Menu
2020-05-01T20:15:04-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
efeitos da crise

FHC e Lula dividem palanque virtual em 1º de Maio das centrais

É a primeira vez que petista e tucano dividem o mesmo palanque – ainda que virtual– desde 1989

1 de maio de 2020
20:12 - atualizado às 20:15
lula
Imagem: Reprodução

A transmissão ao vivo feita pelas centrais sindicais por conta do Dia do Trabalho reuniu os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

É a primeira vez que os FHC e Lula dividem o mesmo palanque – ainda que virtual– desde 1989. Na ocasião, o tucano apoiou o petista contra Fernando Collor de Mello no segundo turno das eleições presidenciais.

Também participaram os presidentes do PT, Gleisi Hoffmann, e do PDT, Carlos Lupi, além do pedetista Ciro Gomes, candidato do partido nas eleições presidenciais de 2018. A ex-presidente Dilma Rousseff e o candidato petista de 2018 Fernando Haddad também participaram.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, a ex-ministra e líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, além de deputados e líderes religiosos também participaram.

O que disse FHC

O ex-presidente FHC disse que o 1º de maio deste ano é simbólico por conta da pandemia do novo coronavírus, e que o momento é de união. Ele também chamou a atenção para as rápidas mudanças na economia e no mundo do trabalho que a covid-19 tem provocado.

O tucano disse que a unificação de diferentes centrais e vertentes políticas em um único evento é importante. "As condições são ruins, mas precisamos partir delas."

O ex-presidente afirmou que, apesar de vírus não ser uma novidade, a amplitude da covid-19 é um fato novo, o que torna mais desafiador enfrentar a pandemia. FHC disse que, nesse momento, é importante manter a democracia e a liberdade. O tucano não fez menções ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

O que disse Lula

O ex-presidente Lula disse que a pandemia do coronavírus deixou o capitalismo "nu", e que o sistema econômico está morto. Lula disse ainda que após a pandemia, um "novo mundo" deve surgir.

"A tragédia do coronavírus expôs à luz do sol uma verdade inquestionável: o que sustenta o capitalismo não é o capital, somos nós, os trabalhadores", disse Lula. Para o ex-presidente, a pandemia revela que os brasileiros são generosos, tolerantes e solidários.

Lula faz uma breve menção ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao dizer que tragédias como a da covid-19 revelam "o verdadeiro caráter" das coisas e das pessoas. "Não me refiro apenas ao deboche do presidente da República com a memória de mais de 5 mil brasileiros mortos pelo covid", diz.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Boletim médico

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (6)

ESTRADA DO FUTURO

A mentira envolvendo o Clubhouse e o Tinder que rendeu 400% de valorização

Os mercados estão longe de serem perfeitos, e hoje vou te contar uma história real que envolve duas das empresas mais quentes no setor de mídias sociais: o “Clubhouse” e o “Tinder”.

reta final de negociações

Senado americano aprova “pacote Biden” de US$ 1,9 trilhão

Agora, o pacote voltará para a Câmara dos Representantes, que analisará as alterações feitas no texto pelos senadores. Se for aprovado, o projeto será enviado à Casa Branca para a sanção do presidente

entrevista

‘Episódio Petrobras deu um susto grande nos investidores’, diz economista do Itaú

O economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita, diz também estar preocupado com as incertezas políticas, que ameaçam o crescimento do PIB

Dificuldades À vista?

Deputados falam em reduzir medidas de ajuste fiscal do texto da PEC do auxílio

Embora defenda celeridade na análise da proposta, Albuquerque admite que o texto pode ser enxugado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies