivo não chegará ao final do ano com caixa suficiente para operar e correrá o risco de shutdown.

O presidente ainda conta com outro impasse político: a instauração de uma CPI para apurar possíveis omissões do governo federal durante a pandemia de covid-19. A determinação veio do ministro do STF, Luís Roberto Barroso.

E os dados da inflação também podem azedar ainda mais o dia para o investidor brasileiro. Confira esses e outros destaques para esta sexta-feira (09):  

Orçamento 2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a afirmar que o Orçamento não pode ser executado. De acordo com ele, a peça deixaria o executivo em uma “sombra legal”, em referência à possibilidade de crime de responsabilidade por parte do governo federal.

As “pedaladas fiscais” são uma forma de executar o orçamento de estados e municípios, mas abrem o precedente legal de crime de responsabilidade e foi o motivo do impeachment da presidente da República Dilma Rousseff em 2016. O presidente da Câmara, arthur Lira (PP-AL), já afirmou que não pretende abrir o processo em virtude do Orçamento.

Entretanto, a equipe econômica afirma que a peça é “inexequível” (que não pode ser executada) sem vetos do presidente. 

IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março deve ser divulgado pelo IBGE às 9h desta sexta-feira. As expectativas do mercado são de avanço entre 0,94% até 1,10% no mês, com mediana de 1,03%. Nas mesmas estimativas, o acumulado do ano deve ficar entre 6,11% e 6,30%, com mediana em 6,20%.

CPI da pandemia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou, nesta quinta-feira (8), que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instaure a chamada “CPI da Covid”, atendendo a pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Ao todo, 31 senadores assinaram o pedido de criação da comissão, quatro a mais que os 27 exigidos pelo regimento da Casa. De acordo com o documento, a CPI deve apurar ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia de covid-19, o agravamento da crise sanitária no Amazonas e a ausência de oxigênio no estado. 

Bolsas pelo mundo

Os principais índices asiáticos fecharam em baixa na manhã desta sexta-feira. Dados da inflação chinesa acabaram aumentando a tensão dos mercados. Com isso, o gigante asiático deve retirar estímulos financeiros sobre a economia para conter o avanço de preços, mas deve atrasar a retomada econômica após a pandemia de covid-19. 

Enquanto isso, as bolsas europeias operam de maneira mista, em mais um dia equilibrando o noticiário na balança: enquanto dados do exterior, como o pacote de estímulos de Joe Biden, dão o tom positivo, os indicadores econômicos locais do velho continente e o temor de novas ondas de coronavírus pesam no lado negativo. 

Por fim, o S&P 500 futuro e o Dow Jones futuro apontam para uma abertura no azul, enquanto o Nasdaq futuro inverte o sinal. Isso ocorre porque esse índice é composto por empresas de grande porte e tecnologia, que estão na mira de Joe Biden para o aumento de impostos.

Existe alguma incerteza sobre como esse aumento de impostos irá impactar as empresas, tendo em vista que Biden está disposto a negociar a cláusula de taxação. De acordo com fontes da Casa Branca, o presidente americano desejava um aumento de 21% para 28% para grandes empresas, mas o Congresso americano quer o valor de 25%.

Além disso, parte dos incentivos irão para as áreas de inovação e tecnologia, o que pode amenizar o impacto de uma alta nos impostos.

Agenda do dia

Confira os principais eventos e indicadores econômicos desta sexta-feira (09):

  • FGV: IGP-M (prévia) e IPC-S Capitais (8h)
  • IBGE: IPCA de março (9h)
  • EUA: Departamento de trabalho divulga PPI e Núcleo do PPI (9h30)
  • Banco Central:  Presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de live da XP
  • Banco Central: Diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk, participa de evento do Goldman Sachs (12h)
  • Ministério da Economia: O ministro da Economia Paulo Guedes participa de evento do Bradesco BBI no Brazil Investment Forum (12h)
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Ajuste seu relógio

Pregão terá uma hora a mais a partir de novembro; entenda a mudança e veja a nova agenda da bolsa

As alterações começam a valer a partir do dia 8 de novembro; a B3 vai ajustar a bolsa para refletir o fim do horário de verão nos EUA

Nada de penny stock

Na Saraiva (SLED3 e SLED4), uma medida para aliviar a pressão da CVM — mas que não tira a corda do pescoço

A Saraiva (SLED3 e SLED4) quer fazer um grupamento de ações na proporção de 35 para 1, saindo da casa dos centavos — mas perdendo liquidez

Seu Dinheiro no sábado

O que esperar para os seus investimentos até 2024?

Como parte das comemorações de três anos do Seu Dinheiro, montamos um conteúdo especial para discutir o cenário de investimentos até 2024

PAPO CRIPTO #004

Bitcoin (BTC) pode chegar aos US$ 100 mil ainda este ano, tudo depende dos EUA, afirma André Franco ao Papo Cripto

As gamecoins como o Axie Infinity devem movimentar ainda mais o mercado até o final do ano

ATENÇÃO, ACIONISTA

Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 100 milhões de ações; papéis acumulam queda de 17% no ano

A operadora de saúde anunciou hoje que dará início a um programa de recompra de papéis com duração de até 18 meses

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies